Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Administração e de Turismo Departamento de Administração e Turismo revisão do projeto político pedagógico do curso De especializaçÃo em “Gestão PÚblica e Desenvolvimento Regional” Comissão



Baixar 109 Kb.
Página1/23
Encontro01.06.2018
Tamanho109 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   23


Ministério da Educação

Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Administração e de Turismo

Departamento de Administração e Turismo

REVISÃO DO Projeto POLÍTICO PEDAGÓGICO do curso De ESPECIALIZAÇÃO EM “Gestão PÚBLICA e Desenvolvimento Regional”

Comissão coordenadora
Profª Drª Maria da Graça Gomes Ramos

Profª Drª Tania Elisa M. Garcia

Profª Drª Dalila Muller

Prof. Dr. Edar da Silva Añaña

MSc. Luciana Florentino Novo


SETEMBRO DE 2011

1. identificação


  1. Nome do Curso: Gestão Pública e Desenvolvimento Regional

  2. Área de Conhecimento: Social Aplicada

  3. Forma de Oferta: presencial

  4. Departamento responsável: Departamento de Administração e Turismo

  5. Períodos de inscrição e seleção:

  6. Número de vagas: 25 vagas


2- JUSTIFICATIVA

A Universidade, instância de produção de conhecimento, de cultura e de tecnologia, tem um papel fundamental como formadora de profissionais, participando na solução dos diferentes problemas apresentados pela sociedade que a sustenta, uma vez que não se pode imaginar uma universidade isolada da comunicação política, dos seus problemas e necessidades, pois trabalhar na solução dos mesmos constitui sua razão de ser.



Desse modo, tomando como referência a importância central do papel da universidade na sociedade, procurando atender os anseios da comunidade acadêmica e externa da UFPel refletindo sobre o fortalecimento dos cursos de graduação de Administração e de Turismo, surgiu a necessidade de propor-se a criação de um Curso de Pós-Graduação em nível Lato Sensu que contemplasse as áreas de conhecimento da graduação, aprofundando o conhecimento em algumas áreas específicas demandadas pelos alunos egressos da graduação e profissionais que já estão no mercado, atuando em organizações públicas e privadas. Assim sendo, concebeu-se a proposta de um Curso de Especialização cujo foco principal é Gestão Pública e Desenvolvimento Regional.

A proposta do Curso está alicerçada na idéia do modelo de universidade que busca na pesquisa, no ensino e na extensão sua legitimidade. Nesse sentido as atividades de pesquisa e extensão deverão estar presentes como mediadoras durante a formação: a pesquisa como possibilidade de acesso ao conjunto de conhecimentos produzidos, seus modos de produção, bem como instância de reflexão crítica da realidade, e a extensão considerada como possibilidade de interlocução e troca nas perspectivas de intervenção e da investigação da realidade.

O Curso vem atender um compromisso da universidade pública para com a comunidade na qual está inserida, tem como finalidade aprofundar e complementar os conhecimentos na área da gestão pública e do desenvolvimento regional e formar recursos humanos que atendam as exigências de expansão do mercado de trabalho em plena transformação.

Nesta proposta toma-se por base a idéia de que o aluno deverá ser estimulado para o desenvolvimento de suas potencialidades e do espírito científico-reflexivo, tendo um currículo flexível que possa privilegiar esses aspectos, acreditando que a universidade deve formar pessoas, cidadãos e profissionais para influir sobre a realidade onde vão atuar numa perspectiva de mudança, a partir de uma visão crítica da sociedade.

A UFPel sempre esteve ligada à questões do desenvolvimento regional, desde as suas raízes fortemente ligada a área agrária, e na explicitação em seus planos de desenvolvimento sobre sua vocação que deve não só permanecer, como ser fortalecida, face às características sócio-econômicas da zona sul do Estado. Desse modo o presente curso está voltado para contemplar no seu desenvolvimento aspectos relacionados à geografia da região e da sua economia.

A intenção de ofertar essa pós-graduação sustenta-se na qualificação do corpo docente integrante da FAT e na presença de Grupos de Pesquisa que estão se consolidando através de uma ação coletiva, interdisciplinar e inter-institucional, o que sem dúvida proporciona uma aproximação com a pesquisa em diferentes áreas da administração e do Turismo.


3- HISTÓRICO DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E DE TURISMO


Baixar 109 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   23




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa