Florianópolis, 15 a 19 de Maio de 2006



Baixar 92,35 Kb.
Encontro26.08.2018
Tamanho92,35 Kb.










XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP

Florianópolis, 15 a 19 de Maio de 2006



Formação: Ensino e Pesquisa na Pós-Graduação em Psicologia




Nome do GT

Trabalho e Processos Organizativos na Contemporaneidade 

Composição do GT


Participantes

Filiação

PPG

E-mail

Categoria

Coordenadora 

Leny Sato



USP

Psicologia social

lenysato@usp.br

Professora

Maria Chalfin Coutinho

UFSC

Psicologia

chalfin@mbox1.ufsc.br

Professora

Izabel Cristina F. Borsoi

UFC

Psicologia

cristinaborsoi@uol.com.br

Professora

Dulce Helena Penna Soares

UFSC

Psicologia

dulcepenna@terra.com.br

Professora

Suzana da Rosa Tolfo

UFSC

Psicologia

Administração



srtolfo@yahoo.com.br

Professora

Rosemeire Aparecida Scopinho

UFSCar




scopinho@power.ufscar.br

Professora

Vera Lúcia Navarro

USP

Saúde na Comunidade

vnavarro@usp.br

Professora

Fábio de Oliveira

PUCSP




faboli@uol.com.br

Professor



Histórico do GT:


Este grupo de trabalho (GT) emerge a partir das preocupações de diversos pesquisadores com fenômenos e problemas do trabalho e dos processos organizativos que se apresentam na contemporaneidade no contexto de uma sociedade de capitalismo periférico. Os objetos de pesquisa têm sido construídos pelo olhar de uma tradição crítica da psicologia social, a qual acolhe diversas perspectivas teórico-metodológicas.

As preocupações dos componentes do GT estão agrupadas em cinco linhas de pesquisa: a) trabalho, desemprego e processos de exclusão social; b) autogestão e cooperativismo; c) trabalho, subjetividade e saúde; d) cotidiano e processos organizativos; e) trajetórias e memórias do trabalho. A definição dessas linhas toma por base, de um lado, a agenda construída pelos movimentos sociais contemporaneamente no Brasil, notadamente a partir do início da década de 1980 (como, por exemplo, o movimento sindical e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e, de outro, a proposição de políticas públicas nas áreas de Trabalho/Emprego e de Saúde do Trabalhador. Tal norte dá-se pois diversos membros desse GT tiveram suas trajetórias acadêmicas forjadas pelo diálogo estreito com representantes do movimento social e com os formuladores e implementadores de políticas públicas naquelas áreas.

A unidade temática  trabalho e processos organizativos  abre possibilidades para investigar situações que se apresentam em empresas privadas, públicas, autogestionárias e em organizações comunitárias; abre também possibilidades para estudar o trabalho no mercado formal e informal; o trabalho urbano e rural; o trabalho nos setores primário, secundário e terciário.

Vários membros desse grupo fazem parte do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, desde 2003, que tem o mesmo nome desse GT. Sua origem mais remota situa-se em 2001, quando Maria Chalfin Coutinho e Leny Sato participaram de mesa redonda no XI Encontro Nacional da ABRAPSO, intitulada “Transformações e continuidades: movimentos no trabalho contemporâneo”, título esse que anunciava preocupações relevantes na especificidade do GT ora proposto.

A partir de então, atividades conjuntas têm ocorrido mais freqüentemente em diversos âmbitos: participação em congressos científicos, participação em bancas de concurso e de defesa de dissertações e de teses, publicações conjuntas e editoria de periódico científico.

Os congressos da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social), da SIP (Sociedade Interamericana de Psicologia), da SBP (Sociedade Brasileira de Psicologia) e da SBPOT (Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e Trabalho) dentre outros eventos científicos, têm sido ocasiões nas quais todos os participantes desse GT têm apresentado, em sub-grupos, relatos de pesquisa. Além desses eventos, atividades regionais (seminários, reuniões temáticas) também têm possibilitado discutir as pesquisas em andamento, em eventos organizados por membros do GT na UFSCar, na USP de Ribeirão Preto e no IP-USP.

Publicações conjuntas têm sido produzidas, como o livro Velhos trabalhos, novos dias: modos atuais de inserção de antigas atividades laborais (no prelo – Editora UFC/Edufscar), organizado por Izabel Cristina Borsoi e Rosemeire A. Scopinho, o qual conta com capítulos das organizadoras e de Maria Chalfin Coutinho e com apresentação de Leny Sato. Fábio de Oliveira e Leny Sato são editores dos periódicos Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, desde 1998, para o qual, Vera Lúcia Navarro, Rosemeire A. Scopinho e Maria Chalfin Coutinho têm oferecido consultoria científica. Rosemeire A. Scopinho tem duas publicações nesse periódico.

A participação em bancas examinadoras de concursos, de dissertações e de teses também tem sido outra oportunidade de encontro para conhecer e aprofundar questões de ordem teórico-metodológicas que orientam as pesquisas do grupo.

Projetos de pesquisa em conjunto, com apoio financeiro do CNPq e da FAPESC têm sido desenvolvidos por Suzana Tolfo e Maria Chalfin Coutinho desde 2004.

Essas são algumas das atividades conjuntas que evidenciam um histórico de longa interlocução que, por meio de uma rede, possibilitou reunir, nesse GT, os pesquisadores que o compõem.



Objetivos e Proposta do GT:


Objetivo geral do GT:

Investigar a vida cotidiana, tendo como referência o trabalho e os processos organizativos que potencializam e os que constrangem as formas de viver, bem como as estratégias individuais e/ou coletivas de enfrentamento dos problemas com os quais os trabalhadores se defrontam. Tal objetivo desdobra-se em cinco linhas de pesquisa: a) trabalho, desemprego e processos de exclusão social; b) autogestão e cooperativismo; c) trabalho, subjetividade e saúde; d) cotidiano e processos organizativos; e) trajetórias e memórias do trabalho.


