Comentários sobre comportamentos motivacionais dos empreendedores nas perspectivas de mcclelland e pinchot III



Baixar 134,88 Kb.
Página1/7
Encontro13.05.2018
Tamanho134,88 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7

COMPORTAMENTOS MOTIVACIONAIS DOS EMPREENDEDORES NAS PERSPECTIVAS DE MCCLELLAND E PINCHOT III



MOTIVATIONAL BEHAVIORS OF ENTREPRENEURS ON PROSPECTS OF MCCLELLAND AND PINCHOT III

RESUMO

O presente artigo visa apresentar os aspectos motivacionais contidos na visão comportamentalista e que tange aos empreendedores de um modo geral, seja na perspectiva de McClelland ou na de Pinchot III.Uma outra consideração sobre o comportamento motivacional também foi abordada, como a atitude empreendedora, sendo aludido o pensamento de Krech, essa nuance da psicologia social das organizações. A metodologia usada teve como base a pesquisa bibliográfica a partir das fundamentações sobre as perspectivas dos autores que sustentam esse artigo, a partir da pesquisa de campo, com aplicação de questionário (Escala de Likert), sobre o comportamento empreendedor de micro e pequenos empresários de um distrito municipal no município de Escada-PE, no Brasil.


Palavras-chave: Empreendedorismo. Intra-empreendedorismo. Comportamento Empreendedor. Motivação.

ABSTRACT


This article aims to present on the motivational aspects contained in the behaviorist vision and respect for entrepreneurs in general, is the prospect of McClelland or in the Pinchot III. Another consideration on the motivational behavior was also discussed, as the entrepreneurial attitude, and said the thought of Krech this nuance of the social psychology of organizations. The methodology used was based on the bibliographic research from the grounds on the prospects of the authors argue that this article from the search field, applying the questionnaire (Likert Scale), the enterprise behavior of micro and small entrepreneurs, a district in the municipal council of Escada-PE, in Brazil.
Keywords: Entrepreneurship. Intrapreneuring. Behavior Entrepreneurship. Motivation.
INTRODUÇÃO

As considerações iniciais sobre o tema, permitem que diversos caminhos sejam trilhados, principalmente quando o assunto é focado no âmbito organizacional. Alguns autores se debruçaram sobre as mesas acadêmicas para decifrar as linhas que unem a pessoa que empreende e o seu comportamento ao empreendedorismo; como não se pode deixar de considerar, daqueles que estão na base operacional ou na de linha tática.

A primeira parte desse artigo traz uma abordagem sobre as teorias motivacionais; a explicação do termo motivo, além de apresentar as necessidades que o empreendedor deve ter para agir de forma calculada, mas sabendo dos riscos que podem correr. Também estão contidos os conhecimentos sobre o intra-empreendedorismo; seus conceitos, objetivos e características.

A segunda e última parte tem no seu conteúdo, uma síntese explicativa dos temas que incluem a atitude e o risco, sendo a primeira o motor de tudo. Comentários sobre o risco requerem uma explicação comportamental, pois o medo em arriscar pode frear a atitude.

Também teve uma metodologia a partir da pesquisa exploratória, da pesquisa de campo sobre a identificação do espírito empreendedor dos micro e pequenos empresários de um distrito do município de Escada-PE.


: raccopy
raccopy -> Evasão em Cursos a Distância: Fatores Influenciadores e Cronologia da Desistência
raccopy -> Valores humanos, ideologia ética e julgamento moral de dilemas éticos em negociaçÃo introdução
raccopy -> A geração de Afeto Negativo a partir da Atmosfera da Loja e sua Influência na Intenção de Retorno e Recomendação do Consumidor
raccopy -> Correlação (teórico-prática) entre Variáveis de Tipologias de Liderança e Componentes do Comprometimento Organizacional
raccopy -> Um Novo Desafio: Identificando Alguns Requisitos Trans-Culturais de Sistemas de Informação
raccopy -> Rotatividade e políticas de rh: a percepçÃo de jovens profissionais de consultoria empresarial
raccopy -> Metodos utilizados em estudos sobre redes
raccopy -> RelaçÕes entre satisfaçÃO, qualidade, aspectos psicológicos e aspectos tangíveis em restaurantes: um estudo de caso
raccopy -> Estrutura do Artigo
raccopy -> Importância de gerenciar o clima organizacional


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal