Este é o segundo número da Revista "Presença Ética" que tem como tema: Ética, Política e Emancipação Humana



Baixar 0,94 Mb.
Página1/58
Encontro02.03.2019
Tamanho0,94 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   58

APRESENTAÇÃO

Este é o segundo número da Revista “Presença Ética” que tem como tema: Ética, Política e Emancipação Humana. A intenção dos (as) autores (as) é suscitar o debate sobre a ética, enquanto dimensão da sociabilidade humana, ultrapassando a concepção conformista que permeia a discussão atual sobre “ética na política”. Os artigos buscam elucidar a premência de uma visão da subjetividade em sua inter-relação com a objetividade. Em síntese, trata-se de pensar que o indivíduo social é resultante das circunstâncias históricas, mas que essas mesmas circunstâncias são frutos da ação humana. Neste sentido, a política não pode ser vista apenas como expressão da relação de dominação de uma classe sobre outra, mas também como mediação para o processo de construção de uma sociedade emancipada.

Os artigos que compõem este número de “Presença Ética” buscam elucidar a importância da construção de valores novos, visto que o individualismo que está subjacente à lógica capitalista não pode dar sustentação a uma sociedade livre da dominação e da exploração. Dentro desta mesma ótica, busca-se estabelecer uma postura crítica diante do engodo das teorias éticas contemporâneas que, se por um lado anunciam, nos seus discursos, a perspectiva da justiça, da liberdade, por outro, contradizem-se quando insistem em defender as relações sociais que fundamentam o modo de produção capitalista.

Esperamos com isto influir no processo de emancipação humana pelo qual almejamos, considerando que todos somos sujeitos históricos e, portanto, responsáveis tanto pela crítica contundente, quando pela redefinição da história.

Agradecemos à coordenação da pós-graduação em Serviço Social da UFPE, em especial à Profª Ana Elizabete Mota, pelo incentivo a esta iniciativa que se materializou, também, pelo apoio financeiro. Agradecemos, também, aos (às) colaboradores (as); aos membros do Conselho Editorial e aos que contribuíram com seus artigos. Esperamos consolidar essas novas parcerias nas próximas edições.

Comissão Editorial






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   58


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal