Literatura pode ajudar o paciente durante tratamento



Baixar 13.36 Kb.
Encontro15.08.2018
Tamanho13.36 Kb.

Literatura pode ajudar o paciente durante tratamento

A literatura sempre esteve presente para entreter as pessoas e também para ajudar aqueles que passam por alguma dificuldade na vida. Diversas vezes a leitura de obras com os mais variados textos ajudou as pessoas e, durante o processo de tratamento de uma neoplasia, a literatura pode auxiliar o paciente. Com cerca 30 anos de profissão, a bibliotecária Rosi Vilas Boas foi diagnosticada com câncer de intestino em 2014. Durante o seu tratamento, realizado pelo oncologista do IOP, Dr. Luiz Antonio Negrão Dias, buscou livros que pudessem ajudar a entender o que estava acontecendo naquele momento de sua vida. “As informações servem para ajudar, dando um norte, fazendo pensar e trazendo novidades”, aponta.

Sempre discutindo com os especialistas que a tratavam, Rosi conta que também encontrou informações psicológicas nos livros que faziam parte da sua leitura. “Nos livros de psicologia encontrei como poderia me fortalecer, resultando no equilíbrio emocional. A quimioterapia, remédios e tratamentos físicos são fundamentais, mas se houver equilíbrio, o tratamento vai responder diferente. É preciso uma harmonia física e mental.”

Lendo sobre o câncer, a bibliotecária conseguiu compreender os motivos de tomar determinados remédios, por exemplo. Pensando em ajudar outros pacientes, resolveu listar títulos que irão compor uma biblioteca virtual dentro do site do IOP (http://www.iop.com.br/informacao/leitura-recomendada/). “A literatura passa experiência e conhecimento. Durante o meu tratamento, que se encerrou no início de 2015, percebi que tudo isso estava muito distante do paciente. Com a biblioteca virtual poderei fazer um levantamento de títulos organizados por temas para que as pessoas acessem. Quando somos diagnosticados com alguma doença, não devemos nos desesperar e sim compreender e buscar fontes de informação. Depois da experiência passamos para uma nova etapa de nossas vidas”, finaliza.


Cuidado com o livro que escolhe

Atualmente, é muito comum as pessoas buscarem informações de uma maneira geral sobre situações que elas possam se identificar, utilizando textos que outras pessoas compartilham em sites, blogs e livros relatando suas experiências. Para a psicóloga do IOP, Adriane Garcia Salik, os livros muitas vezes são necessários para as pessoas que buscam informações com fontes seguranças, mas os pacientes devem desenvolver também um olhar crítico, pois cada experiência mesmo que possa ser compartilhada, tem sua singularidade e, por esse motivo, sempre devem discutir os temas com os especialistas que o acompanham durante o tratamento. “A literatura apresenta um universo muito grande e vasto. É preciso ter orientação para saber quais livros apresentam informações que irão de fato ajudar. Os pacientes precisam ter cuidado com o que escolhem para ler, pois a leitura tem um grande impacto em nossas vidas, pois o que lemos irá fazer parte de nós, e isto merece toda nossa atenção.”

Baixar 13.36 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
ensino médio
Processo seletivo
Conselho nacional
terapia intensiva
oficial prefeitura
minas gerais
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
outras providências
secretaria municipal
ResoluçÃo consepe
políticas públicas
Dispõe sobre
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Colégio estadual
conselho estadual
ministério público
consentimento livre
psicologia programa
público federal
Serviço público