Diretoria Administrativa da superintendência de Recursos Humanos srh



Baixar 200.5 Kb.
Página1/2
Encontro16.09.2018
Tamanho200.5 Kb.
  1   2



Diretoria Administrativa – DA

Superintendência de Recursos Humanos - SRH

Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho – DSS

Divisão de Saúde e Bem Estar no Trabalho - DABT

TERMO DE REFERÊNCIA

DABT – 006/2010


ANO - 2010

Programa de Preparação para Aposentadoria e Desligamento

PPA
ASPECTOS PSICO SOCIAIS DA APOSENTADORIA

palestra


A Arte do desligamento – do Conhecimento à sabedoria

ÍNDICE


Página

  1. Introdução............................................................................................... 3

  2. Caracterização do Objeto ...................................................................... 4

3. Justificativa ............................................................................................ 4

4. Qualificação............................................................................................ 5

5. Responsabilidades da Contratada........................................................ 5

6. Responsabilidades da Chesf.................................................................. 6





  1. INTRODUÇÃO

A CHESF - Companhia Hidrelétrica do São Francisco é uma Empresa estatal, de economia mista, vinculada ao Ministério de Minas e Energia que tem como Missão: “produzir, transmitir e comercializar energia elétrica, segundo princípios éticos e em sintonia com a preservação ambiental, para atuar com qualidade e rentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil”. Seus processos empresariais são submetidos às regras e controles de empresas públicas, tais como a Lei 8666/93 que trata sobre licitações e contratos públicos.


Ciente de sua Responsabilidade Social Empresarial, a Chesf busca o fortalecimento da cidadania, através de ações nas áreas de saúde e qualidade de vida, educação, meio ambiente, pesquisas científicas para o desenvolvimento tecnológico e promoção do crescimento humano e organizacional.
Nesse contexto, se insere o PPA – Programa de Preparação para Aposentadoria, o qual ao longo dos últimos anos tem sido realizado de forma pontual, no sentido de subsidiar empregados com informações e vivências, para melhor enfrentarem o desligamento da Empresa.
Atualmente, o PPA se encontra em mais uma edição, inserido num conjunto de ações intituladas PROSSEGUIR, voltadas, principalmente, aos empregados inscritos no PDVP – Plano de Demissão Voluntária Programada.
Trata-se de ações oferecidas pela Diretoria Administrativa, através da Superintendência de Recursos Humanos, sob a coordenação do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho - DSS e executado pela Divisão de Saúde e Bem Estar no Trabalho – DABT, abrangendo Sede e Regionais.
Este documento, denominado Termo de Referência, contém informações sobre critérios e requisitos mínimos para elaboração de propostas, com o objetivo de contratar profissional ou instituição especializada para executar serviços de palestras interativas.
A palestra interativa tem como objetivo sensibilizar e preparar os empregados participantes do PPA, para enfrentar e aceitar com equilíbrio, propósito, satisfação e sabedoria as mudanças de diversas dimensões (física, emocional, mental, social e espiritual) provenientes do seu desligamento.
Diante das premissas apresentadas, a Chesf incluiu em suas ações o compromisso de desenvolver o Programa de Preparação para Aposentadoria, cuja continuidade, em um de seus conteúdos, está aqui sugerida.

2. CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO

Este Termo de Referência tem como Objeto a Contratação de profissional / instituição que ofereça serviços especializados, nos aspectos psicossociais ligados ao tema aposentadoria / desligamento, através de palestras interativas com duração de 4horas e orientações, proporcionando aos empregados momentos de reflexão, abordando aspectos negativos da situação, enfatizando aspectos positivos e buscando a melhoria da auto-estima.

3. JUSTIFICATIVA


A Lei nº 10.741, de 1º/10/2003 que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências, destaca a responsabilidade do Poder Público na criação de programas de PPA, justificando, por si só, a realização desse tipo de evento.

Evidentemente, as ações desenvolvidas pela Chesf ultrapassam o mero cumprimento da Lei e vão além, atingindo o citado âmbito da Responsabilidade Social.


A mudança que vem ocorrendo no cenário mundial tem levado as empresas, e seu próprio quadro funcional, a repensar na questão do vínculo profissional, da aposentadoria e do novo significado de envelhecer. O PPA é, justamente, a oportunidade, oferecida aos empregados, de refletir, repensar sua carreira e redimensionar o futuro, já que para a maioria das pessoas, a quebra do contrato de trabalho gera conflitos pessoais e familiares.
Os programas de PPA evidenciam que esse complexo momento de ruptura com uma rotina de mais de trinta anos (a qual envolve todos os aspectos da vida do trabalhador) pode ser diferente e menos estressante, dependendo da forma como o indivíduo se prepara para vivê-la.
O impacto do desligamento e da aposentadoria depende, também, da forma como a Empresa desenvolve instrumentos de auxílio aos seus empregados, fortalecendo-os e preparando-os emocionalmente.
Para os empregados, o Programa traz benefícios como a valorização da diversidade humana, a melhoria das relações interpessoais, o respeito às diferenças, o despertar de talentos, a descoberta de novas fontes de prazer e atividades.
Pelo exposto, se justifica a continuidade do Programa de Preparação para Aposentadoria, através da contratação da consultoria ora proposta, mantendo a Chesf em seu verdadeiro papel de empresa cidadã.


  1. QUALIFICAÇÃO

A instituição contratada deverá:




  • Apresentar tempo mínimo de 15 anos em experiência na área comportamental, consultoria e desenvolvimento de pessoas.




  • Tempo mínimo de 5 anos de experiência com trabalhos de Preparação para Aposentadoria, podendo ser solicitada a apresentar atestado(s) de atuação em empresas públicas e de grande porte.




  • Especialização em Psicologia Social, Organizacional, ou correspondentes, com graduação em Serviço Social , Pedagogia ou Psicologia.




  • Especialização em Dinâmica de Grupo e Relações Humanas.




  • Preferencialmente, ser sediada no Estado de Pernambuco.

  1   2




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
Processo seletivo
ensino fundamental
ensino médio
terapia intensiva
Conselho nacional
minas gerais
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
saúde mental
educaçÃo infantil
direitos humanos
Centro universitário
educaçÃo física
Poder judiciário
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
políticas públicas
ResoluçÃo consepe
outras providências
secretaria municipal
catarina prefeitura
recursos humanos
Dispõe sobre
Conselho municipal
Colégio estadual
consentimento livre
psicologia programa
ministério público
conselho estadual
público federal
Serviço público