I, II, III e IV



Baixar 1,05 Mb.
Página1/51
Encontro13.03.2018
Tamanho1,05 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   51

MANUAL DE ESTÁGIOS ÊNFASE

PRÁTICAS SOCIAIS E INSTITUCIONAIS

I, II, III E IV

Este manual tem o intuito de informar e orientar acadêmicos(as) e orientadores(as) no decorrer dos estágios Ênfase de Práticas Sociais e Institucionais em Psicologia I, II, III e IV. O mesmo encontra-se embasado no PPC do Curso de Psicologia.



Objetivo

Estágio Curricular Específico das Ênfases em Psicologia está em consonância ao Art. 20 das Diretrizes Curriculares, onde propõe que “os estágios supervisionados são conjuntos de atividades de formação, programados e diretamente supervisionados por membros do corpo docente da instituição formadora e procuram assegurar a consolidação e articulação das competências estabelecidas”. Ainda segundo o Art.22, Parágrafo 21 “o estágio supervisionado básico incluirá o desenvolvimento de práticas integrativas das competências e habilidades previstas no núcleo comum”.

O estágio objetiva oportunizar experiências práticas específicas na formação acadêmica como complementação de ensino, conforme o currículo, programa e calendário das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu.

Os estágios supervisionados correspondem ao estágio obrigatório previsto na Lei Federal n°. 11.788, e, como tal, configuram-se em oportunidade de contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.

Os estágios das ênfases curriculares do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu são constituídos por um conjunto de disciplinas e estágios voltados à aplicação da Psicologia em diferentes contextos de atuação.

Considerando-se a natureza da instituição, o seu corpo docente, a realidade que caracteriza os diversos Municípios de abrangência das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu e a necessidade de consolidar o processo de formação do psicólogo em nível elevado de qualidade, optou-se por oferecer duas ênfases curriculares como possibilidade de o aluno concentrar os seus estudos e formação prática no curso. Assim, o Curso de Psicologia das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu propõe uma formação específica abrangendo duas ênfases curriculares: Práticas Sociais e Institucionais em Psicologia (Ênfase A) e Psicologia e Processos Clínicos (Ênfase B), assim definidos, a partir da análise das condições de oferta da instituição e das necessidades sociais da região de abrangência das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu.

Os estágios ênfases delinear-se-ão a partir do 7º período quando então o aluno cursará as disciplinas e iniciará as atividades específicas do estágio proposto para cada ênfase.

As ênfases são operacionalizadas através da oferta de duas disciplinas para a Ênfase em Práticas Sociais e Institucionais e três disciplinas para a Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   51


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal