Módulo Comunicação Educacional



Baixar 134,49 Kb.
Página1/32
Encontro25.04.2018
Tamanho134,49 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   32



Avaliação do Módulo Comunicação Educacional

Salviano Eduardo Harris Cruz


Para: comunedu@teleline.es e

infoMUNT@edu.uned.es




Diferentes modelos comunicativos de Kaplún.

Analisar, reflectir, e deduzir sobre o que predomina no meu ambiente profissional. Propor melhor maneira de melhorar a prática comunicacional deste ambiente.



  1. Introdução

Preocupado com a pedagogia da educação, Kaplún sustenta que “A cada tipo de Educação corresponde uma determinada concepção e uma determinada prática da comunicação” (Kaplún, M.(1998): Una Pedagogia de la Comunicación. Madrid, Ediciones de la Torre).


Na mesma obra, e citando Bordenave, refere-se que, existindo muitas concepções pedagógicas, estas podem ser agrupadas em três modelos fundamentais. Os Modelos Exógenos, porque tratam o destinatário da educação enquanto objecto, dividem-se entre a concepção da educação que coloca a ênfase nos conteúdos, e o tipo de educação que enfatiza os efeitos. No Modelo Endógeno, o destinatário é o sujeito da educação e coloca-se a ênfase no processo.
Importa dizer em rigor, que a realidade pode apresentar-se bem mais mesclada, embora as prioridades se estabeleçam dentro das alternativas apresentadas.





  1. Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   32


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal