Colégio piracicabano



Baixar 38,35 Kb.
Página1/7
Encontro03.05.2018
Tamanho38,35 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7

COLÉGIO PIRACICABANO
Beatriz Martins

Julia Pacheco

Thainá Rambaldo

Harry Potter e a Ética

Piracicaba

2011

Beatriz Martins

Julia Pacheco

Thainá Rambaldo


Harry Potter e a Ética

Trabalho apresentado no Colégio Piracicabano como requisito da disciplina Introdução ao Trabalho Cientifico.



Orientador: Prof.° Taitson Leal dos Santos


Piracicaba

2011

Introdução
Harry Potter é uma saga de livros e filmes de altíssima rentabilidade, cuja fama se alastra por todo o mundo.
Tudo começou quando Joanne Kathleen Rowling, uma britânica, durante uma viagem de trem, imaginou histórias mágicas sobre um menino aparentemente normal. Esse seria Harry.
O menino morava com os tios desde que se lembrava. Eles lhe diziam que seus pais haviam morrido em um acidente de carro. Porém, com 11 anos, coisas estranhas passaram a acontecer a sua volta, como por exemplo corujas rondando a casa com cartas estranhas. No dia do seu aniversario, um gigante muito esquisito aparece em sua casa e lhe diz que na verdade é um bruxo, cujos pais foram mortos por um mago malévolo e cruel, chamado Voldemort. Esse bruxo também havia tentado matar Harry, porém por algum motivo misterioso, revelado somente ao fim da saga, o menino sobrevivera, e Voldemort foi aparentemente liquidado. Assim, Harry, a contragosto de seus tios não-bruxos (denominados trouxas na história), foi enviado a Hogwarts, a escola dos bruxos, e lá aprende magias, poções, etc. Nos sete livros, Harry vive situações inusitadas e perigosas, exposto ao constante perigo do retorno de Voldemort, o que realmente acontece no quarto livro da série.
Desde o lançamento de seu primeiro livro, em 1997, a saga já rendeu bilhões de dólares a sua autora, e logo após, aos atores e equipe da produção de seus filmes.
Ao enredo das histórias, é possível fazer a relação de diversos elementos que J. K. Rowling utiliza com elementos filosóficos, míticos, sociológicos, ideológicos, religiosos, etc. Ao realizarmos esse trabalho, buscamos nos aprofundar nos elementos filosóficos, mais especificamente nas teorias sobre ética.
Durante o desenvolvimento do trabalho, abordaremos o conceito de ética a partir de um texto de Platão intitulado “O Anel de Giges”. Tal alegoria ilustra de forma muito interessante a ética bem como a relação com um elemento mágico presente na história, a Capa de Invisibilidade.

O que é ética?
Ao referir-se a ética, é impossível pensar em somente uma definição. A ética vem sendo estudada há muito tempo, variando conforme o contexto histórico e os valores da época. Diversos filósofos e pensadores, desde aproximadamente 2500 anos atrás até os dias de hoje, criaram teorias par definir a ética. A principal base utilizada por eles foi a teoria escrita por Platão, no século V a.C. Portanto, essa será a teoria utilizada como base também para este trabalho.

: phpg -> inscricao -> enic -> documentos
documentos -> Título: a linguagem gráfica na criançA
documentos -> Atitudes e valores de alunos e professores da área de humanas relacionados à ciência, tecnologia e sociedade
documentos -> Análise dos pais separados de uma amostra de crianças de 1ª a 5ª SÉrie de escola estadual olívia bianco em piracicaba
documentos -> Michely bervely maranha da cunha
documentos -> Auto-mutilaçÃO: juventude e angústia
documentos -> Entidades de atençÃO À infância e adolescência: práticas educativas com crianças e adolescentes em situaçÃo de risco
documentos -> Análise social sobre preconceitos agregados aos grupos de minoria em empresas e locais públicos
documentos -> Bullying – esse fenômeno ocorre na escola em que estudo
documentos -> Serial killers: culpados ou vítimas
documentos -> Título: Lições de Cidadania e Direitos Humanos: “Bullying, Tô Fora


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7


©psicod.org 2017
enviar mensagem

    Página principal