Faculdade de psicologia



Baixar 50.08 Kb.
Encontro11.03.2018
Tamanho50.08 Kb.




FACULDADE DE PSICOLOGIA

UNIDADE SÃO GABRIEL

Autorizo a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, através do curso de graduação em psicologia, à ampla divulgação do meu trabalho de conclusão de curso, em espaços e eventos internos à Instituição, ou ainda abertos ao público em geral.

A presente autorização é concedida gratuitamente, abrangendo a divulgação da pesquisa acima mencionada em todas as suas modalidades, sendo estas impressas ou eletrônicas.

A PSICOLOGIA CLÍNICA NA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS - PMMG

Fernanda Nobre Santos Costa1



Marcelo Augusto Resende2
Esta pesquisa se insere no campo da Psicologia tratando sobre saúde mental e trabalho. Em uma perspectiva clínica, tem como objetivo conhecer a atuação do psicólogo no contexto da Polícia Militar de Minas Gerais e compreender como é o cuidado com o recurso humano da PMMG, a cargo do oficial psicólogo. Para conhecer o trabalho desse profissional e as contribuições da Psicologia nessa instituição, foi necessário também conhecer o cotidiano do policial militar no exercício de suas funções. Pensando no trabalho como uma tarefa importante para a constituição do sujeito é preciso que haja um profissional para cuidar desses trabalhadores, auxiliando-os a lidar com as dificuldades e possíveis atravessamentos desse ofício. Os policiais militares trabalham sob forte pressão psicológica vinda da instituição como um todo a partir das relações hierárquicas, dos pares, sociedade, mídia e muitas vezes da família. Estão sujeitos à morte, mutilações, ferimentos, intempéries, etc., nas ocorrências de combate ao crime em suas diversas modalidades. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, considerando assim de grande relevância a experiência trazida pelos profissionais entrevistados. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 03 oficiais psicólogos, tratadas com análise de conteúdo, análise de documentos institucionais como estatutos, editais de concurso para policiais e oficiais. Para compreender o funcionamento dessa instituição, foram selecionados alguns autores de grande importância nesse tema na revisão bibliográfica, como Goffman e Foucalt, além de produções acadêmicas e literárias de militares como Resende e Lima, que fazem parte desse universo policial. Nos resultados da pesquisa, constatou-se que: a Psicologia foi inserida na PMMG como uma tentativa de aprimorar o processo seletivo dos policiais na promoção e prevenção da criminalidade. Existem atravessamentos de uma instituição hierarquizada, regulando o trabalho de todos que dela fazem parte. Os oficiais psicólogos trabalham em batalhões próximos à tropa para melhor acompanhá-los na rotina diária, mas também em outros locais da instituição. Em situações como as de ocorrências envolvendo disparo de arma de fogo, o militar deve se apresentar ao serviço de psicologia. Nesse sentido, percebe-se a importância do trabalho da Psicologia nessa instituição, pois seu recurso humano atua em situação permanente de stress, mesmo quando não exerce o trabalho operacional ou quando faz parte de outras áreas como a da saúde. Pensando no fato de portarem arma de fogo e lidar diretamente com o público, é de extrema importância o cuidado com a saúde mental desse trabalhador da área da Segurança Pública, para que não coloque em risco a sua vida e da população.
Área do conhecimento: Ciências Humanas. Psicologia. Psicologia Clínica e Saúde Mental.

Palavras chave: Oficial Psicólogo. Policial Militar. Psicologia. Saúde Mental.
Referência da Monografia:
COSTA, Fernanda Nobre S. A PSICOLOGIA CLÍNICA NA PMMG. 2012. 52f. Monografia (Conclusão do curso) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Psicologia, Belo Horizonte.
Autorizo a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, através do curso de graduação em psicologia, à ampla divulgação do meu trabalho de conclusão de curso, em espaços e eventos internos à Instituição, ou ainda abertos ao público em geral.

A presente autorização é concedida gratuitamente, abrangendo a divulgação da pesquisa acima mencionada em todas as suas modalidades, sendo estas impressas ou eletrônicas.

1 Aluna do curso de Psicologia da PUC Minas - Unidade São Gabriel. Resumo da Monografia apresentada no 2º semestre de 2012, como requisito parcial para conclusão de curso. Contato: fernanda.nobresc@gmail.com

2 Mestre em Psicologia pela UFMG, professor do Curso de Psicologia da PUC Minas, Unidade São Gabriel, e orientador desta monografia.

Av. Dom José Gaspar, 500 • 30535-901 • Belo Horizonte • Minas Gerais



Fone: (31) 3319 4444 • www.pucminas.br


Baixar 50.08 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa