Citrus reticulata



Baixar 133,91 Kb.
Página1/4
Encontro08.03.2018
Tamanho133,91 Kb.
  1   2   3   4


COMPARAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-HIPERALGÉSICA DE DIFERENTES AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIINFLAMATÓRIA TÓPICA PARA O EXTRATO BRUTO ETANÓLICO (EBE) DE UMA PLANTA DE INTERESSE COMERCIAL NO ESTADO DE SANTA CATARINA, A CITRUS RETICULATA.

Natalia Maciel1,2; Ana Caroline Heymanns2,3; Sabrina Lehmkuhl2,3; Drª Rachel Faverzani Magnago4; Dr. Eduardo Cargnin-Ferreira5; Drª Anna Paula Piovezan2,3 (orientadora)



RESUMO:

As plantas medicinais têm apresentado uma importante participação na saúde mundial como fonte de medicamentos para tratamento de diversas doenças sendo utilizada pela população com crescente demanda (ALEXANDRE, BAGATINE, SIMÕES; 2008). A importância é grande dessas fontes naturais, sendo que a população de muitos países que não tem acesso a medicina moderna para tratamento de suas enfermidades recorre a medicina tradicional, especialmente as plantas medicinais (WHO, 2002). O presente estudo investigou a atividade antiinflamatória tópica para o extrato bruto etanólico (EBE) produzido a partir das cacas de uma planta de interesse comercial no estado, a Citrus reticulata ou ponkan.



INTRODUÇÃO:

A planta Citrus reticulata, popularmente conhecida como ponkan, pertence à classe das plantas cítricas como a laranja, o limão e a tangerina e são amplamente consumidas pela população, principalmente como alimentos. No entanto, suas cascas são um subproduto atualmente sem emprego, sendo estas desperdiçadas apesar de serem ricas em flavonóides antiinflamatórios como a hesperidina, a naringenina (NG), a neohesperidina, a narirutina, a nobiletina (NOB), a sinensetina e a tangeretina (HUANG; HO, 2010). Um trabalho de mestrado realizado em nossa universidade demonstrou importante ação analgésica para o extrato bruto hidroalcoólico (EBHA) obtido das cascas desta planta, em modelos animais de inflamação (SCHNEIDER, 2014). Já em relação à uma possível atividade antiinflamatória tópica do mesmo, não foram encontrados registros significativo na literaura, embora um indicativo de que esta ação possa ser obtida venha de um artigo publicado recentemente no qual um extrato contendo uma planta do gênero (Citrus bergamia) contendo os flavonóides naringina e neohesperidina, entre outos, mostrou importante ação em ensaio para triagem da sua ação antiinflamatória e antioxidante sobre queratinócitos tratados com interferon-gamma (IFN-γ) e histamina (GRAZIANO et al., 2012). A pergunta de pesquisa do presente estudo é; "O EBHA obtido das cascas de Citrus reticulata apresenta atividade antiinflamatória tópica?".

1.Curso de Psicologia - UNISUL, Unidade Pedra Branca

2. Laboratório Neurociência Experimental (LANEX) –UNISUL, Unidade Pedra Branca

3. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS)-UNISUL

4. Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA)-UNISUL

5. Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Garopaba


: sistemas -> doc pro
doc pro -> O conceito psicanalítico de inconsciente na obra alice no país das maravilhas
doc pro -> AvaliaçÃo do comportamento relacionado a depressão em camundongos com distrofia muscular de duchenne
doc pro -> O sistema de cáricias presente na relaçÃo entre cuidador/idoso em uma instituiçÃo de abrigamento do sul de santa catarina
doc pro -> Relatório de projeto de pesquisa
doc pro -> Efeito da integraçÃo sensorial no atendimento de crianças com déficit de atençÃo e hiperatividade
doc pro -> Fatores associados à qualidade de vida em adultos com diabetes mellitus tipo 1
doc pro -> AvaliaçÃo do comportamento relacionado a depressão em camundongos com distrofia muscular de duchenne
doc pro -> Força de preensão em pacientes com fibromialgia
doc pro -> Síndrome alienaçÃo parental como instrumento legal para a não concessão da guarda aos filhos de genitor ou genitora alienante
doc pro -> O conceito psicanalítico de inconsciente na obra alice no país das maravilhas


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©psicod.org 2019
enviar mensagem

    Página principal