CorreçÃo da ficha de trabalho de grupo 6 – o cérebro a espinal-medula é um centro coordenador e condutor



Baixar 15,74 Kb.
Página1/4
Encontro30.03.2018
Tamanho15,74 Kb.
  1   2   3   4

CORREÇÃO DA FICHA DE TRABALHO DE GRUPO 6 – O Cérebro

1. A espinal-medula é um centro coordenador e condutor da actividade reflexa e das mensagens de e para o cérebro. Enquanto centro coordenador, a espinal-medula é responsável por um conjunto de respostas imediatas (não voluntárias) do organismo contra ameaças provenientes do meio ambiente. O acto reflexo, o reflexo rotuliano, é disso um exemplo. Quando uma pessoa sofre uma queimadura, ou um corte, a resposta imediata é reflexa, retirar a mão bruscamente, ocorrendo antes de qualquer decisão cerebral. Enquanto centro condutor, os impulsos nervosos são transmitidos do cérebro para a espinal-medula e vice-versa, interferindo em actos voluntários e no funcionamento de músculos e glândulas.
2. Se uma pessoa sofrer uma lesão na parte inferior da espinal-medula perde controlo muscular da generalidade dos órgãos situados abaixo da cintura (é o caso da pessoa paraplégica). Se uma pessoa sofrer uma lesão na parte superior da espinal-medula os efeitos são mais graves, perdendo controlo muscular de todos os membros do corpo à excepção da cabeça (este é o caso das pessoas tetraplégicas).
3. Embora exista uma coordenação na execução de funções complexas, os hemisférios cerebrais podem distinguir-se pelo carácter específico de certas funções. Assim, o hemisfério esquerdo é especializado em simbologia e lógica, ocupa-se do pensamento mais analítico ou abstracto, é linear (constrói raciocínios e inferências segundo uma ordem de sequência) e é responsável pela organização do discurso escrito e falado (linguagem). O hemisfério esquerdo constrói frases e resolve equações, problemas matemáticos – faculta ao homem a ciência e a tecnologia.

Por outro lado, o hemisfério direito é responsável pela organização das percepções espaciais, o seu pensamento é mais sintético (associação de ideias) e holístico (é intuitivo, tende a descobrir as relações de um modo imediato), é imagístico (rege-se por imagens). É responsável pela imaginação e pela arte. O hemisfério esquerdo é mais lógico e abstracto, o hemisfério direito é mais concreto, estético e sincrético. O facto de se identificar as funções cerebrais mais elevadas no hemisfério esquerdo levou os especialistas a formar uma ideia de dominância cerebral. Esta ideia está actualmente colocada de parte e a visão dos dois hemisférios cerebrais enquadra-se numa perspectiva holística e de complementaridade.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal