Fij faculdades integradas de jacarepaguá curso de educaçÃo física licenciatura fundamentos epistemológicos da educaçÃo física



Baixar 15.68 Kb.
Encontro31.05.2018
Tamanho15.68 Kb.

FIJ

FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

PROF. MARIA DE NAZARÉ DO VALLE LIMA.

NOME: DENILSON PIEDADE DIAS.

MATRÍCULA: 130251.

2015.2

FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

PROF. MARIA DE NAZARÉ DO VALLE LIMA.

Fragmento do artigo Epistemologia da prática pedagógica na Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental.

Prof.ª. Dra. Ane Carine Meurer. Prof. Érico Felden Pereira.

A atividade desenvolvida pela Educação Física vem sofrendo algumas modificações, apresentando diferentes focos durante a história, como a higiene, a disciplina, o desempenho esportivo e mais atualmente a saúde. O fato é que nenhuma dessas tendências voltou-se para o objetivo primordial da Educação Física na escola que deve ser tratada enquanto uma ação pedagógica. Aliado a isso, temos que considerar que a Educação Física ainda não é reconhecida como ciência, não possuindo um foco básico de estudo, valendo-se enquanto prática escolar de áreas como a pedagogia, filosofia, sociologia, psicologia, etc. Essas e outras questões fazem com que a disciplina de certa forma, ainda não tenha conseguido firmar seu lugar e importância na escola, fato observado por meio de vivências e pesquisas no meio escolar. Um ponto de partida para mudarmos estas questões referentes à profissão é superar a ideia de um indivíduo fragmentado em que as ações cognitivas apresentam-se independentes das motoras. A Educação Física escolar, certamente, pode perder esse estigma de subserviente e tornar-se uma ação pedagógica fundamental na formação do ser humano como um ser corporal [...] o corpo deve não ser mais um instrumento, mas a razão de viver. “Ser corpo implica a ideia de viver e não de usar” (Santin, 2002, p. 68).

A partir das ideias proposta no fragmento do texto, disserte sobre o tema.

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS

A importância da formação acadêmica para o futuro professor de Educação Física é de extrema importância, por que a nossa profissão lida com vidas de seres humanos e qualquer funcionalidade ou diagnóstico errado, podemos causar vários danos irreversíveis aos nossos alunos e até em nós mesmo, podendo levar até a óbito.



Esses conteúdos, que apontam para o que tem que fazer, junto à Educação Física e juntos com os temas transversais e ser feito, com um total acompanhamento pela coordenação da escola e pelo o professor de Educação Física na escola, periodicamente e predominantemente, para os nossos alunos do ensino fundamental e iniciais e de outras séries também, aonde eles estão começando a sua formação de caráter e de seus conhecimentos científicos e do seu senso comum. A falta de qualquer conteúdo científico ou de senso comum do cotidiano, numa escola é muito grave e isso pode prejudicar o aluno e até mesmo a escola futuramente, o conhecimento nunca é demais e o saber passar esses conhecimentos é melhor ainda, para quem está adquirindo e a satisfação e o prazer de quem está passando e ver nos seus alunos, que seus conhecimentos e esforço não foi em vão, aquilo tudo que você aprendeu na escola e numa faculdade, está sendo reconhecido pelos alunos e com as pessoas com quem trabalha e com vive no seu meio social. A Educação Física sempre teve seu lado importante na área de formação acadêmica, não só para os seus alunos e sim para uma sociedade como um todo. Nós professores de Educação Física, temos a obrigação e o dever de fazer, um grande trabalho de pesquisa científico, cotidiano e sobre ciências, durante a nossa formação e de sua graduação acadêmica. Antes de concluir a nossa formação acadêmica e até antes mesmo de exercer, as nossas funções profissionais. Devido, amplitude que a Educação Física tomou nos últimos tempos, aumentando um leque de oportunidades para nós professores, em poder de exercer nossas funções dentro e fora de uma escola ou uma faculdade, é enorme, mas para isso devemos fazer valer que a nossa formação acadêmica e a nossa profissão, seja e que esteja sempre se atualizando e se reciclando dentro e fora de nossos conteúdos e ficar ligado e antenado no que está acontecendo nos dias de hoje.

O professor de Educação Física se não for dedicado e não amar o que faz, ele não fará uma boa formação acadêmica e não será um bom profissional de Educação Física e será só mais um na estatística de formandos, na de desempregado ou de preso, por fazer algo errado de suas funções e por colocar a vida de alguém em risco físico ou de saúde. Então, como qualquer outra profissão devemos ser responsáveis pelos nossos atos e decisões perante a nossa profissão e a sociedade. Como diz (Lopes, 1999), que o conhecimento escolar é fruto do trabalho de alguns estudiosos, o qual é transposto em linguagem acessível à comunidade escolar, que de certa forma acabou dando a este o status de inteligibilidade da experiência humana. Os conhecimentos mesmo quando não são capazes de solucionar problemas humanos e/ou científicos, ainda assim conservam sempre seu caráter de validade único e irredutível.

ALUNO: DENILSON PIEDADE DIAS. MATRÍCULA: 130251.

Baixar 15.68 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
ensino médio
terapia intensiva
Conselho nacional
minas gerais
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
saúde mental
educaçÃo infantil
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
outras providências
secretaria municipal
catarina prefeitura
recursos humanos
Dispõe sobre
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
psicologia programa
ministério público
conselho estadual
público federal
Serviço público