Jean Piaget



Baixar 234,82 Kb.
Página1/3
Encontro13.03.2018
Tamanho234,82 Kb.
  1   2   3


Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade de Angra do heroísmo
PROFIJ

Curso de Técnico Administrativo

Ano Lectivo 2013/2014

O Desenvolvimento Cognitivo


Jean Piaget




Angra do Heroísmo, 27 de Novembro de 2013

Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade de Angra do heroísmo
PROFIJ

Curso de Técnico Administrativo

Ano Lectivo 2013/2014

O Desenvolvimento Cognitivo


Jean Piaget


Disciplina: Psicologia

Formadora: Lurdes Ribeiro

Trabalho elaborado por: Catarina Silva nº3, Jéssica Gonçalves nº10 e Nicole Bettencourt nº14.

Angra do Heroísmo, 27 de Novembro de 2013



  • Índice:

  1. Introdução 3

  2. Desenvolvimento 4

    1. Jean William Fritz Piaget 4

    2. Teoria Cognitiva 5

    3. Objeto de estudo de Piaget e principais contribuições 5

    4. Estádios 6

2.4.1. Período Sensório – Motor ...6

2.4.2. Período Pré – Operatório 6

2.4.3. Período das Operações concreto 7

2.4.4. Período das operações formais 7



  1. Conclusão 8

  2. Webgrafia 9



  • Introdução:

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina Psicologia, a pedido da formadora Lurdes Ribeiro. Os nossos objetivos neste trabalho é dar a conhecer uma parte da história de Jean Willian Fritz Piaget: quem foi, o que estudou, seus passos na carreira profissional, etc.

Neste trabalho falaremos também da teoria cognitiva, no qual faremos uma breve definição, os objetos de estudo e as principais contribuições de Piaget e por fim os vários tipos de estádios.

A nossa pesquisa baseou-se em pesquisa na internet, com este trabalho só fez com que os nossos conhecimentos aumentassem acerca de Jean Piaget.




  • Desenvolvimento:

Jean William Fritz Piaget (1896-1980)

Jean Piaget nasceu a 9 de agosto de 1896 em Neuchâtel na Suíça e faleceu a 16 de Setembro de 1980, foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil.



Piaget passou grande parte da sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Em 1919,  mudou-se para a França, onde foi convidado a trabalhar no laboratório de Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil que desenvolveu testes de inteligência padronizados para crianças. Ele notou que crianças francesas da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes nesses testes e concluiu que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente.

E iniciou os seus estudos experimentais sobre a mente humana e começou a pesquisar também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Durante a sua permanência em paris Piaget conheceu Theodore Simon, este convidou-o a padronizar os “testes de raciocínio ” de Cyril Burt desenvolvidos nos estados unidos. Esta experiência permitiu-lhe delimitar um campo de estudos empíricos: os pensamentos infantis e o raciocínio logico e com este trabalhado foi convidado pra ser o coordenador das pesquisas do instituto.

Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia, também estudou biologia na Universidade de Neuchâtel, onde concluiu o seu doutorado.

Dedicou-se mais as áreas de Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra durante 1929-1954.



Também defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação para a investigação epistemológica, fundou a epistemologia genética, teoria do conhecimento baseado no estudo da génese psicologia do pensamento humano. Em 1979, ele recebeu o Balzean Prize for Political and Social Sciences. Durante a sua vida escreveu mais de 50 livros e vários artigos.

Teoria Cognitiva:

A teoria Cognitiva  foi criada pelo suíço Jean Piaget para explicar o desenvolvimento cognitivo humano. Essa característica da sua obra a tornou uma das maiores contribuições para a psicologia do desenvolvimento, pois muitos psicólogos incluindo Piaget tiveram a certeza que a construção do ser humano é um processo que vai acontecendo ao longo da vida das crianças. Destacamos que as pesquisa por Piaget foi realizada por meio de observação de seus filhos, ele anotava o crescimento dia a dia.

A teoria Cognitiva refere-se também a um conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo. Tais habilidades envolvem pensamento, raciocínio, abstracção, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções.


Objeto de estudo de Piaget e principais contribuições:

Piaget desenvolveu em suas pesquisas a teoria da construção do conhecimento, mais conhecida como Epistemologia genética, seu foco principal foi o sujeito Epistemológico o qual foi estudado pelo método clínico desenvolvido pelo próprio Piaget. A teoria explica como o conhecimento é adquirido e montado em nossa pesquisa, desde a primeira infância até maturescência humana.

Através desta teoria, diversas propostas de educação, diferenciadas para crianças em cada uma das fases, surgiram, todas com a pretensão de melhorar a educação através das características específicas de cada uma destas fases observadas, por Piaget, em seus estudos. Ao entender como acontece o processo de construção do conhecimento pode-se desenvolver métodos pedagógicos mais eficientes a fim de aperfeiçoar ou substituir os sistemas de ensino já existentes.

4 Estádios:

Jean Piaget através da observação dos seus filhos e principalmente de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, onde propõe a existência de quatro estádios de desenvolvimento cognitivo no ser humano:


  • O estádio sensório – motor;

  • Pré – operacional (pré - operatório);

  • Operatório concreto;

  • Operatório formal.


Estádio: Período Sensório – Motor




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal