Comportamento social interpessoal



Baixar 42,01 Kb.
Página1/3
Encontro20.09.2018
Tamanho42,01 Kb.
  1   2   3







Comportamento social interpessoal
Considerando o contínuo indivíduo-coletividade em que se manifestam os comportamentos sociais, não fica difícil depreender que o estudo dos comportamentos sociais interpessoais se localize mais próximo ao plano do indivíduo. De fato, trata-se de uma série de padrões de comportamentos que se caracterizam pela presença de dois indivíduos que se relacionam, na maior parte das vezes, através de um tipo de interação que pode ser caracterizada como diádica ou face a face.

Claro que estes comportamentos se manifestam em situações muito distintas. Decorre daí a necessidade de se distinguir as condições em que se manifestam os vários padrões de comportamento interpessoais. A literatura especializada indica uma série de temas estudados pelos psicólogos sociais dedicados ao estudo dos comportamentos interpessoais, como por exemplo, a percepção social, a atração interpessoal, o comportamento altruísta e o agressivo, o poder social e a proxêmica.

Indicaremos a seguir algumas informações básicas a respeito destes processos interpessoais, sem contudo deixar de voltar a chamar a atenção que independente das suas diferenças, estes padrões de comportamento se manifestam nas relações face a face.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal