José Manuel Morais Anes



Baixar 44,5 Kb.
Encontro11.08.2018
Tamanho44,5 Kb.

CV

José Manuel Morais Anes nasceu em Lisboa em 21/6/44, é divorciado e pai de uma filha (Ana Maria) de um segundo casamento. Residiu em Lisboa até 1989 e depois mudou a sua residência para a Costa da Caparica, onde vive desde essa data na Av. D. Sebastião 85.

Frequentou a École Française à Lisbonne dos 4 aos 7 anos e dos 7 aos 9 anos no (recém inaugurado) Lycée Français Charles Lepierre, em Lisboa, tendo sido Tableau d’Honneur. Frequentou o Liceu Camões dos 10 aos 16 anos, tendo aí concluído o Curso Geral dos Liceus com aproveitamento e boas notas (várias vezes no Quadro de Honra), com média geral de 15 valores. No Liceu Camões frequentou várias actividades extra-escolares, de entre as quais as Conferências de S. Vicente de Paula e Campismo, Voleibol e Vela na Mocidade Portuguesa (onde foi Comandante de Castelo). Foi atleta do Lisboa Ginásio Clube na Classe especial de rapazes e do CDUL na modalidade de salto em comprimento, tendo sido, com 15 anos, campeão nacional e recordista da categoria de Aspirantes.

Após uma breve passagem de meses pelo Instituto Superior Técnico (Engenharia Química) transitou para a Faculdade de Ciências de Lisboa - Licenciatura de Físico-Químicas, onde teve aproveitamento regular até ao 2º. Ano tendo tido boas notas, mas frequência irregular a partir daí devido às consequências da Greve académica de 1962, associadas a uma intensa actividade política oposicionista (até 1966) e, também, ao facto de se ter casado e ter tido de trabalhar - entre outras coisa numa Produtora privada de programas de rádio e também no Secretariado das Pousadas de Juventude sediado no Palácio da Independência.

Foi chamado a cumprir o Serviço Militar Obrigatório em Outubro de 1967, em Mafra onde frequentou o 1º. Ciclo do Curso de Oficiais Milicianos até Dezembro desse mesmo ano, transitando em Janeiro de 1968 para a Escola Prática de Artilharia em Vendas Novas onde concluiu, em Março de 1968, o 2º. Ciclo do mesmo curso, mas já especialidade de Artilharia (PCT-Posto Central de Tiro), tendo ficado como Aspirante a Oficial Miliciano Instrutor em Vendas Novas. Foi posteriormente colocado, em Julho desse mesmo ano, no RALIS – Regimento de Artilharia Ligeira de Lisboa, do qual saiu ao ser promovido a Alferes Miliciano e mobilizado (em rendição individual) para Angola, em Setembro de 1968, onde esteve de Outubro de 1968 a Outubro de 1970. Em Angola esteve colocado primeiramente no Destacamento de Foto-Cine, em Luanda e em 1969 foi colocado na 5ª. Repartição da RMA - Região Militar de Angola – Acção Psicológica - onde esteve até ao fim da sua mobilização, em Outubro de 1970. Foi, entre outras funções, Director da Revista da RMA.

Regressado à Metrópole, e tendo retomado os estudos na Faculdade de Ciências de Lisboa – onde, entretanto, a Licenciatura em Físico-Químicas dera lugar a uma Licenciatura em Química e outra em Física, ambas com 3 anos de Bacharelato, a que seguiam dois anos para concluir as Licenciaturas, com dois Ramos independentes, o Pedagógico e o Científico - tirou o Bacharelato em Química com a média de 13 valores, em 1973 e Licenciou-se em Química (ramo de Investigação Científica em Química Física) em 1975, com 15 valores.

Trabalhou, de 1973 a 1976, como colaborador de Investigação Científica no Centro de Química e Radio-Química, sediado na Faculdade de Ciências de Lisboa e dirigido pela Professora Doutora Branca Edmée Marques, Centro pertencente ao IAC –Instituto de Alta Cultura. Foi, a partir de Setembro de 1976, Assistente da cadeira de Bio-Matemática da Faculdade de Medicina de Lisboa (Hospital de Santa Maria) e, tendo tido equiparação a Bolseiro pelo IAC e recebido uma Bolsa do Governo espanhol, frequentou em 1977 uma pos-graduação no Instituto de Química-Física Rocasolano do CSIC de Madrid e frequentou cadeiras na Faculdade de Ciências da Universidade Complutense. Regressado a Lisboa devido a uma interrupção da equiparação a bolseiro, foi colaborador de investigações na Companhia Nacional de Petroquímica (no domínio da Catálise).

Ingressou no Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária em 1978 como Perito Superior de Criminalística e onde esteve até 1997, tendo-se ocupado da análise de vestígios diversos (não biológicos) – entre os quais vestígios de explosões, tema em que estagiou em 1986 no Laboratório de Jerusalém da Polícia Nacional de Israel. Introduziu no LPC/PJ o Microscópio Electrónico da Varrimento (analítico). Foi, nos anos 90, Coordenador das equipas de Peritos de duas Comissões Parlamentares de Inquérito da Assembleia da República sobre o “caso Camarate”, tendo as suas actividades e conclusões – que apontavam no sentido de um atentado - ficado registadas no respectivo Livro Branco da A.R.

Leccionou, como Assistente Convidado, durante 18 anos (1986/7-2004/5) na FCSH/UNL - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, as cadeiras de Estatística e Métodos Quantitativos nos Departamentos de Antropologia e de Ciência Política e ainda, já em2001, 2002 e 2004, a cadeira de Antropologia da Religião, tema em que se Doutorou na área de Antropologia Social e Cultural com a classificação de Muito Bom com Distinção e Louvor, nessa mesma Faculdade, em 2009. No Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões dessa Faculdade e nessa Universidade leccionou, desde 1998 e até 2006, Cursos Livres sobre Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Alternativas e Violentas. Estes temas foram também objecto de cursos rápidos na Universidade Autónoma, no CNC e no Âmbito Cultural de El Corte Inglês. Foi, nos anos 90, Director da Biblioteca da (actualmente extinta) Editora Hugin, onde editou, entre outras, obras de Gilbert Durand, Lima de Freitas e Carlos Calvet. É Sócio Honorário do MIL – Movimento Internacional Lusófono.

Foi, desde 2008/9 e até 2013/14, Professor Auxiliar no Instituto Superior de Ciências da Saúde “Egas Moniz” (Monte da Caparica), onde leccionou as cadeiras de Análise da Cena do Crime II, Introdução às Ciências Forenses e a opcional de Metodologia de Investigação Criminal, todas da Licenciatura em Ciências Forenses e Criminais desse Instituto. Foi ainda docente do curso de Pós-Graduação em Criminologia (cadeira de Laboratórios de Polícia Científica) e do Mestrado em Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos (cadeira de Tolerância e Intolerância Étnica, Religiosa e Social), ambos no ISCIA – Instituto de Ciências de Informação e Administração (Aveiro), actividade que se desenrolou em 2010 a 2012.

É, desde 2009/10 e até à actualidade, Professor Auxiliar (a tempo integral) na Universidade de Lusíada de Lisboa, – onde lecciona a cadeira de Organizações Criminosas e a de Terrorismo, ambas da Licenciatura em Políticas de Segurança – e é também Professor Auxiliar (a tempo parcial) na Universidade Lusíada do Porto, desde 2010/11 – onde lecciona a cadeira de Criminalística e Metodologia da Investigação Criminal, da Licenciatura em Criminologia.

Tem sido Orientador, Arguente e Membro de Júris de Teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado. Assim foi Arguente de uma Tese de Doutoramento em Sociologia da Religião (Maio de 2009) e de uma Dissertação de Mestrado em Estudos Portugueses sobre o esoterismo pessoano (Janeiro de 2011), ambas na FCSH/UNL Foi ainda Arguente de uma Dissertação de Mestrado sobre Terrorismo na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (Maio de 2009) - onde tem leccionado, desde 2006, os módulos de Violência Religiosa/Terrorismo e de Criminalística no Mestrado em Direito e Segurança. Foi também Arguente de duas outras Dissertações de Mestrado, uma sobre Psicologia do Terrorismo na Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Lisboa, Fevereiro de 2010, outra sobre Informações Estratégicas no Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (Janeiro de 2011). Foi membro do Júri de uma Tese de Doutoramento sobre Análise de Informações de Segurança, em Janeiro de 2013, no ISCSP. Recentemente (Maio de 2014), foi Arguente de uma Dissertação de Mestrado sobre Estudos Europeus na Universidade Aberta. Tem sido docente dos cursos de Verão da FCSH/UNL no módulo de Nova Ordem Mundial. Está a orientar, conjuntamente com o Prof. Esteves Pereira, uma Tese de Doutoramento sobre Terrorismo que será defendida em breve na FCSH/UNL.

Tem sido docente das cadeiras de Terrorismo e de Polícia Científica nos CPOS - Cursos de Promoção a Oficiais Superiores da GNR, no IESM – Instituto de Estudos Superiores Militares. E também no IESM tem sido docente no CPOG – Curso de Promoção a Oficiais Generais, na cadeira de Crime Organizado. Foi docente, em 2005, num curso de formação no SIS sobre Análise de Informações e recentemente (Maio de 2014) foi convidado pelo Secretário-Geral do SIRP a dar uma aula-conferência sobre Métodos Matemáticos e Estatísticos na Análise de Informações. Foi, em 2009. conferencista convidado a falar sobre Terrorismo no DIMIL (agora CISMIL) e nesse mesmo ano foi convidado a proferir uma conferência sobre Terrorismo na Magrebe, Sahel e África Ocidental no JAC – Joint Analysis Center (Nato, Africom e Eucom) em Molesworth (Reino Unido).

É Director da revista “Segurança e Defesa”, desde a sua fundação em 2006 e foi Presidente da Direcção do OSCOT – Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo de Janeiro 2010 a Janeiro de 2012 e, nesta qualidade, tem sido entrevistado e chamado a comentar temas de segurança em diversos órgãos de informação nacionais e estrangeiros. Actualmente é o Presidente do Conselho Consultivo do OSCOT.

Tendo sido eleito Presidente da Assembleia de Freguesia da Costa da Caparica em Outubro de 2013 foi convidado a integrar o Conselho Municipal de Segurança dos Cidadãos do Concelho de Almada.

Foi de 2004 a 2006 Presidente da Assembleia Geral do Clube de Futebol ”Os Belenenses” e também Presidente da Assembleia Geral da respectiva SAD. Foi Grão Mestre da Grande Loja Legal/GLRP de 2001 a 2004, tendo sido anteriormente, de 1995 a 2000, Grão Prior e Grão Mestre Nacional da Ordem dos CBCS – Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa do Regime Escocês Rectificado (Maçonaria cristã e templária).

Bibliografia

No domínio da Segurança foi co-autor do livro “As Teias do Terror” (Ésquilo, 2006) e foi autor de cinco artigos sobre violência religiosa publicados num número da revista Janus (Público/UAL), em 2007, subordinado ao tema “Religião e Política”. Coordenou o livro colectivo “Organizações criminosas: uma introdução ao crime organizado” (Ed. Lusíada, 2010) e tem para publicação, ainda em 2011, o livro “O Terrorismo e as suas ameaças globais” (Lidel).

No domínio das espiritualidades é autor e co-autor de cerca de 30 livros e artigos - dos quais se refere:

Autor:

“Uma Introdução ao Esoterismo Ocidental e suas iniciações” (Ed. Arranha Céus, 2014), “Alquimia e os grupos alquímicos contemporâneos” (2009) – este uma edição resumida da sua Tese de Doutoramento - , “Um outro olhar – a face esotérica da cultura portuguesa” (2008), “Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos” (2006, 3ª. Ed.), “Os jardins iniciáticos da Quinta da Regaleira” (2007, 2ª. Ed.), estes .últimos na Équilo



Lista completa da bibliografia

Como único autor:



  • "Introdução ao Esoterismo Ocidental e suas Iniciações - incluindo o Esoterismo em Portugal e em Fernando Pessoa", Arranha Céus, Lisboa, 1ª. ed., 2014

  • "A Alquimia, os grupos alquímicos contemporâneos e as Novas Espiritualidades", Ésquilo, Lisboa, 2009

  • "Um outro olhar - a face esotérica da cultura portuguesa", Ésquilo, Lisboa, 2008

  • “Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos” – Lisboa, Ésquilo, 1ª. E 2ª. Eds., 2004, 3ª. ed. 2006. Desta obra saiu a tradução espanhola "Pessoa esotérico", Ésquilo/Espanha, 2007

  • “Os Jardins Iniciáticos da Quinta da Regaleira” – Lisboa, Ésquilo, 1ª. ed., 2005, 2ª. ed., 2006.

  • "Maçonaria regular, maçonaria universal", Hugin, Lisboa, 2004

  • “Re-criações herméticas – II – Lisboa, Hugin, 2004

  • "Re-creações Herméticas", Hugin ed., Lisboa, 1º. ed. 1996, 2ª. ed. 1997.

Como co-autor:

  • "Enfermagem forense", Lisboa, Pactor/Lidel, 2014

  • "O Inferno decifrado", Ésquilo, Lisboa, 2013

  • "Os Evangelhos comentados 2007",Lisboa, Ed. O Firmamento, 2008

  • "Mozart e os Mistérios iiniciáticos", Ésquilo, Lisboa, 2007

  • "A Inquisição portuguesa: tempo, razão e circunstância", Lisboa e S. Paulo, Prefácio, 2007

  • "As teias do terror", Ésquilo, Lisboa, 2007.

  • "O Messianismo", Lisboa, Ed. Apenas, 2006

  • “Templiers: les yeux du Baphomet” – Monts (Fr.), Rafael de Surtis/Editinter, 2004.

  • “A Creação – La Création” – Lisboa, Atalaia/Intermundos, 2003.

  • “Le Sacré aujourd’hui – Paris, Éditions du Rocher, 2003

  • “Discursos e práticas alquímicas – II” – Lisboa, Hugin/CICTSUL, 2002.

  • “O Homem do futuro – um ser em construção” – São Paulo –Br., Triom/USP, 2002.

  • “Discursos e práticas alquímicas - I”, Lisboa, Hugin/CICTSUL, 2001.

  • “Esoterismo e Humanidades” – Colibri/Faculdade de Letras de Lisboa, 2001.

  • "L'Âme secrète du Portugal", Paris, L'Originel, nº 9, 2000.

  • “L’Homme à venir - Mémoire du XXe.siècle – nº.2”, Paris, Rocher, 2000.

  • “A Vivência do Sagrado”, Lisboa, Hugin, 1998.

  • “A Quinta da Regaleira: história, símbolo e mito”, Fundação Cultursintra, 1998.

  • “Portugal Misterioso”, Lisboa, SRD, 1998.

  • "O Esoterismo da Quinta da Regaleira". Lisboa, Hugin, 1ª. ed. 1998, 4ª. ed. 2003

  • "Masoneria y religión", Madrid, Ed. Complutense, 1996.

  • “Seminário sobre Newton”, Évora, Universidade de Évora/CEHFC, 1995.

  • “As Tentações de Bosh e o Eterno Retorno”, Lisboa, Museu de Arte Antiga, 1994.

  • “Poesia e Ciência”, Lisboa, Cosmos/GUELF, 1994.

  • “Caos e Meta-Psicologia”, Lisboa, Fenda/ISPA, 1994,

  • “Religião e ideal maçónico”, Lisboa, ISER, 1994.

Introduções e prefácios aos seguintes livros:

  • "A Voz do silêncio" de H. P. Blavatsky (trad. Fernando Pessoa), ed. Assírio e Alvim, reed. Nova Vega, 2014.

  • "La Franc-maçonnerie comme voie d'éveil", Rémi Boyer, ed. Raphael de Surtis/Éditinter, Mons, 2006

  • "O pensamento maçónico de Fernando Pessoa", Jorge de Matos, Ed. Hugin, nova ed. Sete Caminhos, Lisboa, 2006

  • "Tarot e Numerologia", Luís Resina, Lisboa, Pergaminho

  • " De Urano à sua oitava", Maria Flávia Monsaraz



Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa