Instituto de ensino superior de londrina



Baixar 103 Kb.
Página1/3
Encontro09.08.2018
Tamanho103 Kb.
  1   2   3






INESUL

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA

Credenciado pela Portaria nº 2.742 de 12/12/2001 do MEC







PROJETO DE PESQUISA

(Formulário 06)


IDENTIFICAÇÃO




Título: “PREVALÊNCIA E CARACTERÍSTICAS DO TABAGISMO EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE LONDRINA.




Linha de Pesquisa:







Orientador: Claudiane Pedro Rodrigues Titulação: especialista

Co-orientador (se houver): André Zago Titulação: mestre

e-mail: claufisio@yahoo.com.br Fone: 3323-8804

Curso: Fisioterapia REG. Nº.




RESUMO DO PROJETO

O Brasil é um dos quatro maiores produtores de tabaco do mundo, sendo que cerca de um terço da população brasileira faz uso do tabaco. A analise do tabagismo envolve aspectos psicossociais, econômicos, de saúde, jurídicos, religiosos e outros. O Tabagismo é considerado uma doença provocada pela dependência de uma droga, a nicotina, que leva a morte de uma forma direta ou indireta. O hábito de fumar inicia-se na infância e adolescência na maior parte dos fumantes, e as doenças por ele produzidas em geral começam a partir dos 40 anos de idade .4 O Cigarro mata mais que a soma de outras causas evitáveis de morte como a cocaína, heroína, álcool, incêndios suicídios e AIDS, nos países desenvolvidos .O tabagismo corresponde atualmente por cerca de 40 a 45% de todas as mortes por câncer, 90 a 95% por câncer de pulmão, 75% das mortes por Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), cerca de 20% das mortes por doenças vasculares, 35% das mortes por doenças cardiovasculares, entre homens de 35 a 65 anos de idade nos países desenvolvidos. Este fato contribui para que hoje o tabaco corresponda a por 15 % do total de mortes neste país. Apesar do adoecimento e da morte causada pelo tabagismo se manifestarem entre adultos, ela começa na infância. Hoje vários estudos indicam que 90% dos fumantes iniciaram o hábito até os 19 anos e 50% dos que experimentaram um cigarro se tornaram fumantes na vida adulta.














1 - INTRODUÇÃO

Os prejuízos causados á saúde pelo hábito de fumar são amplamente conhecidos, e divulgados até pela imprensa leiga, sendo o seu controle considerado, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como um desafio para órgãos de saúde pública, tornando-se uma epidemia global e assim atingindo proporções significativas em muitos países. (RICHMOND, 1999; VIEGAS, 2007). O hábito de fumar inicia-se na infância e adolescência na maior parte dos fumantes, e as doenças por ele produzidas em geral começam a partir dos 40 anos de idade. (SPIANDORELLO, 2007). O Cigarro mata mais que a soma de outras causas evitáveis de morte como a cocaína, heroína, álcool, incêndios suicídios e AIDS, nos países desenvolvidos. (MENEZES, 2004). Vários estudos mostram que o hábito de fumar se instala precocemente, iniciando antes mesmo do individuo ter 18 anos, esta informação confirma um aumento na prevalência do uso de cigarros entre a população de adolescentes e adultos jovens, principalmente entre os estudantes universitários, jovens estes considerados público com grande suscetibilidade de envolvimento com o tabaco. Diante da gravidade desse quadro vários estudos sugerem que medidas antitabagicas sejam direcionadas prioritariamente a esta população. (RIGOTTI, 2000; SPANGLER, 2002; ANDRADE, 2006).

Baseado nessas observações, o objetivo desse trabalho é estudar a prevalência do Tabagismo e descrever o perfil e hábitos do consumo tabágico entre uma amostra composta por estudantes do ensino superior na INESUL (Pr).






Baixar 103 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
ensino médio
Processo seletivo
minas gerais
Conselho nacional
terapia intensiva
Curriculum vitae
oficial prefeitura
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
assistência social
santa maria
Excelentíssimo senhor
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
outras providências
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
secretaria municipal
Dispõe sobre
Conselho municipal
recursos humanos
Colégio estadual
consentimento livre
ResoluçÃo consepe
psicologia programa
ministério público
língua portuguesa
público federal
Corte interamericana