Matricula: 201702043525



Baixar 39.45 Kb.
Página1/6
Encontro26.10.2019
Tamanho39.45 Kb.
  1   2   3   4   5   6

Faculdade Estácio de Sá

Gestão em Recursos Humanos

Nome do Aluno: Raiane Cássia Rosa Spindola

Matricula: 201702043525

A importância da Administração de Pessoal no contexto do Sistema de Recursos Humanos

Duque de Caxias

2017
A importância da Administração de Pessoal no contexto do Sistema de Recursos Humanos


A gestão de pessoas, ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano de uma organização. Podemos dizer que sua finalidade básica é nortear e direcionar os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. Um dos conceitos mais conhecidos acerca da administração de recursos humanos

O planejamento da administração de recursos humanos é o processo de decisão à respeito da mão-de-obra necessária para atingir os objetivos organizacionais. Trata-se de sistematizar qual força de trabalho e talentos humanos são necessários para realizar uma ação organizacional futura. Tal processo de sistematização dos recursos humanos possui cinco fases distintas (como mostra a imagem acima). Esse planejamento estratégico dos recursos humanos tem como principal finalidade buscar um maior envolvimento por parte dos colaboradores nos objetivos e metas da organização.

Por diversas vezes esse envolvimento pode ser melhorado através de um trabalho de desenvolvimento e valorização das pessoas inseridas na organização. O RH estratégico de certas empresas, procuram fazer com que seus colaboradores sejam felizes no exercício da função. Por isso, investem em ações baseadas nesses cinco processos dos recursos humanos. Antigamente a Administração de Pessoal se limitava à funções burocráticas e operacionais, possuindo como principal trabalho a elaboração mensal da folha de pagamento de acordo com os dados do cartão de ponto do colaborador.

O conceito de administração de recursos humanos é um mix de habilidades, métodos e práticas que possuem o objetivo de administrar os comportamentos e motivações intrínsecas e extrínsecas do colaborador. Sua principal finalidade é a de potencializar e desenvolver o capital humano de uma empresa. Ela ocorre através da participação e capacitação dos colaboradores da organização. O capital humano tem sido cada vez mais valorizado, já que as empresas perceberam que as pessoas devem ser valorizadas, para que ambas cresçam como um todo.

Recrutamento e Seleção



 Recrutamento e Seleção é uma das áreas  do departamento de Recursos Humanos, responsável pela atração e alocação dos candidatos nas vagas disponíveis, de acordo com as competências técnicas e comportamentais exigidas para as oportunidades profissionais ofertadas.

O departamento de Recrutamento e Seleção constitui uma parte essencial da área de Recursos Humanos das empresas atualmente. Diferentemente do que acontecia no final do século XX, a área de RH passou de um simples departamento de pessoas para um dos grandes motivos de sucesso das organizações, o que fez com que acontecessem mudanças ao longo desse período. Investimentos mais altos na área e uma atenção muito maior por parte dos diretores das empresas são exemplos claros de um novo mindset. Uma prova disso é a resposta dos CEOs de grandes organizações quando perguntados sobre o produto de sucesso das suas empresas: as pessoas!

A função do gestor de RH é garantir a eficiência do departamento, deve haver bons níveis de trabalho em equipe, mais cooperação e consulta contínuas entre os gerentes de linha e o gerente de Recursos Humanos.  É importante que o responsável pelo departamento esteja sempre em harmonia com todo o RH, uma vez que é de responsabilidade do R&S o primeiro e mais importante passo para a entrada de bons e motivados colaboradores na organização.

O que vemos com muita frequência no mercado, são empresas recrutando para preencher as vagas com a maior rapidez possível, e não necessariamente com os melhores candidatos para a posição oferecida . Portanto, recrutar melhor, em poucas palavras, significa: contratar o melhor candidato para a sua vaga, com o perfil mais adequado para aquela função ou o candidato com mais probabilidade de performer dentro da empresa.

Desligamento dos colaboradores com menos de seis meses de

trabalho

Com ou sem justa causa, você deve ser pagar pelos dias em que trabalhado no mês da demissão. Para fazer a conta, basta dividir o salário mensal por 30 (independentemente de quantos dias tenha aquele mês) e multiplicar pelo número de dias trabalhados.

cada mês trabalhado dá direito à uma proporção de férias. No final de um ano, o resultado deve ser um salário inteiro mais um terço — obrigatório por lei. Mesmo que não tenha um ano de casa, receberá o proporcional aos meses que trabalhou. Quem é demitido por justa causa, no entanto, só tem direito a receber as férias que estiverem vencidas e ainda não foram tiradas. O demitido por justa causa não recebe as férias proporcionais.

 Independentemente do mês em que o profissional é dispensado, ele receberá proporcionalmente o benefício do 13 salario .

 Aviso prévio: Quem for demitido por justa causa também não tem direito ao benefício. Ao decidir demitir um funcionário sem justa causa, a companhia tem duas opções. Precisa avisar o profissional sobre o desligamento com 30 dias de antecedência ou pagar uma indenização a ele no valor de um salário mensal. De um jeito ou de outro — sendo dispensado ou trabalhando —, o profissional ganha mais um mês de salário para não ficar no aperto.

Se trabalhar durante o período, o funcionário tem direito a sair duas horas mais cedo todos os dias ou, caso prefira, fazer o horário normal e deixar a empresa sete dias antes do final do aviso prévio.



Baixar 39.45 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
ensino médio
terapia intensiva
Conselho nacional
minas gerais
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
saúde mental
educaçÃo infantil
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
outras providências
secretaria municipal
catarina prefeitura
recursos humanos
Dispõe sobre
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
psicologia programa
ministério público
conselho estadual
público federal
Serviço público