Histórico do curso



Baixar 355,24 Kb.
Página1/9
Encontro29.11.2019
Tamanho355,24 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9

SÚMULA DO PROJETO PEDAGÓGICO


Curso Superior de Tecnologia

em

Design de Moda

Unidade

Campus - Cascavel

2010

1. HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Tecnologia em Design de Moda foi concebido a partir da verificação da necessidade de se proporcionar à comunidade da área de abrangência da Universidade Paranaense - UNIPAR, Unidade - Campus – Cascavel – PR., a possibilidade de contar na esfera do Ensino Superior com um curso que pudesse formar profissionais competentes na área de Design de Moda devido à necessidade de ampliar a oferta de Cursos Superiores na Área de Artes, Comunicação e Design, possibilitando à região reafirmar sua vocação de tornar-se um dos maiores centros de ensino superior do interior do Estado. A mudança do nome do curso para Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda caracteriza de forma mais eficaz o perfil do profissional egresso deste curso.

O Parecer CNE/CP n.º 29 lembra que na proposta do MEC os cursos superiores de tecnologia, apresentam-se como uma das principais respostas às necessidades da sociedade brasileira, considerando que a evolução tecnológica impõe diferentes qualificações no processo produtivo, solicitando respostas rápidas e atuais do processo educacional, a atual LDB considera a educação tecnológica um mecanismo permanente de desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. Nesse contexto, o governo promoveu a expansão da rede de escolas técnico-profissionais públicas, dentre elas o SENAI, para o setor industrial, SENAC, para o setor de Comércio e Serviços, o SENAR, para o setor agrícola, o SENAT, para o setor de transportes e, ainda, o SEBRAE, para o atendimento e o desenvolvimento das pequenas e médias empresas e de novos empreendedores.

Na Lei Federal n.º 10.172, de 09/01/2001, que aprovou o Plano Nacional de Educação, previsto no §1.º do Artigo 87 da LDB n.º 9396/96, a Educação Tecnológica deve ser direcionada a cumprir várias metas dentre as quais, buscar, articular e ampliar a capacidade da rede de instituições de educação profissional, para triplicar, a cada cinco anos, a oferta de educação profissional permanente, buscando atender às exigências atuais do mercado de trabalho.

Através de dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), diz que o crescimento da mão-de-obra na indústria de Moda vem acontecendo muito rapidamente no Brasil. Nos últimos anos foram feitos muitos investimentos em modernização de máquinas, tecnologia e capacitação profissional no país. O segmento têxtil e de confecção reúne mais de 20 mil empresas no Brasil, e emprega 1,4 milhões de trabalhadores, sendo que nos últimos 2 anos foram criados mais de 60 mil postos de trabalho.

Segundo dados do IBGE, o Estado do Paraná conta com um grande número de indústrias de transformação, sendo a maior parte delas voltadas para a área de confecções






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa