Crianças superdotadas



Baixar 171,8 Kb.
Página1/4
Encontro21.04.2018
Tamanho171,8 Kb.
  1   2   3   4

CRIANÇAS SUPERDOTADAS

- MITOS -


Vitória, ES

1998
ABAHSD




  • fundada em 19/11/1991.

  • entidade da sociedade civil.

  • sem fins lucrativos.

  • congrega pessoas interessadas em questões de inteligências, criatividade e superdotação.

  • tem como objetivos fundamentais:

  • sensibilizar para a importância de se criar condições favoráveis ao desenvolvimento e aproveitamento do talento, da inteligência e da criatividade;

  • contribuir para a formação e aperfeiçoamento de recursos humanos destinados à pesquisa, à identificação e ao atendimento de superdotados.


Apresentação
A Associação Brasileira para Altas Habilidades / Superdotados (ABAHSD) sempre se preocupou com a falta de compreensão e o excesso de negligência que a sociedade reserva aos portadores de altas habilidades. Muitos são os mitos que foram criados a seu respeito e poucas são as propostas concretas para favorecer o seu desenvolvimento.
A professora Dora Cortat Simonetti, Mestre em Educação, com tese na área de Educação para Alunos Talentosos em Ciências, elaborou a presente publicação, com o objetivo primordial de desmitificar os paradigmas que se criaram em torno do portador de altas habilidades.
A ABAHSD espera que, com estas informações esteja colaborando com pais, professores e comunidade em geral, para que se passe a ver o superdotado, como um indivíduo que necessita de tanto estímulo e orientação, quando qualquer outro cidadão.
Nenhum país pode se dar ao luxo de ignorar os talentos que neles existem.
ABAHSD

A DIRETORIA



MODELO TRIÁTICO DA SUPERDOTAÇÃO



Destaca um conjunto de três traços marcantes, individuais. Posteriormente, neste modelo foram incluídos três marcos sociais: a família, a escola e os companheiros.


Esta é a concepção proposta por Renzulli (1978, 1984, 1994), a partir de estudos com pessoas criativas e produtivas. Os superdotados, segundo ele, seriam aqueles que estivessem na intersecção dos três círculos. Os que apresentam componentes de dois círculos seriam muito inteligentes e, se de apenas um, seriam talentosos. Ex.: uma habilidade acima da média, como talento matemático. Os gênios não são tratados nesta concepção. Altamente criativos são capazes de romper modelos.


Atribuir-se a Guy H. Wipple a criação do termo superdotado, como uma denominação das crianças com uma capacidade superior a normal (Enciclopédia de Educação Monroe, 1920)
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) utiliza este termo.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal