Lições 151 e 152 Sala ang1 – 09H05/10H35 Psicologia b 12ºA – 19 de Abril de 2012 (quinta-feira) Sumário



Baixar 29 Kb.
Encontro29.11.2019
Tamanho29 Kb.

Lições 151 e 152

Sala ANG1 – 09H05/10H35

Psicologia B

12ºA – 19 de Abril de 2012 (quinta-feira)

Sumário: Conclusão dos trabalhos de grupo sobre o tema da inteligência. Apoio e esclarecimento de dúvidas dos alunos. Trabalhos de pesquisa na biblioteca.
Anotação: Questões do documentário, episódio 2 da NG: Génio por acidente.
Informação sobre a síndrome de savant: uma condição rara, ligada ao autismo infantil, que expressa uma deficiência mental a par de uma capacidade cognitiva extremamente desenvolvida e superior face à média das pessoas consideradas «normais». O que é manifesto nesta síndrome é o seu caráter paradoxal: como é possível que uma pessoa seja considerada mentalmente retardada ou idiota e, apesar disso, ser mais desenvolvida em áreas específicas que a maioria das pessoas, por exemplo, na memorização ou no cálculo matemático.
Informação sobre o autismo: O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Consultar artigo da wikipédia para mais informação. A etiopatologia do autismo é bastante difícil de determinar e quase se pode dizer que há tantos espetros de autismo quanto há de autistas. Os traços comuns são a incapacidade de relacionamento social, a aprendizagem tardia da linguagem e a tendência para criar uma linguagem hermética, privada, só acessível ao próprio nos seus significados, uma indiferença afetiva, e uma tendência para tomar como reais os fantasmas e ficções concebidas na mente do autista. O autista é uma pessoa que se dissocia progressivamente da realidade do mundo externo e passa a habitar na sua vida mental interior, numa espécie de refúgio introspetivo.

Tópicos de apoio à resolução das questões
1. Utilizar as hiperligações e pesquisar informação sobre a síndrome de savant. Dado que a síndrome de savant está associada ao autismo, importa esclarecer alguns aspetos que caracterizam esta patologia infantil.
2. A diferença é a deficiência mental. Pesquisar informação sobre o que define um génio ou uma pessoa sobredotada de um ponto de vista psicológico. O documentário refere vários tipos de savants (os dotados de capacidades fragmentárias, os talentosos e os prodigiosos). Os dois casos retratados no documentário não são situações de genialidade.
3. Dado que se tratam das duas pessoas afetadas pela síndrome de savant, a descrição das suas capacidades encontra-se no próprio documentário. Palavras-chave: das capacidades dos dois savants - cálculo matemático e artes plásticas.
4. Não é inteligente se considerarmos os resultados do QI através de uma série de testes. Depende da noção de inteligência que está na base da interpretação do caso de George Widener. Por exemplo, segundo os modelos clássicos de Spearman e de Thurstone, não seria inteligente. Mas, segundo o modelo de Howard Gardner poderia sê-lo. Porquê? Nos livros de psicologia, pesquisar a informação básica sobre a ideia central das várias teorias da inteligência. Apresentá-las na resposta. A questão solicita uma reflexão mais global sobre o que se considera «ser inteligente», o que pode ser desenvolvido convenientemente através do contraste das várias teorias psicológicas acerca da inteligência e de alguns textos presentes nos manuais para consulta.

Mas, se George Widener não é uma pessoa inteligente, como é que se pode explicar a sua capacidade mental prodigiosa? O documentário exibiu uma série de estudos e resultados para responder a esta questão: descrever os principais elementos.


5. Definir de modo sucinto o que se entende por «aneurisma cerebral». Procurar informação na internet ou através do artigo escrito pela Joana Marçalo para a edição do jornal escolar, disponível no portal do agrupamento. A seguir, fazer uso das informações expostas no documentário sobre o caso concreto de Tommy McHugh. Em particular, o que lhe aconteceu no período pós-operatório e o aparecimento de comportamento maníaco e compulsivo.
6. Não é mais nem menos inteligente, mas a sua vida pessoal e personalidade foram alteradas pelo acidente provocado pelo aneurisma cerebral. Explicar porquê.
7. Não perdeu a sua identidade, mas esta foi reconstruída e auto-organizada a partir do momento do acidente. Notemos que após o acidente houve uma espécie de amnésia retrógrada (explicar esta noção). O que se entende por «identidade» de um ponto de vista psicológico? Explicar esta noção.
8. A relação é de interdependência. Mostra-se no documentário como o estudo do cérebro permite através da técnica IRMf (Imagem de Ressonância Magnética Cerebral Funcional) revelar o funcionamento diferente dos savants. Utilizar a informação descrita no documentário sobre o caso de George Widener e os estudos que foram feitos para explicar a relação entre cérebro, processos mentais e comportamento.

Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa