Manual de metodologia científica



Baixar 1,07 Mb.
Página1/15
Encontro28.09.2019
Tamanho1,07 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   15


CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS

CURSO: DIREITO


MANUAL DE METODOLOGIA CIENTÍFICA – NORMAS ABNT


FOZ DO IGUAÇU - PR

2018

"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces".

(Aristóteles)

NBR – NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS


A apresentação de trabalhos científicos, entre eles a monografia, requer uma padronização para que tenham qualidade no seu aspecto normativo, facilitando a sua identificação e compreensão, sobretudo sob uma ótica multidisciplinar.

No intuito de padronizar esteticamente a produção científica acadêmica de tal forma a seguir: trabalhos, artigos, elaboração de documentos, projetos, monografia, dentre vários trabalhos científicos exigidos pela IES; para adotar e utilizar as Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), NBR.

Através deste material, os acadêmicos, professores e funcionários terão a oportunidade de apresentar os trabalhos e documentações nas normas exigidas.

Com esta iniciativa, tem-se como objetivo principal, orientar na elaboração de quaisquer documentos e trabalhos na referida Instituição de Ensino Superior.

E, para melhor compreensão das normas adotadas, necessário se faz que se atentem à leitura e aplicabilidade do que se propõe através das NBRs.

Sucesso!


1 INTRODUÇÃO
Somos viciados nas próprias crenças, dependentes das próprias verdades, toxicômanos das próprias convicções. E como ocorre em todas as dependências, precisamos repetir as nossas verdades para não cair no pânico da dúvida, na ameaça da mutação”.

A Metodologia tem como função mostrar a você como andar no “caminho das pedras” da pesquisa, ajudá-lo a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo: um olhar curioso, indagador e criativo.

A elaboração de um projeto de pesquisa e o desenvolvimento da própria pesquisa seja ela um documento, um trabalho simples ou até um trabalho de Conclusão de curso necessitam, para que seus resultados sejam satisfatórios, estar baseados em planejamento cuidadoso, reflexões conceituais sólidas e alicerçados em conhecimentos já existentes.

Pesquisar é um trabalho que envolve um planejamento análogo ao de um cozinheiro. Ao preparar um prato, o cozinheiro precisa saber o que ele quer fazer, obter os ingredientes, assegurar-se de que possui os utensílios necessários e cumprir as etapas requeridas no processo. Um prato será saboroso na medida do envolvimento do cozinheiro com o ato de cozinhar e de suas habilidades técnicas na cozinha. O sucesso de uma pesquisa também dependerá do procedimento seguido, do seu envolvimento com a pesquisa e de sua habilidade em escolher o caminho para atingir os objetivos da pesquisa.

A pesquisa é um trabalho em processo não totalmente controlável ou previsível. Adotar uma metodologia significa escolher um caminho, um percurso global do espírito. O percurso, muitas vezes, requer ser reinventado a cada etapa.

Precisam-se, então, não somente de regras e sim de muita criatividade e imaginação.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   15


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal