Estruturalismo



Baixar 41 Kb.
Página1/4
Encontro28.03.2018
Tamanho41 Kb.
  1   2   3   4



Estruturalismo
Tirando a Psicologia da Filosofia, trazendo para o campo da ciência, Wilhelm Wundt, criou na Alemanha o primeiro laboratório de pesquisa em Psicologia...
A ambição de Wundt era estabelecer uma identidade independente para a Psicologia. [...] Ele acreditava que os psicólogos deveriam investigar ‘os processos elementares da consciência humana', suas combinações, relações e interações. É comum descrever Wundt como um ‘químico' da vida mental que estudava seus ‘átomos' sistematicamente. Muito apropriadamente, o método de Wundt é em geral chamado de estruturalismo (Davidoff, 2001; p. 9-10).
Ele foi, nos primeiros anos da evolução da Psicologia como disciplina científica distinta/autônoma, um baluarte. Wilhelm Wundt, que determinou o objeto de estudo, o método de pesquisa, os tópicos a serem estudados e os objetivos da nova ciência. Formado em Medicina, ele criou um espaço compatível com os laboratórios das ciências naturais. Esse laboratório tornou-se um centro de investigação, local onde acorreram psicólogos e estudantes de todo o mundo. Essa foi a forma mais eficaz de Wundt atingir seu principal objetivo que era contribuir para o processo de autonomia da Psicologia – separando-se, nesse contexto, e apenas nesse, da Filosofia.
Era, naquele período, um ramo do saber estar acoplado à Filosofia – estudo do saber, daquele que é amigo e amante do saber. A Mecânica, a Física, a Biologia, a Fisiologia, a Química cresciam velozmente respondendo às demandas das pessoas: tecidos fabricados, carro, eletricidade, remédios, etc.
Foi influenciado pelas descobertas da Química. Na Química todas as substâncias são compostas por átomos. Wundt foi então decompor a mente em seus elementos mais simples, que são as sensações. Tanto para Wundt como para os seguidores do estruturalismo, as operações mentais resultam da organização de sensações elementares que se relacionam com a estrutura do Sistema Nervoso.
Wundt recorre aos métodos experimentais das Ciências Naturais, particularmente às técnicas usadas pelos fisiologistas, e adaptou seus métodos científicos de investigação aos objetivos da Psicologia. Dessa forma, a Fisiologia e a Filosofia ajudaram a moldar o objeto de estudo e os métodos de investigação dessa ciência que emergia.
Wundt define como objeto da Psicologia o estudo da mente, da experiência consciente do Homem - a consciência - e é, em seu laboratório, em Leipzig, que ele vai procurar conhecer os elementos constitutivos da consciência. Suas interrogações eram: Como se relacionam? Como se associação? Haveria uma concepção? Haveria uma associação ou associacionismo? etc.
Para atingir [...] seus objetivos, [...] Wundt utiliza como método de estudo a introspecção controlada. Esse método consiste em [que], no laboratório, observadores treinados [descrevam] suas experiências resultantes de uma situação experimental. Através da introspecção, os sujeitos descreviam suas percepções resultantes de estímulos visuais, auditivos e tácteis. Exemplo: os sujeitos experimentais ouviam um som e, em seguida, descreviam o que sentiam. Para Wundt, só este método permite o acesso à experiência consciente do indivíduo.
O emprego da introspecção veio da Física. Nessa ciência, esse método tinha sido utilizado para estudar a luz e o som. Ele também foi usado na Fisiologia em que fora aplicado ao estudo dos órgãos dos sentidos. A introspecção ou percepção interior, tal como é praticada no laboratório criado por Wundt, seguia condições experimentais restritas e obedecia a regras explícitas.
Wundt criou então esse instrumento: a introspecção, também denominada de analítica.



Baixar 41 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa