Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Azeredo Perdigão Abraveses



Baixar 62,58 Kb.
Página1/3
Encontro30.06.2018
Tamanho62,58 Kb.
  1   2   3

Círculo de Viseu

E
scola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Azeredo Perdigão - Abraveses

2/2005



Agrupamento

de Escolas

de Abraveses

DownRibbonSharp

Projecto de Recomendação à Assembleia da República

Tema: “Responsabilidade social dos jovens na prevenção de comportamentos de risco”

Em Portugal os números que se referem à gravidez precoce, tabagismo, consumo de drogas variadas, alcoolismo, abandono escolar, aumento dos casos de distúrbios alimentares , da percentagem de obesidade juvenil e de diabetes de tipo 2, entre outros, são indicadores alarmantes do estado de saúde da população Portuguesa.

A melhor forma de combater esta situação acreditamos que será a prevenção dos comportamentos de risco dos jovens, tendo os Psicólogos um papel indispensável quer ao nível do desenvolvimento pessoal, quer interpessoal e até comunitário no contexto escolar nacional. Desde 1991 que na Lei nº 190/91 se reconhece a importância dos Serviços de Psicologia e Orientação nas escolas. No entanto, em 2005, em muitas escolas/agrupamentos do nosso País, nos quais incluímos o nosso, continua a não existir nestes serviços um Psicólogo.

Relativamente ao consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas, notamos que a sua venda aos jovens é muito facilitada: Máquinas de venda de tabaco em locais públicos, em que a moeda que se troca por estas substâncias não faz prova da idade do consumidor e venda directa de álcool e tabaco a consumidores adolescentes, em restaurantes, cafés, quiosques, sem qualquer entrave. Este problema é grave na nossa região e no País em geral.

Actualmente nos problemas de saúde dos adolescentes confrontamo-nos com o aumento dos casos de distúrbios alimentares, da percentagem de obesidade juvenil e de diabetes de tipo 2. Cada vez mais as crianças e jovens estão constantemente a receber informação perniciosa, muitas vezes sem acompanhamento, através dos meios de comunicação social e via Internet. Desta forma são “ bombardeados” com imagens de modelos anoréticos como protótipo dos ideais de beleza a alcançar e por outro lado com as aliciantes refeições do mercado do “fast- food”, tão plásticas como os brindes que oferecem.

A taxa de gravidez precoce em Portugal, assim como o número de casos de SIDA, revelam que as medidas de Promoção de Educação Sexual, da Saúde Reprodutiva e da Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, previstas na Lei nº 120/99 de 11 de Agosto (regulamentada pelo Decreto Lei nº 259/2000 de 17 de Outubro de 2000), não estão a ter o efeito desejado.

Com o objectivo de contribuir para a resolução dos problemas acima mencionados, recomendamos a esta Assembleia a discussão e implementação das seguintes medidas:






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
santa catarina
Prefeitura municipal
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
Conselho nacional
terapia intensiva
ensino médio
oficial prefeitura
Curriculum vitae
minas gerais
Boletim oficial
educaçÃo infantil
Concurso público
seletivo simplificado
saúde mental
Universidade estadual
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
saúde conselho
educaçÃo física
santa maria
Excelentíssimo senhor
assistência social
Conselho regional
Atividade estruturada
ciências humanas
políticas públicas
catarina prefeitura
ensino aprendizagem
outras providências
recursos humanos
Dispõe sobre
secretaria municipal
psicologia programa
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
Corte interamericana
Relatório técnico
público federal
Serviço público
língua portuguesa