Escola e invenção



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Ensaio sobre o tema “escola e invenção” 

Estudos Esp. em Psicologia e Práticas Educacionais e de Saúde 

Francieli Rodrigues Dallapicola 

 

À partir das vivências escolares proporcionadas pelo curso, das matérias que



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

se debruçaram sobre o tema e dos textos base fornecidos para o seminário, é



 

 

   



   

 

 



 

 

   



   

possível pensar uma infinidade de aspectos relacionados à educação e, mais

 

 

 



 

 

 



   

 

 



 

especificamente, ao espaço educacional em si. Por muito tempo (e ainda hoje), ao

 

 

 



 

   


 

 

   



 

 

 



se pensar escola, a primeira coisa que nos vem à cabeça certamente não é

 

 



   

 

 



 

 

   



 

 

   



invenção. Muito mais provável que seja aprendizado, disciplina, obediência,

 

 



 

 

 



 

 

 



 

comportamento. E isso não se dá por acaso. A instituição escola como a

 

 

 



 

 

 



 

   


 

 

   



conhecemos é, em termos focaultianos, uma agente da docilização dos corpos. Um

   


 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

espaço onde “produzem-se “corpos dóceis”, isto é, corpos obedientes e “bonzinhos”,

 

 

 



 

 

   



 

   


 

que não contestam e que apenas se deixam instruir.” (BRIGHENTE; MESQUIDA,

 

 

   



 

 

 



 

 

 



 

2011, p.2391).

Esse processo, que visa a produção de corpos aptos para o mercado



 

 

 



 

 

   



   

 

 



   

 

de trabalho, acaba por privar os indivíduos da possibilidade de refletirem sobre sua



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

posição na sociedade e no mundo.  

Dessa forma, temos a naturalização desse espaço educacional como

 

 



   

 

 



 

 

 



formador de mão-de-obra, uma vez que não há interesse na produção de indivíduos

 

 



 

 

 



 

   


   

   


 

emancipados e reflexivos.

​Fusinato e Kraemer (2013), afirmam também que o

   


 

   


 

 

 



 

   


ensino brasileiro contemporâneo, apesar de regido por ideais democráticos, ainda

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

guarda muitos aspectos da educação escolar dos anos de 1930 e 1940, como seu



 

 

 



 

 

 



 

 

 



   

 

 



 

caráter extremamente autoritário e conservador, por exemplo. Temos então que as

 

 

   



 

 

 



 

 

 



 

funções atualmente atribuídas à escola se relacionam com muitos aspectos,

 

 

   



 

 

 



 

 

 



principalmente históricos e sociais, tanto a nível de país quanto a nível de sociedade

 

   



 

   


   

 

   



   

 

ocidental. 



A escola, então baseada em princípios e normas muito rígidas, promove um

 

 



 

 

 



   

 

 



 

 

 



controle do corpo, que de acordo com Fusinato e Kraemer (2013) se dá por meio da

 

 



 

 

 



 

 

   



 

     


 

   


avaliação do rendimento escolar (notas, frequências, provas), pela fragmentação do

 

 



 

 

 



 

 

 



   

tempo em horas aulas, pela imobilidade em carteiras, pela privação de acesso às

 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

novas mídias, proibição de conversas, trocas de experiências e vivências; criando

 

 

 



 

 

 



 

   


 

 

um ambiente sem reciprocidade entre vida e rotina escolar. Tudo isso acaba por



 

 

 



 

 

   



 

 

 



 

 

 




gerar uma série de sofrimentos, principalmente às pessoas que destoam do padrão

 

 



 

 

 



 

 

 



 

   


 

de aluno esperado e que não se adaptam à sua lógica (pelas mais diversas razões). 

Há então um processo de culpabilização individual que não se interessa em

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

refletir sobre o funcionamento da escola, sobre a dinâmica ensino-aprendizagem

 

   


 

 

 



   

 

 



posta, sobre aspectos políticos e socioeconômicos, e que situa o problema apenas

 

 



 

   


   

 

   



 

 

nos indivíduos: essa é a chamada produção do fracasso escolar. Esse fracasso é “o



 

 

     



 

   


 

 

 



     

elemento que permite vislumbrar as intensas desigualdades sociais instituídas no

 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

País. Desigualdades essas que se materializam também no espaço educacional”

 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

(

​HECKERT; BARROS, 2007) ​. Dado esse panorama, é fundamental compreender o



 

 

   



 

 

   



 

   


processo frente às práticas que o constituem e trabalhar em uma desnaturalização

 

 



 

 

   



   

 

 



 

 

de certos pressupostos, como o de que famílias carentes seriam pobres em



 

 

 



   

 

 



 

 

 



 

 

estímulos sociais cognitivos e culturais, produzindo esses alunos repetentes e



 

 

   



 

 

 



 

   


fracassados. É preciso também dialogar com esse fracasso, entender o que ele traz

   


 

 

 



 

 

 



   

 

 



 

consigo e que alternativas de aprendizagem surgem nessa impossibilidade de

   

 

 



 

 

 



 

 

 



corresponder ao modelo tido como ideal.  

Só dessa forma, abrindo espaço e permitindo que as multiplicidades do

 

 

 



 

   


 

 

 



 

 

espaço educacional se coloquem, é que poderemos naturalizar a diferença e a



 

 

 



   

 

 



   

     


inovação como pertencentes a ele. “Essa é uma perspectiva que considera que é no

 

 



   

 

   



 

 

 



 

     


encontro e no diálogo com o outro que o humano se constitui a si e ao mundo.”

   


 

 

   



 

   


 

 

       



 

 

(HECKERT; BARROS, 2007). Isso porque a ciência, as políticas públicas e as



 

 

 



 

   


 

 

 



   

 

teorias não dão conta do que se desdobra no cotidiano, no contato humano; e



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



   

portanto não podem servir como modelos rígidos, que não permitem nenhum tipo de

 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

   



flexibilização. É exatamente esse diálogo crítico e dinâmico, essa construção de

   


 

 

 



   

 

 



 

 

novos caminhos e possibilidades, que aparecem como agentes da transformação da



 

   


 

 

 



 

   


   

escola. 


Propor a escola como espaço de liberdade, de saberes não-formais e de

   


 

 

 



 

 

 



 

   


 

diálogo se apresenta então como um desafio, em que é necessário se ter em mente  

 

que os processos instituídos e naturalizados que



 

 

 



   

 

 



buscam aprisionar os movimentos afirmadores de

 

 



 

 

 



 

possibilidades outras de viver, aprender, trabalhar

 

 

 



 

 

 



etc. encontram-se em luta permanente com as forças

 

 



 

 

 



   

 



de invenção da alteridade. (HECKERT et al, 2001,

 

 



 

 

   



 

 

p.275). 



 

É nesse embate, em que propor o novo sempre esbarra em práticas já

   

 

 



 

 

   



 

 

 



 

   


institucionalizadas, que se faz necessário construir espaços para discussão e

 

 



 

 

 



 

 

 



   

socialização dos processos que se dão dentro e fora dos muros da escola, como

 

 

 



 

 

 



   

 

 



 

 

 



 

forma de quebrar as redes de isolamento que atuam entre professores, outros

 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



profissionais, alunos e suas famílias. Essa aproximação é fundamental, uma vez

 

   



 

 

 



   

 

 



 

que quando há questionamentos, diálogos e um desejo de construir uma escola e

 

 

 



 

   


 

 

 



 

 

   



um processo educacional mais reais e humanos; florescem o respeito, a

 

 



 

 

 



 

 

 



 

   


cooperação, as novas formas de ocupar, de pensar, de fazer. Ressignifica-se essa

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

relação com a instituição escolar, que apesar de ter sido construída baseada em

 

   


 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

princípios autoritários, tem um potencial imenso para se ancorar na inovação. 

 

 

 




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