Disciplina: psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem professora: taisa vliese



Baixar 18.58 Kb.
Encontro31.10.2019
Tamanho18.58 Kb.

ATIVIDADE ESTRUTURADA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

PROFESSORA: TAISA VLIESE

ALUNO: ANDRÉ MATOS BOTELHO LUZ

CURSO: LETRAS – PORTUGUÊS

Relatório com descrição dos registros do dia de observação 6/10/2015

No dia 6/10/2015, numa terça-feira, às 14 h, o sujeito observado estava utilizando o Skype para conversar com seu filho Bruno. A conversa estava centrada em Sofia, filha de Bruno e neta de Napoleão. O sujeito estava muito feliz de saber que sua neta e seu filho estão bem e que eles irão visita-lo em breve. O sujeito ficou no Skype com Bruno até às 15h 45 min. Após terminar a conversa, o sujeito desligou o computador e foi para a sala de meditação. Na sala, o sujeito varreu a área externa, tirou os sapatos e entrou dentro da sala. Ele, calmamente, começou a arrumar o zendo (área de meditação) para a pratica que iria acontecer a noite. O telefone celular tocou e o sujeito atendeu. Era uma amiga dele pedindo informações sobre como alugar um barracão em Santa Tereza. O sujeito estava bastante animado ao telefone, mostrando-se bem receptivo e atencioso com sua amiga. Ele saiu às 16h27min para ir a padaria comprar seu lanche. Nesse dia, ele não lanchou em casa. Ele lanchou na padaria. Na padaria, ele encontrou alguns conhecidos e conversaram sobre a falta de segurança do bairro. O sujeito destacou que a cidade como um todo esta muito perigosa, e ele pareceu bem preocupado com o problema de segurança pública. Ele retornou para casa após o lanche e às 17h fez um zazen (meditação zen-budista).



Área psicomotora:

O sujeito apresenta boa coordenação e controle de músculos voluntario, pois é uma pessoa bastante ativa e não sedentária. A lateralidade, agilidade e motricidade não apresentam nenhum problema aparente. O tônus muscular e a força física são bem desenvolvidas para sua idade, devido aos constantes exercícios físicos que pratica como caminhada e corrida. O aparelho sensorial externo encontra-se bem preservado, apenas os olhos necessitam de óculos, pois o sujeito apresenta miopia.



Área cognitiva: o Sujeito apresenta uma boa capacidade cognitiva, ele consegue utilizar o computador para realizar diversas tarefas, como conversar com seu filho através do Skype. Ele consegue resolver vários problemas utilizando o computador, seja através de e-mails, seja através de chats ou Skype. Ele apresenta criatividade e imaginação para buscar solução para os seus problemas.

Área social: o sujeito possui um bom relacionamento com seu filho, é educado, calmo e bem humorado com ele. Demonstra muito afeto pela sua neta e procura sempre saber mais sobre o desenvolvimento dela.

Área emocional: o sujeito percebe o seu filho e seus amigos como iguais e colaboradores. Ele se sente bem ajudando os seus amigos e familiares e confia muito em seu filho. A visão de mundo do sujeito é de maneira geral otimista e realista. É otimista, pois acredita no ser humano. É realista, pois sabe que problemas como a segurança publica dependem de outras esferas, como a educação e a política.

Análise das situações observadas à luz da teoria de Vygotsky e Freud.

Teoria de Vygotsky:

Fortemente influenciado pelo trabalho de Piaget, Vygotsky acreditava que a mente humana se desenvolve a partir das interações entre as pessoas e a sociedade. Ele formulou a hipótese de que certas ferramentas da cultura, como a fala e a capacidade de escrever, foram criadas para que as pessoas pudessem interagir com seu ambiente social.

O sujeito observado possui uma mente bem ativa e desenvolvida, em grande parte devido aos seus estudos e as interações entre as pessoas que fazem parte de seu convívio. O bairro de Santa Tereza em Belo Horizonte é um bairro pequeno, e lá as pessoas acabam se conhecendo e estabelecendo uma forte ligação. O sujeito interage com muitas pessoas do seu bairro, além de interagir com pessoas de outros bairros e de outras nacionalidades, pois o seu centro de meditação é famoso e bem procurado. O computador, através do Skype, amplia o circulo de interações sociais que o sujeito mantem com as mais diversas pessoas no mundo todo.

Teoria de Freud:

Freud propôs três partes da personalidade:



  • O id, que é a fonte da libido;

  • O ego, um elemento muito mais consciente, o´´executivo`` da personalidade;

  • O Superego, que é o centro da consciência e da moralidade, uma vez que ele incorpora normas e censuras da família e da sociedade.

O sujeito apresenta um ego bem estruturado e um superego que o possibilita a cumprir as demandas sociais. O sujeito demonstra ter incorporado as normas e censuras da sociedade e de sua religião.

Baixar 18.58 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa