Insira aqui o título: e aqui o subtítulo, se houver



Baixar 330,32 Kb.
Página1/11
Encontro07.06.2018
Tamanho330,32 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11

Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação



XXVI Encontro Anual da Compós, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo - SP, 06 a 09 de junho de 2017
  1. EU CARTOGRAFO AFETOS: Usos estratégicos do diagrama como ferramenta referencial e recurso poético no processo cartográfico de "Pathos"1


I CARTOGRAPH AFFECTIONS: Strategic uses of the diagram as reference tool and poetic resource in the cartographic process of "Pathos"

Marcio Silva Peixoto2
Resumo: Artistas e cientistas dispõem de distintos procedimentos para lidar com a informação emergente em seus processos de pesquisa. Com este artigo, objetivo argumentar sobre a aplicação dos diagramas como artifícios estratégicos de cognição e comunicação em processos de criação em artes. Por meio da análise do work in progress de Pathos, um projeto cartográfico de relações sexo-afetivas, evidencio a apropriação de saberes de diferentes campos de conhecimento como prática criativa, modelando-os de acordo com as necessidades e poéticas singulares do projeto em questão, em um esboço da complexificação das redes que compõem o fazer artístico contemporâneo. Âncoro as experimentações com os diagramas nas discussões de Cecília Salles e Bruno Latour que – em seus respectivos, distintos campos de pesquisa - abordam as práticas processuais de comunicação com métodos semelhantes, nos quais reconheço, no pensamento diagramático, uma estratégia para a produção de referências.



Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal