MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE PSICOLOGIA DE EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE REUVEN FEUERSTEIN: UMA PESQUISA-AÇÃO NO CURSO NORMAL NÍVEL MÉDIO
Nelba Maria Teixeira Pisacco - UEPG
Maria Virgínia Bernardi Berger – UEPG
A noção de que a relação do homem no mundo não é uma relação direta, mas, fundamentalmente, uma relação mediada é apresentada por Vygostsky(1993). de interação, a relação professor – aluno – conhecimento pode configurar-se em uma mera exposição a estímulos, podendo ser substituída por outro instrumento que forneça informações. Nesse enfoque, com relação às relações de aprendizagem estabelecidas na escola, há um resgate do papel do professor como indispensável, bem como há necessidade de redimensionamento da qualidade das interações estabelecidas.
Nos estudos de Vygotsky a interação social parece tomar contornos globais, não há uma caracterização desta relação. Em Feuerstein, esta interação não é uma interação qualquer, não há um social anônimo, mas sim uma relação com parâmetros que caracterizam a mediação.
Compartilhe com seus amigos: |