Introdução à Psicologia Hospitalar: Breve Histórico e Possibilidades de Atuação



Baixar 16.93 Kb.
Encontro02.03.2019
Tamanho16.93 Kb.

Introdução à Psicologia Hospitalar: Breve Histórico e Possibilidades de Atuação.

Raquel Giglio de Oliveira. E-mail: raquelgiglio.psi@live.com Tel:14 98173 2426.

Psicóloga Hospitalar do Hospital de Base de Bauru. Mestranda em Psicologia UNESP/Bauru; Especialização em Psicologia Hospitalar HRAC/USP; Graduada em Psicologia UNESP/Assis.

Conteúdo programático:

Apresentar um breve histórico sobre o surgimento da Psicologia Hospitalar no Brasil e as possibilidades de atuação profissional; Refletir sobre o processo saúde x doença; Verificar os aspectos psicológicos do paciente hospitalizado e familiares; Pensar sobre o trabalho em equipe multiprofissional; Ressaltar sobre a prática e a importância do profissional no contexto hospitalar.

ALMEIDA, R. A. de; MALAGRIS, L. E. N. A prática da psicologia da saúde. Revista da SBPH, v. 14, n. 2, p. 183-202, 2011.

ANGERAMI-CAMON, V. A. Psicologia Hospitalar: Teoria e Prática, São Paulo: Editora Thomson , 2003.

CARVALHO, D. B. de. Psicologia da saúde crítica no contexto hospitalar. Psicologia. Ciência e profissão, v. 33, n. 2, p. 350-365, 2013.

CHIATTONE, H. B. C. A significação da psicologia no contexto hospitalar. In V. A. Angerami (Org.), Psicologia da saúde: um novo significado para a prática clínica São Paulo: Pioneira, 2000.



DANELUCI, R. de C. Psicologia e saúde como campo de interrogações. Revista Psicologia e Saúde, v. 5, n. 1, p. 18-24, 2013.

GIANNOTTI, A.; OLIVEIRA, M. de F. P; ISMAEL, S. M. C. Psicologia nas instituições médicas e hospitalares. Rumos da Psicologia Hospitalar em Cardiologia. São Paulo: Papirus, 1995.

ISMAEL, S. M. C. Psicologia Hospitalar: Sobre o Adoecimento...Articulando conceitos com a prática clínica, São Paulo: Editora Atheneu, 2013.

KIRCHNER, L. F.; GRANZOTTO, M. D.; MENEGATTI, C. L. Concepções da equipe de saúde de um hospital de Curitiba/Paraná sobre a prática de psicologia. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 3, n. 1, p. 24-40, jun, 2012.

LEITÃO, M. S. O psicólogo e o hospital. Porto Alegre: Sagra DC Luzzatto, 1993.
Resolução nº 014/00. Institui o título profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro. [Versão eletrônica] Diário Oficial da União, 2000.
TONETTO A. M.; GOMES W. B. A prática do psicólogo em equipe multidisciplinar Estudos de Psicologia Campinas, 24(1) 89-98, janeiro - março 2007.

TOREZAN, Z. F. et al. A graduação em psicologia prepara para o trabalho no hospital. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 33, n. 1, p. 132-145, 2013.
YAMAMOTO, O.; CUNHA, I. O psicólogo em hospitais de Natal: uma caracterização preliminar. Psicologia: Reflexão &Crítica, 11(2), 345-362, 1998.
Metodologia:

Aula expositiva-dialogada, e avaliação composta de uma questão dissertativa.

Número de participantes: 40

Período de realização: 04 horas

Recursos Materiais: caneta e uma folha sulfite para cada participante.

Recursos audiovisuais: Datashow; Notebook do autor.



Resumo:

A Psicologia Hospitalar tem como foco principal a minimização do sofrimento provocado pela hospitalização. O minicurso tem por objetivo apresentar de modo introdutório a temática através de um breve histórico do surgimento da especialidade no Brasil e as possibilidades de inserção e atuação do profissional. Além disso, possibilitar aos alunos reflexões quanto o processo saúde-doença e o conhecimento sobre os modos de intervenção do psicólogo diante do contexto institucional, pensando na tríade paciente/família/equipe multiprofissional. O método utilizado é aula expositiva – dialogada e avaliação por meio de uma questão dissertativa. Espera-se como resultado que o minicurso proporcione aos participantes a compreensão do trabalho realizado pelo psicólogo hospitalar e sua importância diante do processo de adoecimento e recuperação do paciente.
Catálogo: encise
encise -> Titulo do Minicurso: a entrega voluntária de filho e o parto anônimo
encise -> A problemática da adoção: aspectos legais e psicológicos
encise -> Conteúdos programáticos: Neste mini curso, a finalidade é apresentar aos ouvintes uma breve história presente no livro “Como fazer amigos e Influenciar pessoas de dale carnegie
encise -> Titulo: a ontologia de Heidegger e a psicologia: caminhos para compreensão do lugar do psicólogo na contemporaneidade
encise -> 02 a 06 out. 2017 Título do minicurso: Modelo Ecológico de Bronfenbrenner aplicado a orientação profissional da infância à velhice. Nome
encise -> Nome: Profa. Maria Aparecida das Neves Mini currículo
encise -> Introdução à Psicologia Hospitalar: Breve Histórico e Possibilidades de Atuação
encise -> Título: o trabalho interdisciplinar da Psicologia e do Serviço Social nas Medidas Socioeducativas em Meio Aberto: uma construção necessária. Nome
encise -> O autismo e a Infância: um olhar psicanalítico
encise -> I conferência ciência e fé proposta minicurso 02 a 06 out

Baixar 16.93 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa