Estudos Fundamentais de Literatura Grega – 2016. 1



Baixar 163,72 Kb.
Página1/9
Encontro03.04.2018
Tamanho163,72 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9

Estudos Fundamentais de Literatura Grega – 2016.1

PROFESSOR: Charlene M. Miotti

Aluno: Carlos Eduardo Klimick Pereira.

1.Introdução

Este trabalho apresenta uma proposta de atividade com Aventura-Solo baseada na Ilíada para uso com estudantes desta disciplina e/ou em outras atividades. A proposta é explicada em linhas gerais, bem como seus fundamentos. Em seguida estão o texto da Aventura-Solo propriamente dita e as referências bibliográficas utilizadas.



2. A proposta

A atividade com os alunos será realizada em duas etapas:

A 1ª etapa tem como estrutura narrativa uma Aventura-Solo, baseada na Ilíada de Homero, a partir da qual será realizada uma série de atividades com a função de trabalhar os objetivos de aprendizagem de intertextualidade, leitura crítica, compreensão de estrutura narrativa e percepção da presença do legado clássico na cultura brasileira contemporânea.

A 2ª etapa utiliza a estrutura de um jogo de tabuleiro, baseado na Odisseia de Homero, em que o tipo de personagem1 gerada na Aventura-Solo poderá influenciar na vivência dos desafios de trajeto colocados no tabuleiro.

Desta forma, o professor pode optar por trabalhar a narrativa e personagens homéricas por meio de Aventura-Solo, tabuleiro, e/ou na integração dos dois tipos de jogos narrativos.

A cena inicial ocorre cronologicamente no Canto IX, na noite em que os Aqueus buscam se recuperar da batalha que lhes foi desfavorável conforme descrito no Canto VIII. Alguns eventos serão referenciados em notas de rodapé para ficar mais evidente a sua inspiração narrativa. De acordo com as decisões tomadas na Aventura-Solo, o/a leitor/a sairá com um perfil de personagem. As atividades estão colocadas ao final do texto.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal