Direitos dos animais



Baixar 119,64 Kb.
Página1/8
Encontro16.09.2018
Tamanho119,64 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8



SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1
DIREITOS DOS ANIMAIS

4 AULAS



EIXO

Leitura

UNIDADE TEMÁTICA

Estratégias de leitura

OBJETOS DE CONHECIMENTO

Seleção, localização, inferência de informações

A. INTRODUÇÃO

Aprender a ler e a escrever é, antes de tudo, compreender o mundo, seus contextos, suas pluralidades culturais, sua geopolítica, suas relações com a linguagem e as línguas, pois tudo isso “diz” o ser humano, em suas circunstâncias.

Tratar na escola de uma “Educação em valores”, tematizando as relações entre a humanidade e os animais, por exemplo, é uma forma de conscientizar os alunos de que vai longe a ideia de que os animais devem apenas nos servir, trabalhando para nós ou por nós. Hoje em dia, há muitas informações, estudos que problematizam essas perspectivas utilitaristas sobre os animais, bem como defendem o papel deles no próprio equilíbrio do planeta, nas relações entre todos os seres.

As interações ser humano-animal têm sido abordadas pela sociologia, psicologia, antropologia, medicina veterinária e outras ciências que evidenciam um aprofundamento na relação entre o humano e os animais, principalmente os animais de estimação. Nesse contexto, cada vez mais há ações de políticas públicas, grupos de defesa dos animais, pessoas físicas que consideram os direitos dos animais de existirem de acordo com suas características e viverem de forma digna.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal