Faculdade de psicologia



Baixar 50,08 Kb.
Encontro11.03.2018
Tamanho50,08 Kb.




FACULDADE DE PSICOLOGIA

UNIDADE SÃO GABRIEL

Autorizo a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, através do curso de graduação em psicologia, à ampla divulgação do meu trabalho de conclusão de curso, em espaços e eventos internos à Instituição, ou ainda abertos ao público em geral.

A presente autorização é concedida gratuitamente, abrangendo a divulgação da pesquisa acima mencionada em todas as suas modalidades, sendo estas impressas ou eletrônicas.

A PSICOLOGIA CLÍNICA NA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS - PMMG

Fernanda Nobre Santos Costa1



Marcelo Augusto Resende2
Esta pesquisa se insere no campo da Psicologia tratando sobre saúde mental e trabalho. Em uma perspectiva clínica, tem como objetivo conhecer a atuação do psicólogo no contexto da Polícia Militar de Minas Gerais e compreender como é o cuidado com o recurso humano da PMMG, a cargo do oficial psicólogo. Para conhecer o trabalho desse profissional e as contribuições da Psicologia nessa instituição, foi necessário também conhecer o cotidiano do policial militar no exercício de suas funções. Pensando no trabalho como uma tarefa importante para a constituição do sujeito é preciso que haja um profissional para cuidar desses trabalhadores, auxiliando-os a lidar com as dificuldades e possíveis atravessamentos desse ofício. Os policiais militares trabalham sob forte pressão psicológica vinda da instituição como um todo a partir das relações hierárquicas, dos pares, sociedade, mídia e muitas vezes da família. Estão sujeitos à morte, mutilações, ferimentos, intempéries, etc., nas ocorrências de combate ao crime em suas diversas modalidades. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, considerando assim de grande relevância a experiência trazida pelos profissionais entrevistados. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 03 oficiais psicólogos, tratadas com análise de conteúdo, análise de documentos institucionais como estatutos, editais de concurso para policiais e oficiais. Para compreender o funcionamento dessa instituição, foram selecionados alguns autores de grande importância nesse tema na revisão bibliográfica, como Goffman e Foucalt, além de produções acadêmicas e literárias de militares como Resende e Lima, que fazem parte desse universo policial. Nos resultados da pesquisa, constatou-se que: a Psicologia foi inserida na PMMG como uma tentativa de aprimorar o processo seletivo dos policiais na promoção e prevenção da criminalidade. Existem atravessamentos de uma instituição hierarquizada, regulando o trabalho de todos que dela fazem parte. Os oficiais psicólogos trabalham em batalhões próximos à tropa para melhor acompanhá-los na rotina diária, mas também em outros locais da instituição. Em situações como as de ocorrências envolvendo disparo de arma de fogo, o militar deve se apresentar ao serviço de psicologia. Nesse sentido, percebe-se a importância do trabalho da Psicologia nessa instituição, pois seu recurso humano atua em situação permanente de stress, mesmo quando não exerce o trabalho operacional ou quando faz parte de outras áreas como a da saúde. Pensando no fato de portarem arma de fogo e lidar diretamente com o público, é de extrema importância o cuidado com a saúde mental desse trabalhador da área da Segurança Pública, para que não coloque em risco a sua vida e da população.
Área do conhecimento: Ciências Humanas. Psicologia. Psicologia Clínica e Saúde Mental.

Palavras chave: Oficial Psicólogo. Policial Militar. Psicologia. Saúde Mental.
Referência da Monografia:
COSTA, Fernanda Nobre S. A PSICOLOGIA CLÍNICA NA PMMG. 2012. 52f. Monografia (Conclusão do curso) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Psicologia, Belo Horizonte.
Autorizo a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, através do curso de graduação em psicologia, à ampla divulgação do meu trabalho de conclusão de curso, em espaços e eventos internos à Instituição, ou ainda abertos ao público em geral.

A presente autorização é concedida gratuitamente, abrangendo a divulgação da pesquisa acima mencionada em todas as suas modalidades, sendo estas impressas ou eletrônicas.

1 Aluna do curso de Psicologia da PUC Minas - Unidade São Gabriel. Resumo da Monografia apresentada no 2º semestre de 2012, como requisito parcial para conclusão de curso. Contato: fernanda.nobresc@gmail.com

2 Mestre em Psicologia pela UFMG, professor do Curso de Psicologia da PUC Minas, Unidade São Gabriel, e orientador desta monografia.

Av. Dom José Gaspar, 500 • 30535-901 • Belo Horizonte • Minas Gerais



Fone: (31) 3319 4444 • www.pucminas.br



Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal