Curso de psicologia marcella quadros moretti camille claudel: a arte como express



Baixar 459,93 Kb.
Página1/25
Encontro18.04.2018
Tamanho459,93 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   25


UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURIDICAS APLICADAS

CURSO DE PSICOLOGIA

MARCELLA QUADROS MORETTI


CAMILLE CLAUDEL: A ARTE COMO EXPRESSÃO DO INCONSCIENTE

SANTOS

2008

MARCELLA QUADROS MORETTI

CAMILLE CLAUDEL: A ARTE COMO EXPRESSÃO DO INCONSCIENTE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Católica de Santos como exigência parcial para a obtenção do título de Psicólogo.
Orientador: Professor Doutor Helio Alves.


SANTOS

2008

MARCELLA QUADROS MORETTI

CAMILLE CLAUDEL: A ARTE COMO EXPRESSÃO DO INCONSCIENTE

Banca Examinadora

Professor Dr. Helio Alves (Orientador)

___________________________________________________________________Professora Ms. Iara Cândida Chalela Genovese (Examinadora)

Professora responsável pela coordenação do TCC – Psicologia

Doutora Daisy Inocência Margarida Lemos.

SANTOS

2008

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por ter me abençoado com a realização deste sonho tão precioso de ser Psicóloga e por ter iluminado a minha mente e sensibilidade para a realização do presente trabalho.

Ao meus grandes e eternos amores: meu pai Túlio e à minha avó Helena (in memorium), por todos os valores que, em vida, ensinaram para mim, como o valor do amor, da abnegação, do respeito e da dedicação ao próximo. Este trabalho eu dedico a vocês, que com certeza estão no plano astral comemorando a realização deste sonho tão importante para nós.

À minha mãe Rosa, meu porto-seguro e heroína. Absolutamente tudo que tenho e sou de melhor, devo a você que é meu maior motivo de orgulho, admiração, inspiração e amor. Obrigada por ser meu maior exemplo de vida, força, determinação e coragem.

À minha irmã Juliana, a pessoa de melhor índole que conheço. Com você aprendo diariamente o significado da generosidade, da amizade, do desprendimento e do amor incondicional. Com a alegria e espontaneidade de uma criança, nos ensina a verdadeira arte de viver com sabedoria. Agradeço à Deus por ter abençoado nossa família com uma alma tão evoluída como a sua. Você é um presente valioso para todos nós.

Ao meu namorado Bruno, minha alma gêmea, por todo carinho, amor e companheirismo. Obrigada por fazer de cada segundo um momento de sublime

felicidade e por ser a razão de minha inspiração diária. Nosso amor me enobrece como ser humano e me traz força para lutar pelos nossos sonhos.

Ao meu orientador e mestre Doutor Helio Alves, por ser minha melhor referência de profissional. Obrigada pelo carinho, paciência, ensinamentos e dedicação ao longo destes últimos cinco anos. Devo grande parte do que aprendi a você, pois acredito que existe uma diferença entre professores e mestres. Penso que muitos podem ser professores, reprodutores do conhecimento. Mas poucos são mestres, aqueles que já adquiriram experiência e possuem sensibilidade para

simplificar o complexo, sem precisar ostentar a insegura postura do detentor do saber. O mestre não é apenas inteligente, é sábio.

A inteligência sem sabedoria torna-se apenas um acervo bibliográfico sem acesso.

Por isto Helio, não o considero meu professor, mas sim, meu mestre.

Este mesmo título atribuo à minha examinadora e mestre Iara Chalela. Jamais esquecerei do apoio que você me deu ao longo destes cinco anos e por sempre ter acreditado em meu potencial. Obrigada por ser uma maravilhosa referência de profissional e ser humano para mim. Tenho profunda admiração pela pessoa carismática, alegre, maternal e sensível que você é.

À mestre Edna Alves, minha doce supervisora de Psicologia Clínica. Obrigada por ter me ensinado a ouvir o não dito. Sinto imensa admiração pela pessoa iluminada que você é e serei eternamente grata pelo carinho, dedicação e confiança que depositou em mim. Você sempre será, para mim, um exemplo de profissional, devido sua sensibilidade e ética.

À todos que fazem da arte sua própria vida e principalmente àqueles que fazem da vida uma verdadeira obra de arte.



À vocês, todo meu amor e devoção.

DEDICATÓRIA

Ao meu pai Túlio e à minha avó Helena por terem me ensinado a bela e nobre arte de amar incondicionalmente. (In memorium)






Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   25


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal