MigraçÃO, trabalho e seletividade no estado do ceará1



Baixar 269,62 Kb.
Página1/7
Encontro11.03.2018
Tamanho269,62 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7



MIGRAÇÃO, TRABALHO E SELETIVIDADE NO ESTADO DO CEARÁ1
Resultado de Investigação Finalizada

GT 09: Estructura Social, Dinámica Demográfica y Migraciones


Silvana Nunes de Queiroz (Brasil)

Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Coordenadora do Observatório das Migrações no Estado do Ceará.

Email: silvanaqueirozce@yahoo.com.br
Rosana Baeninger (Brasil)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Demografia e em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UNICAMP. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de População - NEPO/UNICAMP. Coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo.

Email: baeninger@nepo.unicamp.com

Resumo

O objetivo principal deste estudo é identificar a seletividade dos migrantes interestaduais de retorno inseridos no mercado de trabalho cearense. A hipótese central é que o migrante interestadual de retorno é positivamente selecionado (aufere maiores rendimentos) em relação ao não migrante (sempre morou no estado), mas negativamente selecionado (aufere menores rendimentos) quando comparado ao migrante não natural. A justificativa é que o retornado traz consigo experiências pregressas no mercado de trabalho em outras Unidades da Federação que o diferencia favoravelmente em relação àqueles que nunca emigraram do estado. Todavia, esses mesmos atributos não se igualam aos observados no migrante não natural, lhe possibilitando menores proventos. A fonte de informações são os microdados do Censo Demográfico 2010. Os principais resultados, através das estimativas dos coeficientes da equação minceriana de rendimentos, comprovam a hipótese do estudo, e mostram que o retornado para o Ceará é positivamente selecionado comparativamente ao não migrante, mas negativamente em relação ao migrante não natural.



: acta -> 2015 -> GT-09
GT-09 -> Migrantes Libaneses Drusos: entre rupturas e continuidades
GT-09 -> MigraçÃO, trabalho e seletividade no estado do ceará
2015 -> Universidad Latinoamericana: interpelaciones y desafíos
2015 -> Bullying enquanto elemento socializador juvenil1 Jamile Guimarães
2015 -> Regulando feminilidades: a construçÃo da identidade de gênero no processo de socializaçÃo juvenil jamile Guimarães
2015 -> António Pedro Barbosa Cardoso brasil doutorando capes/pecpg da pucrs
2015 -> Cristianismo de Liberación en tiempos de la dictadura militar en Brasil: una experiencia del progresismo católico en Pernambuco rural y su relación con los movimientos de América Latina
GT-09 -> RepresentaçÕes identitárias de mulheres migrantes rurais inseridas no trabalho doméstico urbano
GT-09 -> Ponencia: Chineses no Rio de Janeiro: Dinâmica do fluxo atual da imigração gt-09


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal