Da inovaçÃo técnica à inovaçÃo edificante: o ensino de Didática em questão



Baixar 53,64 Kb.
Página1/5
Encontro03.04.2018
Tamanho53,64 Kb.
  1   2   3   4   5



DA INOVAÇÃO TÉCNICA À INOVAÇÃO EDIFICANTE: O ENSINO DE DIDÁTICA EM QUESTÃO

Elsa Guimarães Oliveira - UFU

Olga Teixeira Damis – UFU

Silvana Malusá - UFU



1 - Introdução

O trabalho em pauta integra uma pesquisa interinstitucional, em desenvolvimento, pelo Grupo de Pesquisa da Formação de Professores (GPFP) da UnB, que congrega pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) com o objetivo de configurar a educação superior como importante campo de reflexão, produção e socialização de conhecimentos sobre formação docente.

A presente pesquisa procura compreender o papel da Didática na formação dos profissionais da educação. E, quando se refere à disciplina Didática, focaliza-se não só a Didática ministrada nos cursos de licenciatura, mas, também, a Metodologia do Ensino Superior, a Organização do Trabalho Pedagógico e a Docência Universitária – disciplinas congêneres oferecidas em cursos de especialização e mestrado em educação.

As mudanças no tempo/espaço contemporâneo requerem das instituições formadoras novas maneiras de pensar, comunicar, aprender, ensinar e conviver. As instituições de ensino, por sua vez, sentem-se obrigadas a repensarem seus projetos pedagógicos, o que requer profissionais capazes de assumirem uma prática pedagógica inovadora para formar o cidadão apto a viver no século XXI.

Esse desafio justifica a necessidade premente de um estudo que aborde questões relacionadas com a natureza da formação didática que está sendo proporcionada nos cursos de formação de professores, na graduação e na pós-graduação (lato e stricto sensu).

Frente ao exposto, a questão central desta pesquisa está explicitada na seguinte indagação: A Didática (e as disciplinas congêneres) na formação de professores para a educação básica e superior pode funcionar como instrumento para efetivação da inovação técnica ou, ao contrário, se constituir em veículo que contribui para a inovação edificante da prática pedagógica? Para tal, a pesquisa qualitativa permite desvelar pressupostos teórico-metodológica que sustentam o ensino de Didática assim como também possibilitam verificar os possíveis indicadores de rupturas com as tradicionais formas de organizar, academicamente, o tempo e o espaço do ensinar e do aprender.

Nessa etapa da pesquisa, optou-se, por caracterizar o ensino de Didática nos cursos de formação docente da UFU, por meio da análise dos planos de ensino dos professores, procurando destacar os aspectos inovadores presentes em seus elementos constitutivos – objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação e referências bibliográficas.

No presente estudo exploratório, foi analisado um dos componentes do ensino registrado nos planos analisados - a metodologia de ensino - com base nas referências teóricas que esclarecem o sentido da inovação técnica e da inovação edificante. Portanto, buscou-se identificar os aspectos das técnicas, procedimentos, atividades e recursos como expressão da condução do ensino, selecionando os indícios e evidências da construção de uma Didática fundamentada na inovação edificante.

Em momentos subseqüentes da trajetória investigativa, essa análise preliminar será complementada com entrevistas, envolvendo os atores envolvidos: professores da disciplina, grupo focal com amostragem de formandos dos vários cursos. O diálogo entre as informações recolhidas - em suas evidências/ausências – e o referencial teórico evocado, resultará em análise interpretativa sobre o papel da Didática na formação de professores de educação básica e superior.


: anteriores
anteriores -> Formação de professores e pesquisa: metodologias de participação, colaboração e autoformação
anteriores -> MediaçÃo da aprendizagem no ensino de psicologia de educaçÃo sob a perspectiva de reuven feuerstein: uma pesquisa-açÃo no curso normal nível médio
anteriores -> A influência da família na construçÃo da noçÃo de lucro na criança trabalhdora de rua de curitiba
anteriores -> EducaçÃo científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica
anteriores -> O aprender do adulto: contribuições da teoria histórico-cultural
anteriores -> As implicaçÕes das emoçÕES, dos afetos e dos sentimentos na prática pedagógica a partir da psicologia sócio-histórica
anteriores -> Referências bibliográficas
anteriores -> O estágio supervisionado na formaçÃo do(A) professor(A) de educaçÃo física
anteriores -> RepresentaçÕes de alfabetizaçÃo em discursos escolares: harmonia entre palavras proferidas e coisas feitas
anteriores -> As práticas cotidianas de alfabetizaçÃO: o que fazem os professores


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal