Faculdade de psicologia unidade são gabriel



Baixar 49.64 Kb.
Encontro11.03.2018
Tamanho49.64 Kb.




FACULDADE DE PSICOLOGIA

UNIDADE SÃO GABRIEL

Autorizo a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, através do curso de graduação em psicologia, à ampla divulgação do meu trabalho de conclusão de curso, em espaços e eventos internos à Instituição, ou ainda abertos ao público em geral.

A presente autorização é concedida gratuitamente, abrangendo a divulgação da pesquisa acima mencionada em todas as suas modalidades, sendo estas impressas ou eletrônicas.

TRIBOS URBANAS: Belo Horizonte e o heavy metal dos headbangers
Diego dos Anjos Oliveira1

Adriana Maria Brandão Penzim2



O trabalho aborda um grupo urbano, em Belo Horizonte (MG), os headbangers, adeptos do heavy metal, com o objetivo de conhecer seus processos identitários e suas formas de circulação e apropriação do espaço da cidade. Numa concepção qualitativa, fez-se uma investigação que associou aos estudos teóricos uma breve pesquisa de campo que privilegiou a escuta de alguns membros de um grupo headbanger, por meio de entrevistas semi-estruturadas e da observação do grupo em suas práticas coletivas em espaços da cidade. O estudo das narrativas fez-se pautado na Análise de Conteúdo, à luz do que propõe Maria Laura Franco. Buscou-se no referencial teórico consultado discutir a questão da identidade; conhecer os estudos sobre o que se vem denominando "tribos urbanas"; bem como os estudos histórico-culturais sobre o surgimento do heavy metal e dos headbangers. Numa perspectiva multidisciplinar, foram consultados autores oriundos de diferentes campos do saber, em especial da sociologia, da antropologia urbana e da psicologia, destacando-se, nas reflexões sobre identidade, Stuart Hall, Erik Erikson, Tomas Tadeu da Silva, Kathryn Woodward e Suely Rolnik; nos estudos sobre a cidade, tomam-se as contribuições de José Guilherme Cantor Magnani, sobretudo no que tange às concepções de "tribos" associadas aos conceitos de "pedaço", "mancha", "circuito" e "trajeto". No que tange ao advento do heavy metal, recorre-se a Sam Dunn. O estudo possibilitou observar e compreender a importância, para o coletivo em foco, da música e das relações de amizade — entendidos como parte integrante de seus processos identitários e de formação grupal — e como isso pauta seu cotidiano social, inclusive nas relações com outros grupos que circulam pela cidade.
Área do conhecimento: Ciências Humanas. Antropologia. Sociologia. Psicologia

Palavras-chave: Identidade. Tribos urbanas. Heavy Metal. Headbangers.
Referência da monografia:
OLIVEIRA, Diego dos Anjos. TRIBOS URBANAS: Belo Horizonte e o heavy metal dos headbangers. 2012. 48f. Monografia (Conclusão do curso) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Psicologia, Belo Horizonte.
Autorizo a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, através do curso de graduação em psicologia, à ampla divulgação do meu trabalho de conclusão de curso, em espaços e eventos internos à Instituição, ou ainda abertos ao público em geral.

A presente autorização é concedida gratuitamente, abrangendo a divulgação da pesquisa acima mencionada em todas as suas modalidades, sendo estas impressas ou eletrônicas.

1 Aluno do curso de Psicologia da PUC Minas - Unidade São Gabriel. Resumo da Monografia apresentada no 2º semestre de 2012, como requisito parcial para conclusão de curso. Contato: diegonegative@hotmail.com

2 Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professora Adjunto III do Curso de Psicologia da PUC Minas - Unidade São Gabriel e orientadora desta monografia.

.

Av. Dom José Gaspar, 500 • 30535-901 • Belo Horizonte • Minas Gerais

Fone: (31) 3319 4444 • www.pucminas.br




Baixar 49.64 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa