Histórico do curso



Baixar 355,24 Kb.
Página1/9
Encontro29.11.2019
Tamanho355,24 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9

SÚMULA DO PROJETO PEDAGÓGICO


Curso Superior de Tecnologia

em

Design de Moda

Unidade

Campus - Cascavel

2010

1. HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Tecnologia em Design de Moda foi concebido a partir da verificação da necessidade de se proporcionar à comunidade da área de abrangência da Universidade Paranaense - UNIPAR, Unidade - Campus – Cascavel – PR., a possibilidade de contar na esfera do Ensino Superior com um curso que pudesse formar profissionais competentes na área de Design de Moda devido à necessidade de ampliar a oferta de Cursos Superiores na Área de Artes, Comunicação e Design, possibilitando à região reafirmar sua vocação de tornar-se um dos maiores centros de ensino superior do interior do Estado. A mudança do nome do curso para Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda caracteriza de forma mais eficaz o perfil do profissional egresso deste curso.

O Parecer CNE/CP n.º 29 lembra que na proposta do MEC os cursos superiores de tecnologia, apresentam-se como uma das principais respostas às necessidades da sociedade brasileira, considerando que a evolução tecnológica impõe diferentes qualificações no processo produtivo, solicitando respostas rápidas e atuais do processo educacional, a atual LDB considera a educação tecnológica um mecanismo permanente de desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. Nesse contexto, o governo promoveu a expansão da rede de escolas técnico-profissionais públicas, dentre elas o SENAI, para o setor industrial, SENAC, para o setor de Comércio e Serviços, o SENAR, para o setor agrícola, o SENAT, para o setor de transportes e, ainda, o SEBRAE, para o atendimento e o desenvolvimento das pequenas e médias empresas e de novos empreendedores.

Na Lei Federal n.º 10.172, de 09/01/2001, que aprovou o Plano Nacional de Educação, previsto no §1.º do Artigo 87 da LDB n.º 9396/96, a Educação Tecnológica deve ser direcionada a cumprir várias metas dentre as quais, buscar, articular e ampliar a capacidade da rede de instituições de educação profissional, para triplicar, a cada cinco anos, a oferta de educação profissional permanente, buscando atender às exigências atuais do mercado de trabalho.

Através de dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), diz que o crescimento da mão-de-obra na indústria de Moda vem acontecendo muito rapidamente no Brasil. Nos últimos anos foram feitos muitos investimentos em modernização de máquinas, tecnologia e capacitação profissional no país. O segmento têxtil e de confecção reúne mais de 20 mil empresas no Brasil, e emprega 1,4 milhões de trabalhadores, sendo que nos últimos 2 anos foram criados mais de 60 mil postos de trabalho.

Segundo dados do IBGE, o Estado do Paraná conta com um grande número de indústrias de transformação, sendo a maior parte delas voltadas para a área de confecções






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal