Influencias e consequências da sociedade à história da psicologia



Baixar 5.26 Kb.
Encontro29.03.2018
Tamanho5.26 Kb.

Influencias e consequências da sociedade à história da psicologia

A História da Psicologia é recheada de pensadores e ideias, e ao longo deste período as transformações ocorrem a todo tempo, pelo fato de o ser humano e suas ações em sociedade serem o objeto de estudo da psicologia. A humanidade sendo então produto e produtor de estudo acaba que pela sua tamanha complexidade faz da psicologia uma matéria auto analítica. Assim ao contemplarmos a história da psicologia acabamos por esquecer que a mesma não é apenas seus ideais, temos que entender também que o meio econômico e cultural de cada época esta arraigado no modo de pensar e perceber as suas influências no âmbito acadêmico.

Portanto partiremos da premissa que a psicologia como uma matéria social está amplamente conectada a todas as áreas da atuação humana, logo qualquer ação seja no meio político ou particular é de interesse psicólogo, assim ao analisar a evolução da psicologia iremos encontrar vários acontecimentos sociais que afetam as pesquisas da psicologia levando a consequências que mesmo que pareçam causais foram efeitos indiretos de outros eventos.

Observemos a Alemanha, Wundt fazia sérios avanços em suas pesquisas, extremamente conceituado e dificilmente questionado, um verdadeiro gênio da psicologia, um período onde as universidades o apoiavam veemente e seu país era referência cientifica. Como vimos no início do texto a psicologia está conectado aos acontecimentos do presente, ou seja, abordamos também os ocorridos da história. 2° Guerra Mundial, Alemanha uma das potências mundiais tem seu foco em pesquisas armamentistas, logo os estudiosos ganham espaço no âmbito cientifico, à medida que a Alemanha começa a vencer a guerra os cientistas alemães aumentam seus trabalhos.

Do mesmo jeito que Wundt cresce com a Alemanha ele decai com a mesma, a derrota na guerra acaba por falir as universidades e todo apoio cientifico é perdido, assim suas pesquisas e ideais vão desaparecendo e oposições ao seu pensamento acabam surgindo em meio ao crescimento estadunidense.

Com a reviravolta da guerra os polos econômicos se transformam e junto uma nova forma de pensamento, a mudança das potencias cientificas alteram os caminhos da psicologia e áreas diferentes de pesquisas passam a ser apoiadas. As críticas que wundt fazia a Inglaterra quanto a primeira guerra mundial acabou por influenciar em seu desaparecimento perante os inglesas, abrindo espaço para outras concepções.

Não somente nesta situação mas em vários outros eventos a história da psicologia sofre influencias adversas do tempo, mesmo que indiretas ainda podemos traçar certos parâmetros e compreender que a psicologia estuda a sociedade e este meio social constrói a psicologia.

Não apenas wundt mas a psicologia inteira acaba por ser influenciada pelo tempo, pois as pessoas como seres comunicativos e complexos conectam-se de forma intrínseca umas às outras. Assim ao analisarmos a psicologia de forma total é possível compreender novos horizontes.



Formando em Psicologia Gabryel Batista.

Orientadora Fernanda Leão.

Baixar 5.26 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa