CríTÉrios básicos de avaliaçÃO



Baixar 1.82 Mb.
Página1/11
Encontro02.06.2019
Tamanho1.82 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11

TÍTULO:















































































CRÍTÉRIOS BÁSICOS DE AVALIAÇÃO:

  • fidelidade ao tema

  • relevância das informações apresentadas

  • coerência, coesão e clareza na exposição das ideias

  • atendimento às normas da língua padrão

  • atenção ao limite de linhas (de 20 a 25).

PORTUGUÊS/LITERATURA



Texto 1
Geração smartphone
(1) Não é difícil se deparar com uma roda de jovens que, apesar de juntos, estão silenciosos, cada um conectado ao seu aparelho de telefone celular. Jovens desconectados uns dos outros, imersos em um universo virtualmente solitário e personalizado, desde que Steve Jobs criou e lançou um aparelho que revolucionaria a forma de armazenar e compartilhar informação.

(2) Fato é que a solidão, o isolamento e a desconectividade com o mundo real estão prejudicando muitos jovens mundo afora. Aqueles nascidos após 1995 e que cresceram na era dos smartphones estão menos preparados para a vida adulta. A constatação é de uma pesquisa americana que, por sua vez, se baseou em dados de 11 milhões de jovens americanos. É uma realidade bastante parecida com a de outras nações visto que, em um mundo globalizado (e interligado pela tecnologia), os grupos parecem ser iguais.

(3) O estudo virou o livro Por que as crianças superconectadas estão crescendo menos rebeldes, mais tolerantes, menos felizes — e completamente despreparadas para a vida adulta, em tradução livre, e reafirma que os jovens de hoje são menos propensos a dirigir, trabalhar, fazer sexo e sair pra se divertir. Ao passar, em média, seis horas por dia conectada, essa geração se desconecta do mundo, mergulha em um universo próprio que, na maioria das vezes, está muito distante do real.

(4) Isso significa o surgimento de jovens adultos com menos experiências, mais dependentes e com mais dificuldades em tomar decisões, já que não foram apresentados aos desafios palpáveis com os quais todas as pessoas precisam lidar para adquirir maturidade e independência. Crescer dói, como dizem. Mas crescer superprotegido, atrás da tela de um smartphone, pode ser ainda mais doloroso quando se é colocado em contato com o que a vida tem a apresentar: frustrações, decepções, dificuldades.

(5) De acordo com a pesquisa, os jovens de 18 anos de hoje agem como os de 15 anos em gerações anteriores, isto é, têm o amadurecimento atrasado, o que pode ter efeitos devastadores na vida adulta. Somam-se a isso o isolamento, a falta de convívio com os amigos e a carência de desenvolvimento das habilidades sociais. Quanto mais tempo os jovens passam na frente do computador maiores podem ser os níveis de imaturidade que os tornam alvos fáceis de jogos perigosos, como o da Baleia Azul e tantos outros. A falta de convivência se reflete na falta de malícia para lidar com os perigos da vida. E dá-lhe depressão, solidão, ansiedade e insegurança. Preferem não correr riscos e se fixam em coisas nas quais se sentem seguros, adiando prazeres e responsabilidades.

(6) As conclusões servem de sinal de alerta para pais, educadores e professores. Transformar essa realidade, no entanto, requer mudanças profundas na sociedade como um todo. É preciso resgatar esses jovens atraindo-os para o mundo real com todos os seus altos e baixos, heróis e vilões, o que há de bom e ruim.

(7) Embora as conclusões da pesquisa sejam um sinal de alerta, há pontos positivos que precisam ser mencionados. A geração smartphone tem se mostrado mais tolerante com pessoas diferentes e mais ativas na defesa dos direitos LGBT e da população em geral. Além disso, acredita que as pessoas devem ser o que são.
Disponível em: http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/60/og/1/materia/519636/t/geracao-smartphone. Acesso em: 22 out. 2017. Adaptado.



  1. O tema global do Texto 1 está corretamente sintetizado em:

          1. A geração smartphone tem qualidades que hoje são muito valorizadas socialmente, como maior tolerância com os diferentes.

          2. Steve Jobs criou o smartphone e com isso revolucionou as formas de armazenar e compartilhar informações entre as pessoas.

          3. Os pesquisadores acreditam que o excesso de uso de aparelhos eletrônicos é comum na vida de jovens de vários países.

          4. O atual e crescente isolamento dos jovens no mundo virtual tem trazido muitos prejuízos a esses jovens.

          5. O isolamento social por longos períodos tem a vantagem de desenvolver, nos jovens, habilidades tecnológicas que são bem valorizadas no mercado de trabalho.




  1. Nos textos, as informações costumam obedecer a uma ordem hierárquica, em que ideias mais amplas servem de ponto de partida para ideias secundárias. Observe as relações hierárquicas entre dois trechos do 2º parágrafo, particularmente, no que se refere aos pontos destacados.

i. “a solidão, o isolamento e a desconectividade com o mundo real estão prejudicando muitos jovens”.
ii. “Aqueles nascidos após 1995 e que cresceram na era dos smartphones estão menos preparados para a vida adulta”.
Assinale os tópicos que dão sequência ao ponto destacado em ii.


    1. “A constatação (...) se baseou em dados de 11 milhões de jovens americanos.” (2º parágrafo)

    2. “É uma realidade bastante parecida com a de outras nações visto que, em um mundo globalizado (e interligado pela tecnologia), os grupos parecem ser iguais.” (2º parágrafo)

    3. “O estudo (...) reafirma que os jovens de hoje são menos propensos a dirigir, trabalhar, fazer sexo e sair pra se divertir.”. (3º parágrafo)

    4. “Isso significa o surgimento de jovens adultos com menos experiências, mais dependentes e com mais dificuldades em tomar decisões” (4º parágrafo)

Constituem tópicos que dão sequência à ideia destacada no enunciado ii, apenas,



          1. 1 e 2.

          2. 1 e 3.

          3. 1 e 4.

          4. 2 e 3.

          5. 3 e 4.

  1.  O jornalista opta por empregar uma linguagem mais próxima do seu leitor, influenciada pela oralidade, no trecho:

          1. “Não é difícil se deparar com uma roda de jovens que, apesar de juntos, estão silenciosos”. (1° parágrafo)

          2. “Fato é que a solidão, o isolamento e a desconectividade com o mundo real estão prejudicando muitos jovens”. (2º parágrafo)

          3. “Ao passar, em média, seis horas por dia conectada, essa geração se desconecta do mundo, mergulha em um universo próprio”. (3º parágrafo)

          4. “Mas crescer superprotegido (...) pode ser ainda mais doloroso quando se é colocado em contato com o que a vida tem a apresentar”. (4º parágrafo)

          5. “E dá-lhe depressão, solidão, ansiedade e insegurança.”. (5º parágrafo)

  2. Considere as seguintes ideias retiradas do 1º parágrafo do Texto 1: “Jovens juntos. Jovens silenciosos. Jovens conectados a seus celulares. Jovens desconectados uns dos outros.”. Assinale a alternativa que reúne as ideias em um enunciado coerente com os sentidos do texto, bem articulado e corretamente pontuado.

          1. Jovens juntos ou silenciosos, desconectados de seus celulares ou desconectados uns dos outros.

          2. Jovens juntos, mas silenciosos; conectados a seus celulares, mas desconectados uns dos outros.

          3. Jovens tão juntos quanto silenciosos, ora conectados a seus celulares ora desconectados uns dos outros.

          4. Jovens juntos, mas também silenciosos; conectados a seus celulares, desde que desconectados uns dos outros.

          5. Jovens juntos, se bem que silenciosos; conectados a seus celulares, uma vez que, desconectados uns dos outros.

  3. Quanto à significação contextual de palavras e expressões presentes no Texto 1, analise as proposições a seguir.

    1. Em: “Não é difícil se deparar com uma roda de jovens que, apesar de juntos, estão silenciosos, cada um conectado ao seu aparelho de telefone celular.” (1º parágrafo), a substituição do segmento sublinhado por “exceto se juntos”, não alteraria os sentidos pretendidos.

    2. Com a palavra destacada em: “Fato é que a solidão, o isolamento e a desconectividade com o mundo real estão prejudicando muitos jovens mundo afora.” (2º parágrafo), o autor pretendeu dizer que “Certo é que a solidão (...)”.

    3. No trecho: “os jovens de hoje são menos propensos a dirigir, trabalhar, fazer sexo e sair pra se divertir.” (3º parágrafo), a palavra destacada significa “inclinados”.

    4. Em: “os jovens de 18 anos de hoje (...) têm o amadurecimento atrasado, o que pode ter efeitos devastadores na vida adulta” (5º parágrafo), a palavra destacada assume o mesmo significado de “mortais”.

Estão corretas, apenas:



          1. 1, 2 e 3.

          2. 1 e 4.

          3. 2 e 3.

          4. 2, 3 e 4.

          5. 3 e 4.






  1. Acerca de certos processos de formação de palavras e sua repercussão nos sentidos do texto, assinale a alternativa correta.

          1. Comparando as palavras sublinhadas em: “conectado ao seu aparelho de telefone” e “desconectados uns dos outros” (1º parágrafo), constata-se que o prefixo “des-” reforça o sentido de oposição pretendido no texto.

          2. Em “imersos em um universo” (1º parágrafo), o prefixo “i-” destaca o sentido de negação, carência, pretendido com o uso do termo sublinhado.

          3. O prefixo “super-”, nos segmentos “crianças superconectadas” (3º parágrafo) e “crescer superprotegido” (4º parágrafo), atribui aos termos aos quais é adicionado o sentido de incompletude, de falta.

          4. O segmento: “jovens adultos com menos experiências” (4º parágrafo) poderia ser proposto nos termos: “jovens adultos inexperientes”, sem alteração do significado original.

          5. O trecho: “jovens adultos mais dependentes e com mais dificuldades em tomar decisões” (4º parágrafo) mantém seus sentidos sem alterações em: “jovens adultos independentes e indecisos”.

  2. Sobre alguns dos processos sintáticos do Texto 1, a saber, elementos relacionadores, regência verbal e relações semânticas de conexão, analise as proposições a seguir.

    1. Em: “Isso significa o surgimento de jovens adultos com menos experiências, mais dependentes e com mais dificuldades em tomar decisões” (4º parágrafo), o pronome destacado retoma o período anterior (“Ao passar, em média, seis horas por dia conectada, essa geração se desconecta do mundo (...)”, dando seguimento e continuidade ao tema.

    2. O processo de regência verbal está empregado corretamente no seguinte trecho do 4º parágrafo, cujas alterações estão sublinhadas: “[Jovens adultos que] não foram apresentados aos desafios palpáveis em que todas as pessoas precisam aceitar para adquirir maturidade e independência.”.

    3. Em: “os jovens de 18 anos de hoje (...) têm o amadurecimento atrasado, o que pode ter efeitos devastadores na vida adulta.” (5º parágrafo), o leitor deve entender que “o que pode ter efeitos devastadores na vida adulta” é “o amadurecimento atrasado dos jovens de 18 anos de hoje”.

    4. Os segmentos sublinhados no trecho: “Quanto mais tempo os jovens passam na frente do computador maiores podem ser os níveis de imaturidade que os tornam alvos fáceis de jogos perigosos” (5º parágrafo) evidenciam, no enunciado, uma relação lógico-semântica de proporção.

Estão corretas:



          1. 1 e 2, apenas.

          2. 1, 2 e 3, apenas.

          3. 1, 3 e 4, apenas.

          4. 2, 3 e 4, apenas.

          5. 1, 2, 3 e 4.





Baixar 1.82 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa