Curso engenharia de produçÃo química



Baixar 316.04 Kb.
Página1/57
Encontro22.05.2020
Tamanho316.04 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   57



SOCIOLOGIA

APOSTILA 3

3ª SÉRIE


SOCIOLOGIA GERAL E APLICADA
Todas as preocupações humanas sintetizam-se na busca de solução para os problemas sociais. Nessa procura, o homem foi descobrindo formas de satisfação individual e grupal.
Se a satisfação constituiu uma realidade, os grupos mantiveram estabilidade que conciliava acomodação do conflito com satisfação. Elemento importante na solução – ou só no equacionamento dos problemas – sempre foi o bem encontrado ou projetado para sua consecução no futuro. O fato e a utopia inter-relacionam-se na história e respondem pela estabilidade e pela mudança como características da sociedade.
A história registra que, na impossibilidade de vislumbrar uma solução – mesmo projetando-a -, não raro transferia-se a responsabilidade para o desconhecido. Compondo uma ritualização, os intermediários entre os homens e o desconhecido desfrutavam de um status privilegiado.
Com o conhecimento o homem foi descobrindo e explicando a natureza, passando da preponderância do controle mágico-religioso para o controle racional.
Os primeiros filósofos buscaram um tratamento racional da natureza tomada no seu conjunto, deparando com o problema fundamental: conciliar estabilidade e mudança.
Duas respostas principais estruturaram-se, atravessando a história desde o classicismo grego até nossos dias: idealismo e realismo.
Essas duas escolas receberam – e continuam recebendo – denominações variadas, mas mantém-se como referenciais para a filosofia contemporânea e para as ciências.
A Sociologia tem suas origens na Filosofia, vindo a definir-se como ciência graças à convergência de fatores históricos, socioculturais e intelectuais.
Os pioneiros objetivavam descobrir leis da evolução social. Já no século XX, num primeiro momento, os trabalhos se voltavam para o estudo da sociedade global. Entretanto, se esses esforços definiram a Sociologia como ciência autônoma, com o estudo dos pequenos grupos seu desenvolvimento concretizou-se. A preocupação atual retorna ao estudo da sociedade total na dimensão globalizada.
As ciências sociais todas são concitadas a um trabalho conjunto para a atualização das teorias e visando a uma intervenção racional eficiente na realidade social.





    1. Baixar 316.04 Kb.

      Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   57




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa