Fucamp fundação Carmelitana Mário Palmério facihus faculdade de Ciências Humanas e Sociais



Baixar 195,56 Kb.
Encontro13.03.2018
Tamanho195,56 Kb.



FUCAMP – Fundação Carmelitana Mário Palmério


FACIHUS – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Curso:

Ano Letivo:

Semestre:

Período:

Ciências Contábeis

2017





Disciplina:

Administração de Recursos Humanos

Valor:

5 pontos

Professor(a):

Mayara Abadia Delfino dos Anjos

Nota:




Aluno(a):

Gabarito

Data:

26/09/2017



  1. O que é a Administração de Recursos Humanos?

Constitui uma especialização técnica amplamente desenvolvida de forma a enfocar a relação homem/trabalho. É uma área interdisciplinar e envolve conceitos de psicologia, sociologia, antropologia, engenharia industrial, direito do trabalho, etc.

  1. Quais os objetivos da administração de recursos humanos?

  1. – Criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidades, motivação e satisfação para realizar os objetivos organizacionais.

  2. – Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, e alcance dos objetivos individuais.

  3. – Alcançar eficiência e eficácia através das pessoas.

3 Qual a diferença entre departamento pessoal e setor de recursos humanos?

Departamento pessoal: Cuida da questão burocrática e operacional relacionada a funcionários da empresa. Ex: Documentos de contratação, cálculos, folha de pagamento.

Setor de Recursos Humanos: Cuida do treinamento e desenvolvimento das pessoas dentro da organização. Ex: Cursos, treinamentos, planos de cargos e salários, etc.

  1. De acordo com Chiavenato (2012), foi neste século que se visualizou três eras organizacionais. Cite-as e explique.



  • Era da industrialização clássica – refere-se ao período após a Revolução Industrial, até meados de 1950 e metade do século XX. A cultura organizacional era voltada para o passado e para a valorização e conservação das tradições. As pessoas eram consideradas recursos de produção. Nesta época, surgem os departamentos de relações industriais e departamentos de pessoal, destinados a fazerem os empregados cumprirem as exigências e normas organizacionais. Os empregados eram vistos apenas como fornecedores de esforços físicos e musculares onde predominava a mão de obra farta.

  • Era neoclássica – é o período entre as décadas de 1950 a 1990, logo após a Segunda Guerra Mundial. A teoria clássica foi substituída pela teoria neoclássica de administrar. O modelo burocrático foi redimensionado pela teoria estruturalista e a teoria das relações humanas foi substituída pela teoria comportamental.

  • Era da informação – teve início em 1990 até a atualidade. Foi a era das mudanças rápidas e inesperadas. Teve um grande desenvolvimento e passou a influenciar o comportamento das organizações em relação às pessoas.



  1. Resumindo, o que é o planejamento de recursos humanos?

O planejamento estratégico de RH é o processo de decisão quanto aos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais dentro de um determinado período de tempo.

  1. O que é absenteísmo?

Absenteísmo ou ausentismo é a frequência e/ou duração do tempo de trabalho perdido quando os empregados não vêm ao trabalho.

  1. O que é rotatividade?

A rotatividade de pessoal é o resultado da saída de alguns funcionários e a entrada de outros para substituí-los no trabalho.


  1. Quais as questões de um planejamento de recursos humanos?

Onde estamos agora? Aonde queremos chegar? Como sair daqui e chegar lá? Como fizemos? Onde estamos agora?

  1. O que é descrição de cargos?

A descrição de cargos é o detalhamento das atribuições ou tarefas do cargo ( o que o ocupante faz), periodicidade da execução (quando faz), os objetivos do cargo (por que faz). É basicamente um levantamento escrito dos principais aspectos significativos do cargo e dos deveres e responsabilidade envolvida.

  1. O que é a avaliação de cargos?

A avaliação de cargos é o processo de analisar e comparar o conteúdo de cargos, no sentido de colocá-los em ordem de classes, as quais podem ser usadas como base para um sistema de remuneração.


  1. O que é recrutamento e seleção?



  1. O processo de recrutamento acontece através de uma necessidade que a organização tem para conseguir contratar novos profissionais, esta necessidade pode decorrer de várias circunstâncias. Quais seriam as circunstâncias mais casuais?

  • Rotatividade (turn over).

  • Aumento planejado do quadro de funcionário.

  • Aumento circunstancial do quadro de pessoal.




  1. O que é recrutamento interno e externo?

O recrutamento interno funciona através dos candidatos que estão trabalhando dentro da empresa, visando promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras.
Já o recrutamento externo atua sobre candidatos que estão no cadastro de empresas de recrutamento ou no cadastro do setor de recursos humanos, portanto, fora da organização, para submetê-los ao processo de seleção de pessoal.


  1. Quais as principais técnicas de recrutamento?

  • Anúncios em jornais e revistas especializadas.

  • Consultorias de recolocação

  • Agências de recrutamento

  • Contato com escolas, universidades.



  1. Quais as principais técnicas de seleção?



  1. O que é socialização?

É uma das últimas etapas do processo de integração do colaborador, sendo fundamental para apresentação dos colegas, da filosofia da empresa, para conhecer de maneira ampla o ambiente de trabalho, sendo de suma importância para o processo da efetivação do colaborador


Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal