Centro de ensino experimental



Baixar 55.19 Kb.
Página1/14
Encontro21.09.2018
Tamanho55.19 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   14

Recife, 13 de fevereiro de 2007 Ano 6


Alunos do Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios recebem as boas-vindas

Por Higor Gonçalves
Foi dada, hoje (14) a tarde, na capela de Nossa Senhora de Fátima, as boas-vindas aos alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) do Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios. Os estudantes e pais foram recepcionados com uma apresentação musical do cantor Gilmar Araújo, ligado à Pastoral da Universidade Católica. Na ocasião, foram apresentados alguns projetos que serão destinados aos alunos.
O Pró-reitor Acadêmico da Católica, Junot Cornélio Matos, comentou sobre os futuros Centros do Complexo Educacional Nóbrega. A professora Arminda Saconi, coordenadora de Pesquisa da Católica, divulgou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) Junior, que este ano estará aberto, também, para os alunos do ensino fundamental – os do ensino médio já integram o programa desde 2005.
Depois da professora Arminda, foi a vez de Luiz Justino Silva, da Divisão de Ação Pastoral da Universidade Católica. Justino, que foi coordenador do ensino fundamental do antigo Colégio Nóbrega, será o coordenador do Movimento Fé e Alegria, que vai desenvolver projetos nas áreas de dança, teatro, capoeira e informática, no Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios.
“Achei bem interessante a idéia de dar boas-vindas aos alunos. Essa é uma maneira de todos se conhecerem melhor e se familiarizarem”, afirmou a dona-de-casa Ana Paula Ribeiro, mãe de um aluno da 5ª série. O estudante Caio Vinícius, da 8ª série, aprovou os projetos que foram divulgados. “É bom saber que vai haver projetos extra-curriculares para os alunos que se interessarem. Eu, por exemplo, quero fazer parte das oficinas de música”, disse.

Pró-reitor Administrativo compõe músicas para Geraldinho Lins


Quantas e quantas músicas você já cantou e não sabe quem a compôs? Um exemplo disso é a música Amor de Sertão (cantada por Geraldinho Lins) de autoria do Pró-reitor Administrativo da Universidade Católica de Pernambuco, Luciano Barros.
Luciano Barros já compôs mais de 80 músicas para o cantor Geraldinho Lins, como as canções Pelejas e Dona do meu bem querer. Para ele não existe uma técnica para conciliar essas atividades. “Às vezes, de repente, surge uma idéia e você escreve uma música. Já noutras ocasiões, penso numa temática e a partir dela componho essa canção”, acrescentou. Luciano ressalta que para escrever uma música não é necessário ter vivido aquela experiência, um exemplo disso é a música Amor de Sertão. “Ela é pura ficção, até porque nunca fui à Bahia”, explicou.
A parceria entre Luciano e Geraldinho, no entanto, não começou de agora. “Sou amigo de infância de Geraldo. Quando estávamos no colégio, há 16 anos, montamos uma banda de rock, chamada Estresse, que com o passar dos anos, recebeu o nome de Flor da Pele, tocando o estilo regional”, explica Luciano. Em 2000, a banda encerrou suas atividades, mas seus integrantes, ainda mantêm vínculo com a música, como por exemplo, Luciano que era produtor, agora é compositor.
As canções escritas por Luciano fazem tanto sucesso que até outras bandas locais as gravaram, como por exemplo, o hit Forró na Ladeira, que está sendo gravado pelo Território Nordestino e outras já foram interpretadas pelo grupo de pagode Excesso de Bagagem.
As atividades musicais de Luciano não param por aí. Ele, junto com Geraldinho e o médico e músico Reinaldo Marques, pretende criar uma produtora musical que entrará em funcionamento a partir de março.

Integrantes do Projeto Horizonte caem na folia


Por Rodolfo Bourbon
Uma multidão de pessoas saiu hoje (14) pelas ruas do bairro da Torre. Até aí, nada de tão diferente, já que estamos em época de Carnaval. Porém, o encontro chamou a atenção pelo fato da maioria dos animados foliões ser pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.
O bloco “Me Segura Se Não Eu Caio” é formado e organizado por diversas instituições de ajuda a deficientes físicos, mentais, visuais e auditivos. Este é o segundo ano de desfile da agremiação, que, segundo um dos membros da Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes (FCD), Edmílson Silva, promove a integração dos grupos. “Desejamos mostrar a sociedade que todos podem brincar e cair na folia”.
O Projeto Horizonte, que atende crianças e adolescentes portadores da síndrome de Down, na Universidade Católica, é coordenado pela professora do curso de Pedagogia Tânia Nery. “Os objetivos maiores são a busca pela inclusão social e a promoção da cidadania no grupo”, afirma a coordenadora. Os jovens, mesmos os mais tímidos, entraram no passo da dança, ao som do trio elétrico composto por uma orquestra de frevo.
A concentração do bloco foi na praça Professor Barreto Campelo onde, às 16h, seguiu pelas ruas Dom Manuel da Costa, José Bonifácio e Conde do Irajá (todas no bairro da Torre), fazendo, em seguida, o retorno ao ponto de partida. O “Me Segura Se Não Eu Caio”, que recebeu apoio da Prefeitura do Recife e do grupo Schincariol, atraiu a atenção das pessoas que passavam a pé ou de carro no momento e moradores locais, que foram para frente das casas prestigiar o evento.
No final, a alegria ficou estampada no rosto de crianças, jovens, adultos e idosos portadores de deficiência, como o encarregado em portar a bandeira do Bloco, José Luís Batista. “Fico muito satisfeito com esta responsabilidade. Está tudo muito bom e melhor, seria impossível”.



Baixar 55.19 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   14




©psicod.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Universidade federal
Prefeitura municipal
santa catarina
processo seletivo
concurso público
conselho nacional
reunião ordinária
prefeitura municipal
universidade federal
ensino superior
ensino fundamental
Processo seletivo
ensino médio
Conselho nacional
minas gerais
terapia intensiva
oficial prefeitura
Curriculum vitae
Boletim oficial
seletivo simplificado
Concurso público
Universidade estadual
educaçÃo infantil
saúde mental
direitos humanos
Centro universitário
Poder judiciário
educaçÃo física
saúde conselho
santa maria
assistência social
Excelentíssimo senhor
Atividade estruturada
Conselho regional
ensino aprendizagem
ciências humanas
secretaria municipal
outras providências
políticas públicas
catarina prefeitura
recursos humanos
Conselho municipal
Dispõe sobre
ResoluçÃo consepe
Colégio estadual
psicologia programa
consentimento livre
ministério público
público federal
extensão universitária
língua portuguesa