Objetivos do GT para o XI Simpósio da ANPEPP:

  1. discutir achados de pesquisas atualmente em desenvolvimento pelos participantes do GT, em seus aspectos temático e teórico-metodológico;

  2. construir uma agenda de novos temas e problemas de investigação que as pesquisas ora em desenvolvimento pelos membros do GT têm apontado

  3. discutir as dimensões ética e política das pesquisas em desenvolvimento;

  4. construir uma agenda de atividades do GT para o próximo biênio.

Os objetivos acima pontuados tomarão por consideração o tema central desse simpósio – “Formação: ensino e pesquisa na pós-graduação em psicologia”.
Forma de encaminhamento dos trabalhos no XI Simpósio da ANPEPP:

As atividades terão por base apresentação e discussão dos papers elaborados pelos participantes desse GT, relatando as pesquisas recentemente desenvolvidas ou ora em desenvolvimento. Tal encaminhamento visa, dentre outros aspectos, proporcionar o aprimoramento desses papers, com vistas à publicação dessas contribuições. Todos os membros do GT deverão socializar os respectivos papers aos demais participantes do grupo antes do XI Simpósio, de modo a garantir a leitura prévia dos mesmos.

Também serão discutidos, à luz das pesquisas apresentadas nesses papers, quais novos temas e/ou problemas de pesquisa se insinuam como relevantes; quais as decorrências de cada um dos eixos temáticos para a formação na pós-graduação em psicologia (ensino e pesquisa); quais as questões de natureza ética e política estão envolvidas.

Quanto às atividades voltadas à organização do GT, serão discutidas e planejadas as atividades para o próximo biênio (publicações, participação em eventos científicos, reuniões científicas do GT) e será realizado um balanço das atividades desenvolvidas no XI Simpósio da ANPEPP.


Produção:


Muito embora esse seja um GT novo, estão abaixo relacionadas outras produções conjuntas dos pesquisadores desse grupo:

Capítulos de livro:

Coutinho, M.C. (1993) Subjetividade e trabalho. In: Soares, D.H. (org.) Pensando e vivendo a orientação profissional, (pp. 117-122). São Paulo: Summus.

Scopinho, R.A. (1999) Pedagogia empresarial de controle do trabalho e saúde do trabalhador: o caso de uma agroindústria sucroalcooleira da região de Ribeirão Preto/SP”, In: Borsoi, I.C. ; Sampaio, J. J. C. e Ruiz, E. M. (orgs.) Trabalho, saúde, subjetividade (pp. 133-157). Fortaleza: Ed. INESP/EDUECE.

Participação em eventos:

- Mesa redonda “Trabalho e subjetividade em diferentes contextos organizativos e profissionais” no XII Encontro Nacional da ABRAPSO, em 2003: Maria Chalfin Coutinho, Leny Sato, Rosemeire Aparecida Scopinho e Dulce Helena Penna Soares.

- Mesa redonda “Organização do trabalho” na I Semana de Psicologia da UFSCar, em 2003: Rosemeire Scopinho (coord.), Leny Sato, Sylvia Leser de Mello, Kelli Manfort.

- Sessão de comunicação coordenada “Mudanças nas condições de trabalho e a saúde do trabalhador: vigiando a qualidade do ambiente psicossocial” na XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, em 2004: Rosemeire A. Scopinho, Vera Lúcia Navarro e Elizabeth Joan Barhan (coord.)

- Simpósio "Impactos psicossociais dos processos de privatização em empresas dos setores elétrico e de telecomunicações" no I Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, em 2004: Rosemeire Aparecida Scopinho, Suzana da Rosa Tolfo e Maria Chalfin Coutinho.

- Simpósio "O trabalho, suas interfaces e conflitos na contemporaneidade: os desafios para a psicologia do trabalho" no I Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, em 2004: Rosemeire Aparecida Scopinho e Izabel Cristina F. Borsoi.

- Simpósio “Trabalho, Desgaste e Desemprego: sobre os impactos psicossociais dos processos de privatização no Brasil” no 30° Congresso Interamericano de Psicologia, em 2005: Rosemeire A. Scopinho (coord), Suzana R. Tolfo, Dulce H. P. Soares e Maria C. Coutinho.

- II Seminário “O Trabalho em debate: questionamentos e incertezas no mundo do trabalho no Brasil”, realizado em 2004, na USP - Ribeirão Preto: Vera Navarro e Leny Sato, 2004.



Participação em concursos públicos:

- Concurso para contratação de Psicólogo, realizado em 2003, no Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo (Edital IP 04/2003). Banca: Leny Sato, Fábio de Oliveira, Rosemeire A. Scopinho e Sylvia Leser de Mello,.


- Concurso público para provimento de cargo de Professor Doutor junto ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, realizado em 2005, no Instituto de Psicologia – USP. Banca: Leny Sato; Vera Lucia Navarro; Rosemeire A. Scopinho (suplente); Sigmar Malvezzi; Heloisa H.T. Martins e Maria J. Tonelli.

Avaliação:


Propõe-se que a avaliação das realizações do GT considere a produção conjunta e individual dos participantes do GT que dê continuidade à busca de objetivos desse grupo nas 5 linhas de pesquisa acima formuladas. O tipo de produção a ser considerada consiste em: publicações, participação em eventos científicos e bancas examinadoras.

Publicação conjunta em número especial da revista Psicologia & Sociedade (ABRAPSO), cujo tema é “Contemporaneidade, trabalho e subjetividade” que está sendo organizado e terá artigos produzidos por membros desse GT.


Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa