Iv jornada do iop reúne especialistas para discutir câncer gastrointestinal



Baixar 6,74 Kb.
Encontro08.05.2018
Tamanho6,74 Kb.

IV Jornada do IOP reúne especialistas para discutir câncer gastrointestinal
Jornada vai apresentar novas opções de abordagem de tratamento e formas para aumentar a sobrevida e qualidade de vida dos pacientes
O Instituto de Oncologia do Paraná (IOP) realiza no próximo dia 14 de agosto, das 9h às 17h30, a IV Jornada Científica do IOP, que vai abordar como principal tema o Câncer Gastrointestinal, com um foco especial sobre os tumores de colorretal. De acordo com as estatísticas, somente no ano passado foram 17 mil novos casos em mulheres e 15 mil em homens no Brasil, sendo que é o segundo e terceiro mais frequente na região Sul, respectivamente.

A Jornada vai apresentar novas opções de abordagem de tratamento para pacientes metastáticos, atualizações sobre tratamentos de forma multidisciplinar, Cuidados Paliativos e manejo de dor.

A comissão organizadora do evento conta com a participação dos médicos oncologistas, Luiz Antonio Negrão Dias, Johnny Francisco Cordeiro Camargo e Thais Abreu de Almeida. “A nossa intenção com a Jornada, que a cada ano se destaca mais entre os eventos de saúde, é falar de tumores de colo, reto e estômago. Iremos trazer a experiência de profissionais do IOP e de outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, para debater sobre casos clínicos, temas relevantes, alguns até polêmicos, e outros que merecem atenção mais especial para poder direcionar a conduta de tratamento”, explica Thais Abreu de Almeida.

O IOP, durante os seus 20 anos de atuação, sempre buscou as melhores técnicas, novas drogas para aumentar a sobrevida do paciente e a qualidade de vida. Toda essa preocupação em sempre oferecer o melhor estará presente durante a Jornada. “Grandes avanços estão acontecendo, como a criação de novas drogas que iremos expor durante o evento para os participantes. Também vamos discutir como conduzir os casos e quais os tratamentos mais indicados, como cirurgia, radioterapia ou quimioterapia”, aponta a oncologista.

Entre os destaques da Jornada está o debate sobre fazer ou não a cirurgia em pacientes com tumor de reto, mas que apresentam resposta completa depois da quimioterapia ou radioterapia, quando o tumor desaparece. “Atualmente a conduta é operar todos os casos, mas alguns trabalhos mais modernos dizem que quando o tumor some por completo não precisa realizar a cirurgia. São estudos muito precoces, mas vamos discutir sobre o assunto”, diz Thais de Almeida.

Equipe multidisciplinar

Outro ponto importante do evento vai ser a parte multidisciplinar que vai contar com a participação da equipe de Nutrição, Enfermagem e Psicologia do IOP, referências em suas áreas de atuação. A equipe especializada trabalha em conjunto com a equipe médica, sendo fundamental para o auxílio ao tratamento do paciente. Destaque para a atual situação dos Cuidados Paliativos no Brasil e no mundo e que deverá ser abordada na parte multidisciplinar.



Serviço:
IV Jornada Científica do Instituto de Oncologia do Paraná Câncer Gastrointestinal
Data: 14 de agosto (das 9h às 17h30)
Local: Four Points by Sheraton, Avenida Sete de Setembro, 4.211, Batel, Curitiba.
Informações: http://jornadaiop.com.br/ ou Secretaria Executiva (41) 3022-1247.
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.


Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal