Desporto vs tabaco – Psicologia da Educação



Baixar 22,5 Kb.
Encontro05.03.2019
Tamanho22,5 Kb.




Desporto VS Tabaco

Inicialmente pode-se falar um pouco das consequências que o consumo do tabaco provoca, sem falar especificamente em atletas de alta competição ou apenas pessoas que praticam atividade física regular.



É do conhecimento geral que o consumo do tabaco é de todo prejudicial à saúde e aos que nos rodeiam. Apresentamos algumas doenças relacionadas com o tabaco: cancro do pulmão, doenças pulmonares, doenças cerebrovasculares, doenças cardiovasculares, disfunções sexuais, anomalias do desenvolvimento fetal, consequências estéticas, entre muitos outros efeitos nocivos.

Como se sabe, a prática de desporto requer esforço físico. Como referi anteriormente todos estão intimamente ligados com a prática desportiva, pessoas que fumem vêm o seu rendimento a ser afetado. Corpo sã mente sã. O fumo inalado causa redução na função pulmonar e aumenta a quantidade de carboxiemoglobina, dificultando o transporte de O2 do sangue.

Apresento algumas vantagens promovidas pelo desporto: bem-estar físico e psíquico; bom funcionamento cardiovascular; controlo da hipertensão e da obesidade; combate ao sedentarismo e ao stress; socialização, espirito de cooperação e inclusão social, é uma alternativa contra ao tabagismo, alcoolismo e toxicodependência.



Trabalho realizado pela aluna Joana Maria Calhau Machado Nº111186164, matriculada a 18 de Outubro de 2011 (possível 3ªfase), no 1º Ano do 2º Ciclo de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.



Joana Maria Calhau Machado Nº 111186164 Página



Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal