EducaçÃo física e desenvolvimento humano: análise de algumas abordagens resumo



Baixar 43,69 Kb.
Página1/5
Encontro27.05.2018
Tamanho43,69 Kb.
  1   2   3   4   5


EDUCAÇÃO FÍSICA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: ANÁLISE DE ALGUMAS ABORDAGENS

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma breve análise das teorias e aspectos que investigam e determinam o desenvolvimento humano a partir do pensamento fundamento pelas questões biológicas e sócio-históricas, além de buscar aproximações com as abordagens Crítico-superadora e Construtivista da Educação Física.

Palavras-chave: Desenvolvimento humano. Crítico-superadora. Construtivista. Educação Física.

INTRODUÇÃO

Podemos entender de forma sintetizada como desenvolvimento humano, o contínuo de evolução que ao decorrer da nossa vida sofre alterações, sejam elas referentes ao âmbito biológico ou psicológico. Cabe ressaltar ainda que tal desenvolvimento que sofremos durante o ciclo vital nem sempre ocorre de forma linear, seja ele no campo cognitivo, afetivo, motor ou social. (RABELO; PASSOS, 2010)

As abordagens do desenvolvimento humano são inúmeras e mais ainda são as suas interpretações que vem surgindo ao longo dos tempos. Podemos dividir tais abordagens em dois grandes grupos, Abordagens Biológicas e Abordagens Socioculturais ou Sócio-Históricas. No primeiro grupo destacam-se pesquisas ligadas ao desenvolvimento do corpo humano principalmente nos seus aspectos físicos e neurológicos. No segundo grupo destacam-se pesquisas principalmente na área da Psicologia Sócio-Histórica que além dos aspectos biológicos, também engloba os aspectos socioculturais como determinantes do desenvolvimento humano.

A partir dessas abordagens vão surgindo cada vez mais formas de se pensar a intervenção pedagógica e a produção científica na Educação Física, o que vai estimular ao dos tempos o aparecimento de teorias pedagógicas para a aplicação da referida disciplina no âmbito escolar. Entender e optar por uma dessas abordagens, significa dar uma direção mais concreta aos aspectos ligados ao processo de ensino-aprendizagem, dos quais se destacam: a organização e sistematização dos conteúdos, o desenvolvimento de estratégias educacionais, o processo avaliativo e a produção do conhecimento.






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal