Limeira sp



Baixar 1,42 Mb.
Página1/42
Encontro05.05.2018
Tamanho1,42 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   42







PROJETO PEDAGÓGICO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL NOTURNO (Curso 87) E DIURNO (Curso 73)


Profa. Dra. Carmenlucia Santos Giordano Penteado (coordenadora)

Profa. Dra. Elaine Cristina Catapani Poletti (coordenadora associada)



LIMEIRA - SP

FEREVEIRO, 2016
1. Introdução

O profissional Tecnólogo, pela própria concepção de sua criação, é de relevância atual e, a proposta sua de formação específica volta-se de maneira objetiva para o atendimento imediato de uma necessidade do mercado, favorecendo uma visão generalista, acadêmica, empreendedora e de responsabilidade para com a realidade sócio-ambiental brasileira.

A necessidade de profissionais qualificados é unânime em empresas privadas e em instâncias governamentais. O tecnólogo, no ambiente produtivo, é um profissional que colabora em várias frentes, principalmente em face às novas tendências tecnológicas, uma vez que o mesmo recebe conhecimento teórico e prático e pode contribuir eficazmente em sua área de atuação.

Os cursos de tecnologia na UNICAMP iniciaram-se em 1974, na antiga Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp, em Limeira e, atualmente, são oferecidos pela Faculdade de Tecnologia da Unicamp.

A Faculdade de Tecnologia – FT/UNICAMP – é responsável pelo oferecimento dos Cursos de Graduação em Tecnologia nas áreas de:


  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas (45 vagas, período noturno),

  • Construção de Edifícios (50 vagas, período noturno) e

  • Saneamento Ambiental (40 vagas no período integral e 50 vagas no período noturno).

Além dos cursos de:

  • Bacharelado em Sistemas de Informação (45 vagas, período integral),

  • Engenharia Ambiental (60 vagas, período noturno) e

  • Engenharia de Telecomunicações (50 vagas, período integral).

Além destes cursos de graduação, a Faculdade de Tecnologia teve sua implementada sua pós-graduação em 2009, com cursos de mestrado e doutorado em Tecnologia, em três áreas de concentração: i) Ciências dos Materiais, ii) Sistemas de Informação e Comunicação e iii) Ambiente.

Na Faculdade de Tecnologia, o acompanhamento das atividades institucionais, no âmbito acadêmico dos cursos de graduação da FT, é realizado pela Comissão de Graduação (CG) que é o órgão legislador e fórum de discussões sobre o ensino de graduação. Na FT, a CG é constituída por: Coordenadores dos Cursos de Graduação, denominados membros natos; além de docentes de cada curso oferecido pela unidade e representação discente matriculados no curso.

A CG discute e delibera sobre diversos assuntos pertinentes à graduação, tais como: perfil do profissional a ser formado, planos de ação didático-pedagógicos, currículos, etc. Também é de responsabilidade da CG questões relativas à carga didática dos cursos, em consonância com a Legislação Superior da UNICAMP; distribuição da carga didática das disciplinas entre os docentes; elaboração e implementação de sistema de avaliação de cursos; aprovação de calendário de atividades anuais destinadas a promover a integração curricular de todas as disciplinas e docentes afetos aos cursos; organização e desenvolvimento das atividades de ensino relativas ao ano; entre outras atividades referentes ao ensino de graduação dos diversos cursos.

Subsidiando as avaliações de cursos, a Comissão de Graduação conta com subcomissões específicas formadas por professores, funcionários e/ou alunos, bem como com avaliação discente do corpo docente e com uma assembleia promovida pelos estudantes para toda a comunidade acadêmica, ambas realizadas semestralmente.

Os cursos de graduação contam ainda com seus respectivos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), que mensalmente se reúnem para discutir assuntos diversos relacionados ao projeto pedagógico dos cursos.

O NDE do Curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental apresenta atualmente a seguinte composição:

Profa. Dra. Carmenlucia Santos G. Penteado – coordenadora;

Profa. Dra. Elaine Cristina Catapani Poletti – coordenadora associada;

Profa. Dra. Cassiana Reganhan Coneglian – professora em regime RTI;

Profa. Dra. Lubienska C. Lucas Jaquiê Ribeiro – professora em regime RDIDP;

Profa. Dra. Maria Aparecida Carvalho de Medeiros – professor em regime RTI;

Profa. Dra. Marta Siviero Pires – professora em regime RDIDP.

Todos os membros do NDE supracitados são ou já foram coordenadores de graduação ou coordenadores associados do curso.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   42


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal