Escola Superior de Enfermagem de Lisboa 2º Curso de Mestrado em Enfermagem



Baixar 2,78 Mb.
Página1/49
Encontro15.06.2018
Tamanho2,78 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   49

Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

2º Curso de Mestrado em Enfermagem

Área de Especialização

Gestão em Enfermagem

Implementação de uma Linha de Aconselhamento Telefónico de Enfermagem no Hospital Dia de Hemofilia     

Malam Turé
Projeto de Mestrado realizada sob a orientação do Professor Viriato Moreira, apresentada à Escola Superior de Enfermagem, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Gestão de Enfermagem.

Lisboa

2013

AGRADECIMENTOS

Ao meu tutor, pela paciência que teve em me orientar neste projeto, que eu acho muito difícil, o meu bem-haja.

À equipa de enfermagem, em especial a enfermeira chefe Ana Paula Sebastião, pela força e colaboração na elaboração de todo o projeto.

À equipa médica do Centro, em especial à sua coordenadora, Dr.ª Alice Tavares, pelo seu empenho na implementação da linha telefónica de atendimento de enfermagem.

À enfermeira supervisora, Ana Paula Fernandes, pelo empenho e apoio que me tem dado durante todo o período em que decorreu a elaboração do projeto.

Á enfermeira Elisabete Avelar, pelo apoio que me tem dado desde o primeiro dia do curso.

A minha tradutora de inglês, a enfermeira Isabel Esquetim.

Ao antigo diretor do serviço, Dr. Miguel Galvão, pelo seu apoio durante todo o projeto.

Um agradecimento especial às enfermeiras Anabela Picado e Isabel Pacheco, pelo apoio incondicional que me deram, desde o início do trabalho.

Por fim, aos anónimos que me ajudaram e que tornaram possível a realização deste projeto, a todos o meu muito obrigado.



RESUMO

O presente trabalho foca-se na problemática que a equipa de enfermagem enfrenta no dia-a-dia, no atendimento telefónico, encaminhamento e aconselhamento do doente/família com hemofilia e outras doenças hemorrágicas congénitas e adquiridas, que contatam telefonicamente o Hospital de Santa Maria  Hospital de dia de Hemofilia.

Nesta conformidade e no sentido de compreender as dificuldades sentidas pelo doente hemofílico, bem como pelos seus familiares/cuidadores, o objetivo principal deste trabalho é contribuir para melhorar a qualidade de atendimento telefónico prestados ao doente portador de hemofilia e respetiva família, propondo para isso a implementação de uma linha de aconselhamento telefónico de enfermagem, ao doente com hemofilia e à sua família. Por conseguinte, procurou-se compreender a dinâmica comunicacional inerente ao atendimento telefónico, bem como a identificação dos principais problemas dos doentes/familiares, registados no Serviço de Imuno-hemoterapia do Hospital de Santa Maria.

A metodologia utilizada neste projeto assenta essencialmente no paradigma qualitativo, proposto por Quivy e Campenhout (2008).

Os resultados obtidos confirmam a pertinência deste projeto, evidenciando que este poderá ser um forte contributo para a melhoria dos cuidados de enfermagem prestados aos doentes/famílias com hemofilia, seguidos no Centro de Cogulopatias Congénitas e Adquiridas do Hospital de Santa Maria.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   49


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal