Em psicologia e processos clínicos I, II, III e IV 1° turma



Baixar 0,98 Mb.
Página1/71
Encontro12.03.2018
Tamanho0,98 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   71

MANUAL DE ESTÁGIOS ÊNFASE

EM PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS

I, II, III E IV

1° TURMA

Este manual tem o intuito de informar e orientar acadêmicos(as) e orientadores(as) no decorrer dos estágios Processos Clínicos em Psicologia I, II, III E IV. O mesmo encontra-se embasado no PPC do Curso de Psicologia.



1 OBJETIVO

Estágio Curricular Específico das Ênfases em Psicologia está em consonância ao Art. 20 das Diretrizes Curriculares, onde propõe que “os estágios supervisionados são conjuntos de atividades de formação, programados e diretamente supervisionados por membros do corpo docente da instituição formadora e procuram assegurar a consolidação e articulação das competências estabelecidas”. Ainda segundo o Art.22, Parágrafo 21 “o estágio supervisionado básico incluirá o desenvolvimento de práticas integrativas das competências e habilidades previstas no núcleo comum”.

O estágio objetiva oportunizar experiências práticas específicas na formação acadêmica como complementação de ensino, conforme o currículo, programa e calendário das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu.

Os estágios supervisionados correspondem ao estágio obrigatório previsto na Lei Federal n°. 11.788, e, como tal, configuram-se em oportunidade de contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.

Os estágios das ênfases curriculares do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu são constituídos por um conjunto de disciplinas e estágios voltados à aplicação da Psicologia em diferentes contextos de atuação.

Considerando-se a natureza da instituição, o seu corpo docente, a realidade que caracteriza os diversos Municípios de abrangência das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu e a necessidade de consolidar o processo de formação do psicólogo em nível elevado de qualidade, optou-se por oferecer duas ênfases curriculares como possibilidade do aluno concentrar os seus estudos e formação prática no curso. Assim, o Curso de Psicologia das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu propõe uma formação específica abrangendo duas ênfases curriculares: Práticas Sociais e Institucionais em Psicologia (Ênfase A) e Psicologia e Processos Clínicos (Ênfase B), assim definidos, a partir da análise das condições de oferta da instituição e das necessidades sociais da região de abrangência das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu.

Os estágios ênfases delinear-se-ão a partir do 7º período quando então o aluno cursará as disciplinas e iniciará as atividades específicas do estágio proposto para cada ênfase.

As ênfases são operacionalizadas através da oferta de duas disciplinas para a Ênfase em Práticas Sociais e Institucionais e três disciplinas para a Ênfase em Psicologia e Processos Clínicos.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   71


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal