Labor e idealismo



Baixar 44,82 Kb.
Página1/3
Encontro11.08.2018
Tamanho44,82 Kb.
  1   2   3

Palavras do Presidente Paulo Adelmo Lodi, na Sessão Solene da Academia Mineira de Medicina de posse do Acadêmico Lerminio Pimenta, em 19 de abril de 1996.
LABOR E IDEALISMO
O nosso sodalício acolhe em seu regaço, como Membro Titular, mais um ilustre e competente médico mineiro. O Dr. Lermino Pimenta, que ocupará a cadeira de nº 18 é médico especialista em nefrologia. Aliás, é um dos pioneiros da Nefrologia, em Minas Gerais. Graduou-se em 1959 pela Faculdade de Medicina da UFMG, continuando a sua formação universitária no Hospital “Edgar Santos” da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, onde fez a Residência Médica sob a orientação dos Professores Roberto Santos e Heonir Rocha.

No legado da nossa saudade o patrono da cadeira nº 18 Otto Cirne e o 1º e 2º ocupantes, respectivamente, Clóvis Salgado da Gama e Ruy Pimenta Filho, este, irmão do novo recipiendário.

Otto Cirne, nascido em Recife, veio logo depois de diplomado no Rio de Janeiro, para Minas Gerais, tendo clinicado inicialmente na cidade de Ubá. Obstetra e Ginecologista de Escol, granjeou vasta clientela particular em nossa Capital. Foi Professor Catedrático da Faculdade Federal de Medicina e Cirurgião do antigo Instituto de Radium. Diretor de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, durtante alguns anos e 1º Presidente da AMMG. Temperamento ameno e discreto era dotado de elevada cultura médica, humanística, e também conhecedor profundo do vernáculo.

Clóvis Salgado da Gama, espírito lúcido, e de admirado bom senso, foi Professor Catedrático de Clínica Ginecológica da Faculdade Federal de Medicina. Notável cirurgião, que pela sua destreza, exibia simplicidade no ato cirúrgico. Fundador e Presidente da Cruz Vermelha Brasileira durante vários anos. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. Governador do Estado de Minas Gerais. Ministro da Educação e Cultura do Governo Juscelino Kubitscheck. Incentivador das artes foi o principal fundador da Cultura Artística de Minas Gerais e Presidente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Ruy Pimenta Filho diplomou-se em 1945 pela Faculdade Federal de Medicina. Clinicou vários anos em Sabinópolis e em Governador Valadares. Antes de fixar residência em nossa Capital, fez proveitoso e longo estágio em Clínica Obstétrica nos Estados Unidos, na Universidade de John Hopkins. Pesquisador por vocação, publicou 21 trabalhos científicos. Granjeou todos os escalões do magistério universitário, atingindo a graduação máxima – Professor Titular de Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da UFMG. Dotado de elevado espírito associativo, integrou-se em várias sociedades médicas e também no Rotary Clube de Minas Gerais. Era também poeta e escritor.

O Dr. Lermino Pimenta foi Assistente de Clínica Médica na Faculdade Federal, na cadeira dirigida pelo Prof. Caio Benjamim Dias, desde 1961.

Defendeu Tese de Doutoramento.

Concurso de Livre Docência em Nefrologia.

Estágio de 1 ano em Paris no Hospital TENON, Serviço do Prof. Richet.

É Professor adjunto de Nefrologia da Faculdade Federal de Medicina.

Para ingresso na Academia Mineira de Medicina apresentou o alentado trabalho “Tratamento da Insuficiência Renal Crônica, Subsídios ao seu Estudo”.

Condecorado com a Grande Medalha da Inconfidência.

Seus pais foram o Sr. Ruy Pimenta, Farmacêutico, que escreveu o livro “Um Pai Realizado” e Dª Zenda Braga Pimenta, Professora primária. Na sua família há vários intelectuais. Seus irmãos – duas freiras, duas professoras, uma enfermeira, um engenheiro, um médico (Dr. Arlindo Pimenta) e o Dr. Aluísio Pimenta, Professor Titular da Faculdade Federal de Farmácia, Ex-Reitor da UFMG, Ex-Ministro da Cultura e atual Reitor da Universidade Estadual de Minas Gerais. O Dr. Lermino é casado com a Srª Eliane Pacheco Pimenta, Professora de Ética e Orientação Educacional em colégios da capital. Seus 4 filhos são diplomados em curso superior, em Medicina, Psicologia, Jornalismo e Economia.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal