Curso de Formação Livre para Educadores Sociais



Baixar 30,46 Kb.
Encontro11.06.2018
Tamanho30,46 Kb.

Curso de Formação Livre para Educadores Sociais

Psicologia do desenvolvimento aplicado à Pedagogia Social



Projex Fora da Sala de Aula – UERJ/FFP





Amig@s Educadores Sociais.
Tenho que contar algo: estamos na última semana de atividades...

Parece mentira, mas estamos chegando ao final de nossos encontros.

Ainda temos muito a discutir, porém acreditamos que conseguimos deixar pistas para que vocês continuem a buscar esses conhecimento por conta própria. Na verdade indicamos caminhos. E esperamos que vocês tenham sede de conhecimento para continuar os estudos da melhor maneira possível.

Se vocês receberam o intuito da nossa formação continuada não apresentamos respostas prontas, porque não as temos. Mas, podemos sempre formular perguntas. Na situação que se encontra a educação em nosso país, pessoas que sabem fazer as perguntas corretas e coerentes mostram um grande avanço e sinal de maturidade emocional, intelectual e psíquica. Necessitamos dessas pessoas. Queremos que vocês sejam essas pessoas.


Então, vamos às atividades que nos competem essa semana?


  1. Leiam o texto sobre a Pedagogia da Convivência. Ela é uma das formas de exercitar a pedagogia social de forma concreta. Organizada pelo educador social espanhol Xésus Jares, essa pedagogia propõe ferramentas para que os educadores possam construir suas práticas em busca de uma cultura da paz. Muito interessante para nós que queremos organizar uma relação estrita entre a psicologia do desenvolvimento e a pedagogia social. Vamos tentar?

  2. Vejam o vídeo de Rubem Alves. Educador por excelência, o autor é um provocador de ideias e de novas possibilidades no campo da educação. Espero que ele possa nos tirar do local comum do ensino-aprendizagem para que pensemos fora do estabelecido pelo sistema formal de ensino que estamos habituados a enxergar a educação brasileira.

  3. Respondam as perguntas propostas. De maneira especial, pensem em suas práticas cotidianas e como a pedagogia da convivência poderia ajudar a ter novas relações de ensino-aprendizagem em seu campo de atuação. Busque fundamentar sempre as suas ideias com a citação dos autores lidos nesse curso. Isso é um exercício muito bom para todos nós.

  4. Vá para o whatsapp e escute o professor com a sua questão da semana. A participação no whatsapp é muito viva! Momento em que podemos nos ouvir. Nessa tarefa, se possível, ao invés de escrever falem. Seria tão bom ouvirmos as vozes uns dos outros.... Porém, sintam-se a vontade. Quem quiser escrever poderá fazê-lo.

  5. Finalmente, façam o formulário Google Drive. Esse é o último formulário. Ele trará tanto a reflexão da semana como também uma avaliação do curso. Ele é um pouco mais extenso por causa disso. Por favor, respondam com toda a sinceridade. Os próximos cursos dependerão muito dessas avaliações.

Enfim, é isso. Sinto um grande pesar no coração. Tenho lido todas as respostas e intervindo somente quando necessário. Vocês são um grupo muito bom e empenhado nas tarefas. Tivemos muita sorte na seleção dos sujeitos que participaram dessa formação.

Esperamos encontrá-los em outros cursos oferecidos no segundo semestre. E que vocês indiquem esse projeto de formação continuada a outros profissionais da educação. Nós aprendemos muito com todos vocês e suas experiências.

Obrigado pela confiança. Obrigado pela presença pedagógica.



Forte abraço a todos e até a próxima oportunidade.
Coordenação Projex Fora da Sala de Aula – UERJ/FFP






Compartilhe com seus amigos:


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal