Faculdade de direito



Baixar 1,44 Mb.
Página1/66
Encontro30.05.2018
Tamanho1,44 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   66

JORGE CHADE FERREIRA


OS CONSELHOS DA COMUNIDADE E A REINTEGRAÇÃO SOCIAL
Dissertação de Mestrado

Orientador: Professor Associado Dr. Alvino Augusto de Sá




UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE DIREITO

São Paulo-SP

2014
JORGE CHADE FERREIRA

OS CONSELHOS DA COMUNIDADE E A REINTEGRAÇÃO SOCIAL
Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre na área de concentração: Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia, sob a orientação do Professor Associado Dr. Alvino Augusto de Sá

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE DIREITO

São Paulo-SP

2014

OS CONSELHOS DA COMUNIDADE E A REINTEGRAÇÃO SOCIAL


JORGE CHADE FERREIRA

DATA: ______/______/______


BANCA EXAMINADORA:

1º EXAMINADOR: _______________________________________________________

Orientador: Professor Associado Dr. Alvino Augusto de Sá


2º EXAMINADOR: _______________________________________________________

3º EXAMINADOR: _______________________________________________________

À minha mãe, Fausta Chade Ferreira (in memoriam)

Ao meu pai, José Carlos Ferreira

Ao meu irmão, Henrique Chade Ferreira

Ao meu filho, Miguel Gomes Ferreira


AGRADECIMENTOS

Ao Professor Alvino Augusto de Sá, por ter sido um verdadeiro orientador, pela compreensão e, principalmente, pela paciência. Não bastasse isso, pelas aulas magistrais que pude acompanhar e que estão em um lugar bem especial na minha memória, para sempre.


À Ouvidora do Sistema Penitenciário Nacional, Valdirene Daufemback, pelas contribuições que deu a este trabalho com dados e informações e igualmente pela atuação exemplar em prol do desenvolvimento dos Conselhos da Comunidade no país.
Aos Conselheiros da Comunidade e aos ex-Conselheiros da Comunidade, com carinho muito especial: Padre Maurilio Souza Firmino, Pastor Ailson de Oliveira Cartagenes, Padre Valdir João Silveira, Irmã Petra Silvia Pfaller e Júlia Mello Neiva.
Ao Professor Alamiro Velludo Salvador Netto e à Professora Ana Elisa Liberatore Silva Bechara, pelas sugestões fundamentais que fizeram a este trabalho.
Ao Professsor Sérgio Salomão Shecaira, por suas valiosas observações durante o curso.
Aos Professores do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo, Marcos Cézar Alvarez, Sérgio Adorno e Fernando Pinheiro, pelas aulas magistrais que me ofertaram.
À Dalva Veramundo Bizerra de Souza e à Marcela Moreira de Oliveira, do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, pela paciência e auxílio durante todos os anos do curso (e um pouco antes dele).
Aos bibliotecários e às bibliotecárias da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, pessoas realmente incríveis, afetuosas, dedicadas e que desempenham um papel fundamental para todos nós, alunos.
Aos bibliotecários e às bibliotecárias e aos professores e professoras da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), instituição de ensino fundamental neste meu percurso de estudante.
Aos meus colegas, às minhas colegas, aos meus amigos e minhas amigas, novos ou mais antigos, todos imensamente importantes para mim: Mônica Soligueto, Mariana Duarte Borgheresi, Natália Macedo Sanzovo, Isabel Hamud, Jéssica Paschoal, Maria Cláudia Girotto do Couto, Juliana Moraes, Vivian Calderoni, Luis Carlos Valois, José Ricardo Marcondes, Jovacy Peter Filho, Bruno Amábile Bracco, Emerson Martins, João Paulo de Godoy, Sila Calderoni, Claudia Prado Raulino, Adriana Britto e, muito especialmente, à Juliana Martins, minha amiga para todas as dificuldades, tristezas e alegrias.
Ao meu pai José Carlos, ao meu irmão Henrique e à minha mãe, Fausta (in memoriam), que contribuíram muito incentivando e acreditando que este sonho poderia se tornar realidade.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   66


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal