Como Helder Câmara realizou o Pacto das Catacumbas em Recife. Eduardo Hoornaert



Baixar 55,88 Kb.
Página1/6
Encontro19.03.2018
Tamanho55,88 Kb.
  1   2   3   4   5   6

Como Helder Câmara realizou o Pacto das Catacumbas em Recife.
Eduardo Hoornaert.
Bem no início do Livro Êxodo se encontram as seguintes palavras:  
o mensageiro de Ihwh se fez ver (ao pastor de ovelhas de nome Moisés) numa chama de fogo no meio do mato (matagal, sarça, espinhal) (v. 2-3).
Deus o chama do meio do fogo: Moisés,Moisés.

E Moisés: Estou aqui.

Deus diz: Não se aproxime. Tire as sandálias de seus pés, pois esta terra é terra sagrada. Eu sou Deus de seu pai, Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó.
Ihwh diz: sim, eu vejo bem a opressão de meu povo no Egito, eu escuto seus gritos sob os guardas, sim, eu conheço seus sofrimentos. Agora, o grito dos filhos de Israel chegou a mim, eu vi a opressão causada pelos egípcios.

Agora vai, eu o envio ao Faraó. Faça sair meu povo, os filhos de Israel, do país do Egito (vv. 5-10).
 Aqui, nas Fronteiras, o mesmo Deus de Abraão, Isaac, Jacó e Moisés chamou Helder Câmara pelo nome.

‘Helder, Helder’.

‘Estou aqui’.
‘Tire as sandálias, pois Fronteiras é terreno sagrado.  Eu vejo bem a opressão de meu povo no Nordeste, eu escuto seus gritos sob as autoridades, sim, eu conheço seus sofrimentos. Agora, o grito dos filhos do Nordeste chegou a mim, eu vi a opressão causada pela máxima autoridade do país’.
Até hoje, essas palavras ressoam pela Igreja das Fronteiras, que é território sagrado. Durante mais de trinta anos (entre 1968 e 1999) aqui viveu um homem que soube ouvir as palavras. A chama de Deus continua ardendo para quem tiver os olhos de Helder Câmara, os ouvidos de Helder Câmara, o coração de Helder Câmara.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal